Menu fechado

Passos Para Uma Vida Segura e Próspera

Salmo 37:1-7

Todos nós queremos viver em segurança espiritual, emocional, física, familiar, ministerial, profissional e financeira. Este Salmo nos apresenta alguns passos importantes para a concretização do nosso ideal. Atentemos para o seu ensino. Vejamos o que é necessário para uma vida plena da presença divina.

1. Confiança Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. (Sl 37:3).

Algumas pessoas depositam sua fé em coisas que não são dignas de confiança. Uns se firmam no dinheiro ou nos bens que possuem; outros, em sua própria sabedoria e habilidades pessoais; e ainda outros, confiam na sorte ou em poderes espirituais alheios à realidade de Deus e Sua Palavra. Mas a nossa confiança deve ser totalmente depositada no Senhor. NEle está o poder para fazer acontecer todas as coisas de que necessitamos.

O resultado de se confiar no Senhor se revela na tranquilidade de se poder habitar na terra sem receio de que o mal possa nos alcançar. Se o nosso alimento diário for a verdade descrita na Palavra de Deus, teremos segurança, paz e prosperidade, em vez de fracasso, medo, insegurança, dor ou derrota.

Precisamos confiar em Deus de todo o nosso coração, como fez Abraão, mesmo em situações de  prova e tribulação. Não podemos e nem devemos nos alimentar de pensamentos de fracasso, de inveja, de medo ou de dúvidas em relação às promessas de Deus feitas em Cristo Jesus.

3. Deleite – “Agrada-te do SENHOR, e Ele satisfará os desejos do teu coração.” (Sl 37:4)

Quando deixamos de olhar para as coisas passageiras e naturais que não servem de nenhum apoio e segurança, e passamos a fitar nossos olhos somente em Deus, algo de maravilhoso acontece. É nessa hora que entramos na fase do deleite em Deus; pois somente Ele agradará e preencherá verdadeiramente o nosso coração.

Algo novo nasce dentro de nós e passamos naturalmente a deleitar em Deus, a nossa vida sem Ele não tem mais sentido, não conseguimos mais viver sem a doce manifestação da Sua graça e presença.

O resultado de se agradar do Senhor e se deleitar nEle é a satisfação dos desejos do nosso coração. Ao contrário do que muitos pensam, servir a Deus não nos traz prejuízos nem torna a nossa vida enfadonha e sem graça. Os desejos mais profundos do nosso íntimo serão satisfeitos, porque não desejaremos mais a mera satisfação da carne através do pecado, mas a nossa inclinação será para coisas boas, louváveis, maravilhosas e edificadoras, as quais Deus tem prazer em nos conceder.

Através da nossa fé em Jesus acessamos a Deus e nEle somos plenos, preenchidos, completos e transbordantes de vida.

3. Entrega – “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” (Salmos 37:5

A entrega é de fundamental importância. Deus não pode cuidar de algo que não esteja nas mãos dEle, pois Ele nos deu livre arbítrio para decidir àquilo que queremos. Enquanto estamos ansiosos na tentativa de controlar nossa própria vida, o Senhor, por ser sempre respeitoso e criterioso para cumprir seus princípios, nunca invadirá um território que não Lhe foi permitido entrar.

Nós precisamos, de coração, entregar o controle absoluto de tudo o que temos e somos nas mãos dEle, e assim, desfrutaremos do benefício do Seu bom e perfeito governo sobre nós.

O resultado de se entregar o caminho a Deus e confiar nEle, é que Ele fará tudo o que for necessário para o nosso bem-estar. Deus trabalha enquanto descansamos. Jesus disse: “O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como.” (Mc.4:26-27). Aqui o homem lançou a semente e descansou, confiou sem saber como a semente germinou gerando uma brande colheita!

Determine-se a entregar ao Senhor tudo o que ainda se encontra sob sua guarda. Ore entregando sua família, seu trabalho, seu ministério, suas preocupações e tudo o que deve estar sob a guarda do Senhor, somente.

4. Descanso – “Descansa no SENHOR e espera nele… (Salmos 37:7).

O descanso é a consequência ou resultado natural de um cuidado entregue nas mãos de Deus. Quando verdadeiramente entregamos então podemos descansar. Quando entregamos apenas por “palavras” e não em verdade, enganamo-nos a nós mesmos e continuamos ansiosos. O descanso, porém, é uma evidência de que nossa entrega foi genuína, em fé. Quando Deus sabe que algo foi colocado realmente em Suas mãos, então, como Fiel, benigno, bondoso e poderoso que é, não nos deixará decepcionados; antes, agirá em nosso favor trazendo-nos Sua bênção que cobre tudo na nossa vida.

O resultado do genuíno descanso em Deus encontra-se na paz de Cristo que passa a dominar todos os nossos pensamentos e todo o nosso coração (Fp.4:7).

Adquira o hábito de descansar em Deus toda vez que você fizer uma oração de entrega. Não tome de volta para si o problema já colocado nas mãos de Deus. Creia que Ele está no controle e tudo governa a seu favor, apenas aja com fidelidade mantendo a confissão da fé e milagres acontecerão na sua vida.

Se você tem estado ansioso por alguma coisa, ore conosco e seja invadido pela paz de Cristo!

Prática: Líder, ore com todos levando-os a lançar em Deus toda ansiedade e medo e incentiva-os a confiar em Deus! Líder ore com o coração, Nosso Senhor é fiel e verdadeiro! Confie nEle!!!

Atenção: Verifique se todos da sua célula já foram consolidados, se já foram no Encontro e quantos estavam fazendo a escola de Líderes e incentiva-os a terminar. Em novembro teremos nosso Encontro, já alocamos o local!

Marque para o próximo domingo um encontro com todos na porta da igreja as 09:20 ou as 17:50hs para juntos adorarem ao rei e serem edificados. Lembre-se, você é um líder de multidão!!!

Deus os abençoe poderosamente!

Apóstolos Eliezer e Zenita Moreira

Imprimir
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta