Práticas e atitudes fundamentadas no amor

João 4:7-21

Em Cristo nascemos de novo e nos tornamos participantes da natureza divina, cuja essência é o amor, este amor de Cristo derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, precisa fluir de forma incondicional na direção para meus irmãos e pessoas ao nosso redor. Devemos amar como Deus nos ama. O amor evidencia a presença de Deus em nossa vida.  Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus está em nós e esse amor nos aperfeiçoará.

 O amor fundamenta e nos ajuda a praticar as atitudes cristãs, vejamos algumas:

1. Aceitação. Devemos abrir o nosso coração para nele abrigar cada discípulo membro do Corpo de Cristo integrado, sem preconceitos ou qualquer forma de discriminação, sem jamais fazer acepção de pessoas e aqui está incluído o nosso próximo.

2. Altruísmo: Somos uma igreja que trabalha com discipulado e valorização, fundamentados na bíblia, por isso, precisamos buscar o bem-estar dos nossos irmãos em Cristo, atentando para as suas necessidades, buscando em tudo supri-los espiritualmente e naquilo que é bom para a edificação.

3. Comunhão: Precisamos reconhecer que somos parte de um corpo chamado igreja e que cada irmão em Cristo é parte de mim mesmo, buscando assim manter com todos uma comunhão de amor que é resultado da nossa comunhão com Cristo! Na nossa igreja (IACC), somos formados em doze gerações, com cores e nomes diferentes, mas somos um só corpo com o propósito especial de ganhar, consolidar, discipular e enviar. O crescimento de um é o crescimento de todos…

4. Edificação. Em Romanos 14:19 diz: Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. A edificação é o objetivo da união da igreja em Cristo – Em Efésios 4:16 diz: Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

Devemos como imitadores de Cristo, evidenciar todos os esforços para manter a paz com todos, conservando somente as atitudes que contribuem para edificando do outro, evitando, a todo custo, alimentar sentimentos e pensamentos negativos a seu respeito. Isso gera em nós, gratidão e descanso!

5. Perdão. Em Efésios 4:32 diz: Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoandovos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. O perdão de Cristo é o padrão do nosso perdão. Como nova criação, alvo da graça de Deus e provando a cada dia seu perdão, estenderei meu perdão incondicional a todos quantos me ofenderem, num espírito manso e humilde, conservando a tolerância e a benevolência diante das faltas de outros, sabendo que eu mesmo necessito de perdão.

6. Proteger a reputação. Em Tiago 4:11-12 diz: Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador (praticante), mas juiz. Há só um legislador e juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer. Tu, porém, quem és, que julgas o próximo?

Preciso, pelo Senhor Jesus, reconhecer que meus irmãos são parte de mim mesmo e que individualmente são um só espírito com Cristo. Por isso todos nós devemos nos empenhar para proteger o bom nome dos nossos irmãos em Cristo, não falando mal de nenhum deles; não  julgar pelo que ouvir dizer a respeito e diante de suas faltas os exortar (com o aval do seu líder) e orar sem difamar junto a outros. (Isso é Protocolo do reino de Deus).

7. Admoestar ou exortar. Isso equivale a ensino. Em Colossenses 3:16 diz: A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com gratidão em vosso coração. 

Somos em Cristo responsáveis pela vida de nossos irmãos, se algum deles estiverem em perigo ou desviando-se da sã doutrina, devemos exortá-lo no que é bom para sua edificação, com amor e brandura, cuidando para que eu mesmo não venha a incorrer na mesma falta. O Apóstolo Paulo afirmou em Romanos 15:14. Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros.

8. Comunicação e relacionamento. Como Cristãos precisamos manter um elevado nível de comunicação com os demais membros do corpo que estão além da nossa geração, célula ou rede, pois todos são nossos companheiros e irmãos em Cristo, sendo cordial e amável no trato, tratando-os com respeito e consideração, manifestando nosso genuíno interesse com o bem-estar de todos, tanto na comunicação, saudação e relacionamento.

9. Prestação de contas. Isso fala da mútua sujeição que me capacita para liderar. Em 1 Pedro 5:5 diz: Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos líderes mais velhos (mais experientes); e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Em Efésios 5:21 diz: Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

Como igreja no modelo de Jesus, eu tenho discipulador, estou sujeito e em submissão, isso me credencia para ter autoridade sobre outros, é o corpo de Cristo funcionando no seu propósito.

10. Provedores. Em 2 Coríntios 8:14-15 diz: Mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a abundância de outros supra a vossa falta, e haja igualdade. Como está escrito: O que muito colheu não teve demais (não houve desperdício); e o que que pouco colheu, não teve falta. Há diversidades no corpo de Cristo, um completa e supre o outro.

Em Romanos 12:5 diz:  Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. Isto é, em Cristo estamos ligados, eu dependo de você e você de mim, juntos somos mais fortes, plenos e felizes.

11. Transparência. Não viver na mentira. Em Colossenses 3:9 diz: Não mintais uns aos outros, pois já vos despistes do velho homem com os seus feitos. Então devemos sempre falar a verdade. Em Efésios 4:25 diz: Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.

Como uma nova criação em Cristo, devemos conservar a integridade de caráter, não faltar com a verdade com ninguém. Ser verdadeiro em nossos relacionamentos, usando para com todos de transparência, em amor, revela o Caráter de Cristo em nós. Isso vai redundar em crescimento, prosperidade, conquistas relevantes, preservação da vida, paz e alegria permanente.

A célula aqui é parte deste corpo de Cristo na terra, quando estamos integrados congregando no templo como igreja, estaremos completos e protegidos para cumprirmos o nosso papel nesta geração, sendo felizes e completos em tudo.

Se continuarmos, o item 12 seria Frutificação, ou Perseverança, ou Fidelidade, Lealdade, atitudes de Honra, pastoreio etc., pois os resultados do amor de Cristo em nós nos potencializa a vencer e conquistar tudo que empreendermos e, tudo que nos desafia, é quase infinito, por isso paramos aqui.

Líder, ore por todos!

Venha participar dos nossos cultos aos sábados à noite e aos domingos as 9:00 e 18:00 horas.

No amor de Cristo!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário