Nosso sonho, a nossa herança em Cristo

Romanos 8:16-17; João 1:12-13

Deus quer despertar em nós a virtude da esperança. Esperança essa que o diabo fez tudo para destruir. Nós precisamos todos os dias renovar a nossa esperança e sonhos contidos nesta nova vida em Cristo, reivindicando sempre a nossa parte na herança do Senhor.

Quando Deus criou o homem e a mulher, deu tudo a eles. Sem doenças, bem alimentados, em perfeita comunhão com a família e com o próprio Deus. A mentalidade era viver, governar o território e dominar sobre a criação, tendo e mantendo viva a comunhão com Deus, mas o pecado entrou e deu legalidade ao diabo para matar, roubar e destruir o que Deus preparou para nós.

Depois do pecado a mentalidade era sobreviver, acumular para se ter segurança, pois perdeu-se a comunhão com Deus, que era a nossa segurança. Desta forma passamos gerações após gerações só enxergando o que aconteceu depois do pecado: miséria, fadiga, morte, dor, vazio, etc., e por causa desta perda de comunhão com Deus, insegurança e ansiedade se tornaram parte da vida humana.

Por causa da quebra da comunhão com Deus, a esperança morreu. Como o homem passou a tentar viver com suas próprias forças para ter o que lhe era necessário, o que aconteceu com essa tentativa foi frustração encima de frustração. As frustrações são tantas que não há mais espaço para a esperança.

Sem esperança o futuro fica incerto. Sem esperança perdemos a motivação. Sem esperança nos envolvemos com qualquer coisa e aceitamos qualquer proposta. Sabe qual é o fim do poço da falta de esperança? Depressão. A depressão é simplesmente falta de esperança. Coloca esperança na vida de alguém e ele jamais ficará deprimido. Tirar a esperança é sentenciar a pessoa à morte em vida.

Jesus Cristo é a resposta de Deus para resgatar a esperança de uma nova vida, vejamos:

1. O papel redentor de Cristo nos trouxe boas novas: É exatamente isso que significa o evangelho de Cristo, são as boas novas de Deus. Quais são essas boas novas? Cristo Jesus em seu papel redentor trouxe de volta as nossas bênçãos, tomou das mãos do diabo a nossa herança feita e preparada para nós desde a fundação do mundo.

Agora em Cristo Jesus eu posso desfrutar de tudo aquilo que Deus fez para nós. Por isso podemos dizer que a esperança está de volta. Jesus é a esperança para as nossas vidas. Não só aqui nesta terra, mas para toda a eternidade nos céus, pois a promessa dEle é a vida eterna. Isso sim é motivo de alegria e esperança.

2. Resultado da nova vida em Cristo.

 O sacrifício de Jesus nos resgatou à condição de filhos de Deus. Nos tornamos filhos e por isso nos tornamos herdeiros da herança de Deus que está em Cristo Jesus.

2.1) O que é Herança?

Herança na terra são os bens que uma pessoa tem e que quando ela morre fica para seus herdeiros. Normalmente os herdeiros nunca trabalharam por ela e às vezes nem sabem o tamanho dela. Não importa se o herdeiro é merecedor ou não da herança, importa se ele é herdeiro ou não.

Em Cristo somos filhos de Deus e hoje desfrutamos parte desta herança, mas quando estivermos na casa dEle (Céu), morando com Ele para sempre, desfrutaremos de forma plena esta herança, pois o que é dEle, agora também é nosso. A herança espiritual em Cristo é desfrutada junto com Ele, o Pai e o Espírito Santo aqui e na eternidade!

2.2) O que é herdeiro?

Ser herdeiro é questão de nascimento. Nasceu na família é herdeiro. Você que creu e recebeu a Jesus Cristo como teu Senhor e salvador, nasceu na família de Deus, portanto é herdeiro. Não importa o que o diabo diga, somos filhos de Deus e como resultado, nos tornamos herdeiros legítimos.

2.3) Para tomar posse da herança em Cristo, o herdeiro tem que fazer o que?

Se posicionar e reivindicar o que é seu por herança. Como é esse posicionamento? Em fé. A nossa fé é o nosso posicionamento diante do mundo físico e espiritual. Diante do mundo natural você apresenta a certidão de nascimento ou exame de DNA. Diante do mundo espiritual você apresenta sua fé em Cristo através da sua confissão, batismo, ceia do Senhor, integração no reino pela igreja, compromisso com Ele, testemunho e estilo de vida segundo os seus princípios escritos em Sua Palavra.

E como é a reivindicação? Oração em nome de Jesus o Cristo, diante de Deus que é o Juiz de todas as coisas. Dobre seu joelho somente diante dEle, ore e sempre reivindique em nome de Jesus aquilo que é seu por herança e te será dado e renovado todos os dias.

O pecado subjugou nossa mentalidade, mas em Cristo nós somos livres da opressão maligna do diabo. Devemos agora renovar a nossa mente para podermos tomar posse de nossa herança pela fé. Fé é a moeda de troca no mundo espiritual.

Nós fomos criados para governar os territórios que Deus criou e não para sermos dominados pelo inimigo ou circunstâncias contrárias, devemos exercer nossa liderança para conduzir pessoas a salvação, fazendo delas discípulos do Senhor, pois Ele nos confiou esta missão, devemos também exercer a autoridade que o Senhor Jesus nos deu como filhos e herdeiros de Deus, para paralisar o inimigo e conquistar e manter os territórios que nos foi confiado.

A vida cristã é apaixonante, emocionante, ungida, ardente, crescente e cheia de expectavas, isto faz nascer e crescer em nós a fé e a esperança de que a cada novo ciclo, as novidades de Deus se manifestarão na nossa vida, família e ministério, levando a cada um de nós a uma vida crescente e próspera na terra e eterna no Céu com Àquele que nos amou e se entregou por nós!

Prática: Essa palavra falou com você? Compartilhe. Abra também oportunidade para os Encontristas testemunharem! Ore pelos sonhos de todos, pelas famílias e pelos os novos. Faça o apelo aos visitantes e convida-os para o culto domingo!

Amamos vocês!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

 

 

Imprimir

Deixe um comentário