1 Tessalonicenses 4:16-17: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”
Domingo passado o pastor Clarindo no culto pregou sobre a volta de Jesus e sobre a esperança do arrebatamento. Vivemos tempos de incertezas, tribulações, mas a Palavra de Deus nos traz esperança: Jesus voltará, os sinais da Sua volta estão visíveis a todos! A promessa do arrebatamento é um consolo e um chamado à vigilância. O arrebatamento não é uma teoria, mas uma certeza para aqueles que vivem em Cristo. Essa é a esperança da Igreja!
Pontos Principais
1. Jesus Voltará Pessoalmente. “O mesmo Senhor descerá do céu…”
Não será um mensageiro ou um sinal simbólico. Será o próprio Cristo voltando para buscar Sua noiva, a igreja, isto é, a todos os que creem nEle. Isso demonstra o amor e compromisso dEle conosco. Estamos esperando uma pessoa real. Isso deve moldar nossa vida e prioridades.
Pergunta para reflexão: O que mais te impacta ao pensar no arrebatamento?
2. O Arrebatamento Será Visível e Poderoso. “Com alarido, voz de arcanjo e trombeta de Deus…”
Não será em segredo, mas será invisível para o mundo. Será um evento marcante, sobrenatural e glorioso! Um momento que ninguém poderá ignorar. Devemos viver como se esse evento pudesse acontecer a qualquer momento.
Pergunta para reflexão: Se Jesus voltasse hoje, você estaria pronto?
3. Haverá Reunião com os Santos (igreja) e com o Senhor. “…seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens…”
A morte não é o fim. Os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro, antes dos incrédulos e antes dos vivos serem transformados e arrebatados, em fração de segundos. E todos os salvos estarão reunidos com o Senhor para sempre.
Essa certeza consola você? Quem você quer ver lá?
Pergunta para reflexão: O que significa para você viver em vigilância e santidade hoje?
4. Estaremos usufruindo eternamente da presença de Jesus e de Deus Pai“…e assim estaremos sempre com o Senhor.”
Essa é a grande recompensa: estar eternamente com Jesus, livres do pecado, da dor e separação. Como essa verdade muda sua perspectiva sobre as lutas e desafios atuais?
Pergunta para reflexão: Como podemos ajudar outros a se prepararem para a volta de Jesus?
Conclusão
A volta de Jesus é muito mais que uma possibilidade; é uma promessa certa! O arrebatamento é o ponto culminante da esperança cristã. Não sabemos o dia nem a hora, mas sabemos quem está voltando. Que vivamos cada dia com o coração preparado e os olhos no céu.
Chamado à ação: Reavalie suas prioridades, alinhe sua vida com a Palavra, e prepare-se como a noiva que espera o noivo. Jesus vem! Maranata!
Compartilhar em Grupo
Momento de Testemunho e Oração:
- Compartilhe uma experiência pessoal em que sentiu o Espírito Santo te chamando para estar mais atento à eternidade ou qual é a sua expectativa para a volta de Jesus.
- Hoje a célula pode orar uns pelos outros para que todos estejam firmes, vigilantes e preparados para o encontro com o Senhor.
Líder: Faça apelo aos visitantes e ore por todos. Estabeleça um dia de jejum pela célula, por vidas novas e pela multiplicação.
Quem vamos convidar para o culto domingo e para a nossa célula semana que vem? Oremos!
ATENÇÃO: Faça um propósito desta célula levar uma vida nova no culto próximo domingo, busquem uma estratégia e definem quais pessoas serão convidadas.
No amor de Cristo!
Apóstolos Eliezer e Zenita C. Moreira
