O Não de Deus nos trouxe salvação

Mateus 26: 36 a 46

Jesus era um homem de oração e frequentemente fazia súplicas a seu Pai em favor de outros. Poucas horas antes de sua morte, encontramos Jesus no Getsêmani ou Jardim das Oliveiras orando por si mesmo, mostrando-nos que é certo descarregarmos nossas mais profundas inquietações e ansiedades sobre um carinhoso Pai Celestial.

Nosso Senhor Jesus, além de ser divino era um ser humano. Uma evidência que Jesus realmente se fez homem, foi aquele clamor angustiado na tranquila noite no Getsêmani: “Aba, Pai… passa de mim este cálice”. Quando Ele enfrentava a horrível perspectiva de se tornar pecador em nosso lugar, experimentando a consequência da separação de Deus e da crucificação, Ele chorou profundamente e orou fervorosamente para que não precisasse beber o cálice amargo deste sofrimento.

Sua humanidade, naquela cena, deveria ficar impressa definitivamente em nossos corações. Quando Ele continua a orar, Ele reconhece que todas as coisas são possíveis para o Pai, entretanto, sua atitude foi declarar: “Contudo, não seja feito o que Eu quero, e sim o que Tu queres”. Ele reconhece que na boa providência de Deus, não pode haver modo de escapar da crucificação, entretanto, em sua humanidade, Ele deseja a possibilidade de não ir à cruz.

Ele repete a oração três vezes e não é uma vã repetição, é um clamor ao Pai. Seu coração está profundamente perturbado e Seu pedido em lágrimas enche o silêncio da noite.

Como Deus respondeu à oração? Embora a Bíblia não relate o que Deus falou, sabemos qual foi Sua resposta. Sua resposta foi: “Não, Filho, não podemos por em risco a redenção daqueles que Eu criei para mim, eles estão perdidos e longe de mim por causa do pecado. Não meu filho, você não pode escapar desta experiência horrível. Tem que beber o cálice até o fim.”

Conforme Lucas 22:43, é possível que a resposta tenha vindo quando “lhe apareceu um anjo do céu que o confortava”.

Embora Deus amasse seu Filho unigênito, Ele não o pouparia desta grande dor da separação e do sacrifício da cruz. O plano da eternidade para a redenção do homem, estava em jogo e não poderia haver nenhum ponto de retorno agora. Pelo bem-estar do mundo, Deus disse “não” a Jesus naquela noite fatídica (trágica).

Porque Deus disse não, e porque Jesus aceitou esta resposta, temos o perdão de nossos pecados e a esperança de vida eterna que começa aqui e continuará no céu.

Ao dizer “não” ao Seu Filho, Ele estava dizendo “sim” a nós! Jesus reconheceu o que todos nós precisamos reconhecer verdadeiramente: Deus, o Pai, sempre sabe o que é melhor para nós!

A nossa existência depende de Deus, Ele é nosso criador e amparo e temos que confiar que Ele sempre agirá em nosso favor. Em Romanos 8:32 diz: “Aquele que não poupou o Seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas?”

“Todas as coisas” a que esta passagem se refere, são bênçãos espirituais, materiais, familiares com todos os privilégios que vêm com o fato de sermos cristãos, filhos e herdeiros de Deus. Deus entregou seu Filho para morrer, esperou e viu acontecer, para que você e eu pudéssemos ter vida abundante na terra e eterna no céu. Este foi o preço da nossa salvação.

Isso também me faz lembrar que, algumas vezes, Deus pode ter que nos dizer “não”. Há provações e aflições neste mundo que preferíamos não experimentar. Pedimos ao Pai para afastá-las, mas quando há um propósito maior de crescimento, frutificação, livramento de algo ruim do futuro ou para nos aperfeiçoar para conquistas maiores e ministérios mais fortes, algumas vezes Ele irá dizer “não”!

Esta foi também a resposta de Deus em 2 Coríntios 12:9 ao pedido do Apóstolo Paulo para a remoção do espinho de sua carne. No mesmo momento em que Deus na Sua soberania precisou dizer NÃO a Jesus e ao apóstolo Paulo, Ele envia um anjo para confortar Jesus e ao apóstolo Paulo Ele conforta dizendo: “A minha graça te basta”. O Apóstolo Paulo ouviu a Sua voz e se alegrou com aquele espinho (perseguição). Ele confiou em Deus e esta dependência fez dele um homem e um líder mais forte!

Assim como fez o nosso Senhor e Mestre Jesus e também o Apóstolo Paulo, que decidiu ser Seu imitador, prossigamos firmes, em frente, quando Deus, em sua infinita bondade e soberania decidir dar uma resposta negativa aos nossos clamores e orações!

JESUS se levantou de Sua posição de oração, caminhou carregando Sua cruz até o Gólgota, estendeu Suas mãos para serem atadas e pregadas completando a tarefa que Seu Pai lhe havia dado para fazer.

Porque JESUS aceitou o NÃO do Pai, eu e você estamos aqui podendo receber vida, fé e esperança. Um NÃO do Pai é sempre para que Ele possa realizar algo infinitamente maior e muito melhor! Lembrando que o não de Deus é resposta a oração, as vezes Ele responde não, assim como fazemos aos nossos filhos, quando eles pedem coisas para as quais ainda não estão preparados para receber.

Diga para todos repetirem: Obrigado, Jesus, por nos mostrar como aceitar o “não” de Deus com dignidade e graça.

Decida hoje antes de tudo receber a Jesus Cristo em seu coração, caso ainda não tenha feito! (Obs. Líder, faça o apelo aos novos, explica o propósito da confissão de fé e peça para eles orarem após você recebendo a Jesus como Senhor e salvador, conforme a fé de cada um, depois ofereça ajuda).

Diga a eles: Se você fez essa oração recebendo a Jesus como teu Senhor e salvador, meus parabéns! Bem-vindo à família de Deus! Recomendo que você nos conte. Estamos a sua disposição!

Esta Célula pertence a Igreja Apostólica Corpo de Cristo, nossos pastores são os Apóstolos Eliezer e Zenita, estamos a sua disposição. Participe dos nossos cultos, faça a sua inscrição, vou colocar o link aqui.

Amamos vocês,

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário