A Palavra ministrada pelo Apóstolo Eliezer domingo passado, nos mostrou que a redenção em Cristo é parte do plano eterno de Deus; para restaurar o Seu relacionamento com a humanidade, revelando Seu amor, graça e propósito para todas as pessoas.
Efésios 1:7-10 diz: “Nele temos a redenção por meio do seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual Ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. Ele nos revelou o mistério da Sua vontade, de acordo com o Seu bom propósito que Ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo, todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.”
O Apóstolo Paulo mostra que a redenção é um ato gracioso de Deus por meio de Jesus, que derramou Seu sangue por nós. Não foi por acaso; era um plano cheio de propósito: reunir todas as coisas em Cristo, restaurando o que o pecado havia destruído.
1. Por que precisamos de redenção?
Em Romanos 3:23 diz: “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.”
A Bíblia afirma que o pecado separa todos nós de Deus. Sem exceções. A redenção é necessária porque perdemos a comunhão com Ele e sem Ele não temos vida. Não é apenas uma questão moral, mas espiritual e eterna.
Reflexão:
- O que significa estar “destituído da glória de Deus”?
- Como o pecado afeta nosso relacionamento com Deus?
2. O preço da redenção
Em 1 Pedro 1:18-19 diz: “Vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis, como prata ou ouro, que vocês foram redimidos… mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito.”
Deus não usou algo passageiro para nos salvar. Ele entregou o que tinha de mais precioso; o Seu próprio Filho. Isso mostra o imenso valor que Ele dá a você. A redenção tem um custo altíssimo. O sangue simbolizava vida, e a morte substitutiva de um inocente era necessária para o perdão dos culpados.
Reflexão:
- Por que Deus escolheu o sangue de Cristo como meio de redenção?
- O que isso revela sobre o valor que Deus dá a cada um de nós?
3. O propósito da redenção
Em 2 Coríntios 5:18-20 diz: “Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação.”
Fomos salvos para um propósito: ser ponte entre Deus e outras pessoas. Agora reconciliados, somos chamados a levar essa mensagem de paz e restauração a outros. Redenção não é só para nós; é também através de nós.
Reflexão:
- Qual é o propósito da nossa reconciliação com Deus?
- De que forma podemos viver esse ministério da reconciliação no dia a dia?
4. Vivendo como redimidos
Em Tito 2:14 diz: “Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda maldade e purificar para Si mesmo um povo particularmente Seu, dedicado à prática de boas obras.”
A redenção não termina no perdão. Deus quer transformar nossa conduta e nosso coração. Somos chamados a viver de maneira santa, refletindo quem Deus é; um povo que pratica o bem porque foi alcançado pelo bem supremo.
Reflexão:
- O que significa ser “um povo dedicado a boas obras”?
- Que mudanças práticas a redenção traz para nossa vida?
5. O que é preciso para experimentar esta redenção?
Em João 1:12 diz: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome.”
A redenção é um presente, mas precisa ser recebido com fé. Não é por obras ou religião, mas por crer em Jesus e se entregar a Ele como Salvador e Senhor. Esse é o início de uma nova vida.
Reflexão:
- Você já recebeu essa redenção pessoalmente? Se sim, o que isso mudou na sua vida?
- Se não: O que tem impedido você (ou alguém que conhece) de dar esse passo de fé?
Compartilhar em Grupo (Roda de Conversa):
- Qual parte da mensagem mais tocou seu coração hoje?
- Há algo que você entendeu hoje sobre redenção que ainda não compreendia bem?
- Você sente que está vivendo plenamente a vida redimida?
- Algum dos presentes deseja hoje entregar ou reafirmar sua vida a Jesus?
Encerramento com Oração:
- Louvor pelo plano de redenção.
- Oração de entrega ou reconciliação com Deus (se houver alguém tocado a isso).
- Força e sensibilidade para viver como povo redimido e testemunhar a outros.
Atenção: Próximo domingo o culto volta de manhã e será a ceia e aniversário da igreja, venha com sua família celebrar juntos conosco, todos serão bem-vindos!
Amamos vocês!
Apóstolos Eliezer e Zenita