Recebendo e vivendo a Visão de Deus

Habacuque 2:1-4

Habacuque era um homem de Deus, um profeta, que vivia em Israel, em um tempo de muita violência, morte e injustiça. Ele por conhecer a Deus, sabia que era bom e desejava ver a vontade de Deus estabelecida, mas somente encontrava impiedade e sofrimento.

Ele sabia que o que estava acontecendo, era fruto da distância do povo para com Deus, mas ver os perversos prevalecendo, e por ver e conviver com tanto sofrimento, clamava pela intervenção de Deus.

Quem já não pensou ou se sentiu como Habacuque? Não entende o porquê de muitas mortes, violência, destruição, resultando em tanto sofrimento, e se pergunta: Se Deus é o criador do universo, se Ele ama a humanidade, por que permite tudo isso?

Habacuque, porém, diante de sua indignação, decidiu fazer algo: ir para a presença de Deus, orar de madrugada e esperar uma resposta, diante de sua queixaEssa é uma arma poderosa que muitas vezes não utilizamos. A oração. Em Prov. 8:17 diz: “Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham”.

Não existe nenhuma situação que podemos estar vivendo, ou vendo acontecer, por pior que pareça, ou que pareça sem solução, que quando buscamos ao Senhor não encontremos resposta. Basta somente sermos sensíveis e estarmos atentos para ouvi-Lo. Sabemos que todo sofrimento na terra é por causa dos peados dos governantes e da sociedade que atraem o mal pelos atos pecaminosos, invocações malignas, ocultismo, maldades etc.

Deus enviou profetas e através destes a Sua Palavra com seus preceitos, suas leis e criou o sacerdócio, os sacrifícios pelo pecado e a 2022 anos atrás enviou Jesus Cristo para nos resgatar de nossos pecados, Jesus se tornou o Cordeiro para o sacrifício e foi sacrificado em nosso lugar para que ficássemos livres para salvação. Deus revelou a Sua Visão através de Jesus e ela alcança todas as áreas da nossa vida!

Habacuque encontrou a resposta para sua indignação no capítulo 2 e versículo 2: “O Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas para que a possa ler até quem passa correndo. Porque a visão ainda está se cumprindo no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o porque certamente virá, não tardará.”

Visão é uma foto antecipada do nosso futuro em Deus. Quando temos visão pautado na nossa fé em Deus e sua Palavra, esta visão puxa o futuro que Ele projetou para o presente. Deus usou um painel gigante para ampliar a visão de Abraão em relação ao que Ele estaria fazendo no futuro. Gn 15.5 relata: “Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência”.

A visão de Deus para nós é um gestador de sonhos. Jacó entendeu isso. Ele fez um painel natural para as ovelhas verem sempre que bebessem água. Em Genesis 30:38,39 diz: “E pôs estas varas, que tinha descascado, em frente aos rebanhos, nos canos e nos bebedouros de água, onde os rebanhos vinham beber, para que concebessem quando vinham beber. E concebiam os rebanhos diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas”.

Esse texto revela que você gera o que vê. Sendo assim, quando lemos a Palavra de Deus diariamente em oração, quando estamos integrados na célula, discipulado e cultos, nossa mente vai mudando, nossa fé vai crescendo e começamos a ver com os olhos da mente e do coração, as promessas de Deus se materializando. Aquilo que você vê através das promessas de Deus geram milagres na sua vida e ao seu redor! Quando vemos uma promessa, é porque cremos, se cremos falamos e se falamos, possuímos!

Que resposta Deus deu? Escreve a Visão! A palavra visão na Bíblia quer dizer, sonho ou revelação. Aqui cabe uma pergunta: Qual é a visão que você tem de sua vida, da sua Família e da sua igreja? Aonde você quer chegar? Quais são suas metas, seus objetivos?

Temos que escrever tudo o que sonhamos e desejamos conquistar, de forma que possamos ler e declarar diariamente, dessa forma continuaremos firmes nesse propósito, pois aquilo que declaramos, será estabelecido. Certamente a visão virá, não tardará!

Foi isso que Deus fez por nós. Ele escreveu a visão de Sua vontade para cada indivíduo, para a sua igreja e a humanidade. Ele estabeleceu Sua palavra como um decreto: A Bíblia. Tudo o que contém nela está estabelecido e será cumprido no Seu tempo.

Mas qual é a visão de Deus para nós? Ele nos vê através de Jesus e juntamente conosco, muitas outras pessoas que ainda não se converteram, se relacionando com Ele. Ele vê cada um de seus filhos sendo discípulos de Cristo através da Sua Igreja. Ele vê um povo forte e ativo fazendo proezas na terra, Ele vê um povo zeloso e de boas obras se movendo e expandindo o Seu Reino de amor, Ele vê uma igreja forte, santa, ungida, influenciando e mudando o mundo para melhor. Ele vê seus filhos através de Jesus, morando com Ele no Céu eternamente!

Através da morte e ressurreição de Jesus Deus estabeleceu a salvação, o perdão e a libertação e nos deu a possibilidade de sermos cheios do Seu Espírito, para que nós pudéssemos continuar escrevendo a VISÃO que Ele revelou através de Jesus. Isso só será possível crendo e recebendo a Jesus com Salvador.

Somente apresentando Jesus as pessoas que conhecemos, convidando-as para virem as células e nos cultos, ensinando os princípios bíblicos e fazendo delas discípulos, é que conseguiremos transformar indivíduos, famílias, e como consequência toda a sociedade, como está escrito em Habacuque 2:14 “Pois a terra se encherá do conhecimento da glória de Deus, como as águas cobrem o mar”

Hoje Deus quer ver seus sonhos se estabelecendo, e quer te usar para alcançar a muitos e continuar escrevendo a Visão! Essa é a resposta de Deus para nós hoje! Em Salmos 112 diz que na casa dos filhos de Deus, àqueles que amam a Sua Palavra, há prosperidade, paz e riqueza, receba hoje esta visão!

Deus abençoe a todos, poderosamente, nessa conquista!