Onde Está o seu Tesouro?

…mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! (Mateus 6:20-23)

Jesus está no Sermão do Monte ensinando sobre o verdadeiro valor da vida, e nos desafiando a viver com os olhos e o coração voltados para o céu.

Três Verdades para Nossa Vida

  1. Invista no que é eterno (v.20-21)
  • Os bens terrenos são bons e importantes enquanto estamos aqui e Deus quer que os tenhamos, desde que eles não estejam no centro do nosso coração, pois eles passam, por isso o nosso foco principal deve ser naquilo que fazemos para Deus, pois tudo o fazemos na direção dEle permanece eternamente.
  • Lembre-se: O nosso coração sempre estará ligado ao que mais valorizamos.
  • Exemplo prático: Quanto tempo investimos nas coisas de Deus em comparação com o que investimos nas redes sociais, compras ou status?

Pergunta de reflexão (não responder agora): Onde está o seu tesouro hoje?

  1. Seus olhos definem sua direção (v.22)
  • O “olho bom” é um olhar cheio de fé, amor, bondade, generosidade e propósito. Quem vê com bons olhos enxerga esperança onde outros veem desespero.

Dica prática: O que você tem alimentado nos seus olhos e mente? (filmes, redes, conversas…)

  1. Cuidado com as falsas luzes (v.23)
  • Nem tudo que brilha é luz verdadeira. Às vezes, pensamos que estamos bem, mas estamos sendo guiados por engano. Precisamos pedir a Deus discernimento para enxergar como Ele vê.

 Alerta: Quando deixamos os nossos olhos se corromperem, o nosso coração se afasta de Deus e acabamos perdendo a nossa única e verdadeira fonte de vida.

  1. Aplicando na nossa vida estas verdades: Viva com o coração no céu e os olhos voltados para Deus. Reflita diariamente: “Estou investindo na eternidade ou só no agora?” Peça a Deus olhos espirituais saudáveis e um coração alinhado com o Seu Reino.

Jesus disse que devemos juntar tesouros no Céu, pois na terra as coisas chegam ao fim, elas NÂO são eternas. Temos uma tendencia de investir muito tempo naquilo que é temporal e muito pouco naquilo que é eterno. Jesus deve ser o centro do nosso coração, o fundamento da nossa vida, quando fazemos isso, todas as áreas que estão em crise em nós se ajustam e tudo entra em harmonia.

Em Jesus temos a vida eterna e enquanto estamos aqui, usufruiremos da qualidade da vida de Deus dentro de nós, e se formos fieis, prosperaremos, mas esta prosperidade só será benção na nossa vida, se Deus e sua justiça (que representa Jesus), estiver em primeiro lugar. Se o nosso tesouro principal for o Céu, o nosso foco será Deus e a Sua Palavra e é desta forma que tudo estará bem na nossa vida, nesta atmosfera automaticamente frutificaremos.

Compartilhamento em Grupo

Separe um tempo para todos participarem. Você pode usar perguntas como:

  1. O que mais te chamou atenção nesse texto?
  2. Existe algo que você precisa mudar em relação em onde tem colocado seu tesouro?
  3. Como está sua visão espiritual? Você sente que seus “olhos” têm sido bons?
  4. O que você pode fazer nesta semana para investir mais em tesouros do céu?

 (Dê liberdade para as pessoas abrirem o coração, mas respeite o tempo e os limites de cada um.)

  1. Oração Final

Ore para que:

  • Deus nos ajude a valorizar o que é eterno;
  • Tenhamos olhos bons e corações alinhados com o céu;
  • A luz de Cristo ilumine todo o nosso ser.

Líder: Faça apelo aos visitantes e ore por todos. Estabeleça um dia de jejum pela célula, por vidas novas e pela multiplicação. Orar pelas vidas e nomes colocados na cadeira.

No amor de Cristo!

Apóstolos Eliezer e Zenita C. Moreira

Imprimir