João 3:16
O propósito de Deus para o homem está condensado na palavra “redenção”. Mediante Jesus Cristo, Deus se propôs redimir o mundo do pecado, e abrir-lhe a porta da salvação eterna. Há três palavras em grego que traduzem redenção:
- Agorazo: Comprar no mercado. Essa palavra nos dá a ideia de um mercado de escravos.
- Exagorazo: Comprar e tirar do mercado. Ser redimidos equivale a não continuar expostos à venda.
- Lutroo: Soltar. Pôr em liberdade mediante o pagamento de um preço.
Essas três palavras nos ajudam a entender que fomos escravos do pecado porque Satanás tinha o controle pleno de nossas vidas, mas Cristo Jesus se fez homem para rasgar os decretos existentes contra nós, anulando seus efeitos na Cruz do Calvário. O sangue derramado foi o preço que Cristo pagou para nos fazer livres da escravidão. Sua morte na Cruz nos deu plena liberdade. Dessa maneira, fomos redimidos do pecado.
Redenção Espiritual
Uma pessoa não pode mudar da noite para o dia, salvo pela obra redentora de Cristo na Cruz. Muitos se conformaram levando uma vida de religiosidade sem meditar nos benefícios que o Senhor nos legou por meio de Seu sacrifício.
O valor de uma alma
Jesus disse em Marcos 8:36: “Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Para Deus o valor de cada alma é incalculável, Ele demonstrou isso ao entregar Seu próprio Filho por nós. Em I Pedro 1:18 e 19 diz: “Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver; transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito“. Jesus pagou o preço mais alto que alguém possa pagar por nossa redenção.
A Cruz quebra a maldição
Jesus sabia que vinha a este mundo para cumprir uma das missões mais delicadas: A redenção do mundo. Ele estava consciente de que se não o fizesse, não haveria uma segunda oportunidade de salvação para a humanidade. Por isso, Deus Pai enviou Jesus a esse mundo como Cordeiro de expiação; a Cruz do Calvário era o único sacrifício viável para nos exonerar do pecado de nossos corações e nos libertar. A vontade do nosso Pai Celestial era que Jesus redimisse a humanidade, razão pela qual, preparou um corpo humano para que Seu Filho se encarnasse nele, apresentando-se como sacrifício expiatório, agradável e aceito por Deus.
A Cruz cancela os argumentos
Em Colossenses 2:14 diz: …tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz. Todos os argumentos que Satanás tinha contra você foram anulados na Cruz do Calvário. Aquilo que lhe condenava foi tirado de nosso meio e cravado nela. Graças a isso, o Senhor Jesus despojou os principados e as potestades demoníacas, exibindo-os publicamente e triunfando sobre eles.
O Senhor trocou a maldição, deixou-a de lado, fazendo com que ela perdesse todo seu poder sobre todos os que nEle Crê. Em Gálatas 3:13 diz que Jesus nos resgatou da maldição da lei (lei do pecado), e em troca nos deu Sua bênção, que é a mesma bênção que Deus deu a Abraão e à sua descendência, e que agora, pela fé em Jesus Cristo, podemos recebê-la para fazer parte de nossa vida.
Viver a revelação da Cruz
Para obter a plenitude em Cristo que muda tudo na nossa vida, é necessário que cada um viva e experimente a revelação da Cruz, precisamos busca-la e vivê-la diariamente, integrados no corpo de Cristo que é a igreja. Quando nos convertemos de verdade, o Espírito Santo transforma nossa vida de uma maneira sobrenatural.
O Apóstolo Paulo disse em Gálatas 2:20: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.”
Quando entendemos o poder da Cruz, conseguiremos aplicar com sucesso essa revelação em nossa vida. Todos os dias conseguiremos levar nossa natureza carnal, pensamentos ruins, o orgulho, nossa autossuficiência, debilidades e fraquezas, diante da Cruz do Calvário, podemos deixar tudo na cruz e recomeçar para vencer vivendo a salvação, gerando a cada dia, mudanças relevantes em nossas vidas.
Todos nós éramos escravos do pecado; porque Satanás tinha o controle pleno de nossas vidas, mas Cristo se fez homem para tomar a ata de decretos existente contra nós e anulá-la na Cruz do Calvário. Seu sangue derramado foi o preço que pagou para nos fazer livres da escravidão.
Para vivermos esta salvação, só precisamos crer, se arrepender dos pecados cometidos, reconhecer a Jesus Cristo como Messias, como Senhor e Salvador, aceitando o sacrifício dEle por nós e confessando a nossa fé, esta poderosa verdade sobre Cristo a nosso favor, diante de Deus e dos homens.
Prática: Vamos orar pedindo ao Senhor Deus para nos dar a revelação da Cruz. Peça ao Senhor que lhe ensine a dar o mesmo valor que Ele dá a cada alma, para cada pessoa, nosso alvo são as vidas salvas!
Atenção: Próximo Domingo o culto será de manhã, das 9:00 as 11:30 e será a Santa ceia do Senhor. Nosso Encontro será dias 31,1 e 2 de Abril, faça já a sua inscrição, teremos batismo, dê o seu nome.
No amor de Cristo
Apóstolos Eliezer e Zenita