“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo.” – Apocalipse 3:20
Uma Porta que Só Pode Ser Aberta por Dentro
Neste versículo, Jesus está falando à igreja de Laodicéia, um símbolo da igreja moderna, uma comunidade cristã espiritualmente morna. Ele se acha do lado de fora, batendo, pedindo acesso ao coração. Essa imagem revela tanto um apelo evangelístico para quem ainda não o recebeu como salvador, quanto uma chamada de restauração para os que já caminham com Ele, mas que se distanciaram durante a caminhada. Saiba disso: Jesus não força a entrada; Ele respeita nossa decisão.
1. Jesus está perto, mas está do outro da porta esperando nossa decisão de abri-la.
“Eis que estou à porta e bato…”
Reflexão:
- Será que Jesus está do lado de fora da minha vida?
- Tenho ignorado os sinais de que Ele está me chamando?
Jesus deseja entrar na vida de todas as pessoas, Ele nos ama e pagou um alto preço para nossa salvação, Ele removeu a barreira do pecado trazendo perdão, sentido e comunhão verdadeira e nesta comunhão; todos os que o aceitam recebem cura e libertação.
Não é religião, é relacionamento com o autor da vida. Primariamente, Ele está à porta do coração de cada pessoa que ainda não o conhece pessoalmente e em segundo lugar, Ele está batendo na porta daqueles que já o conhece, mas que se esfriaram no Seu amor e estão se tornando mornos espiritualmente, Ele quer reacender as chamas do avivamento na nossa vida, Ele quer nos ver incendiados de amor por Ele.
2. Ele fala, mas nem todos ouvem (Aqui vale para todos: cristãos e não convertidos).
“…se alguém ouvir a minha voz…”
Reflexão:
- Tenho dado atenção à voz de Jesus ou estou distraído com outras vozes?
- O que tem me impedido de ouvir com clareza?
Aplicação para discípulos: Muitos já conhecem Jesus, mas o colocaram do lado de fora em algumas áreas da vida. Ele continua falando, por meio da Palavra, do Espírito Santo e de pessoas, mas precisamos desenvolver sensibilidade espiritual para ouvir-lo.
3. A decisão é pessoal: abrir ou não (Para os não convertidos e para Edificação dos discípulos).
“…e abrir a porta…”
Reflexão:
- Há áreas na minha vida que ainda não entreguei totalmente a Jesus?
- Como posso demonstrar mais confiança e entrega ao Senhor?
Aplicação prática: A porta representa vontade, escolhas e entrega. Ninguém pode abrir essa porta por você. É uma decisão que cada um precisa tomar: permitir que Jesus seja Senhor em todas as áreas da sua vida, Ele se deu inteiro por nós e Ele nos quer na mesma medida.
4. A promessa: comunhão verdadeira com Cristo (Edificação)
“…entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo.”
Reflexão:
- Tenho desfrutado de comunhão real com Jesus ou tenho vivido uma fé superficial?
- Como está minha vida devocional e minha intimidade com Deus?
Aplicação para os discípulos
Jesus Cristo quer cear conosco, este é um momento íntimo e relacional com Ele. Jesus deseja mais do que obediência formal, Ele quer amizade, presença diária e comunhão constante. Isso transforma o nosso coração, nos restaura, nos dá sentido para esta vida e nos garante a salvação eterna no céu após a morte.
Conclusão: Ele bate, mas a escolha é sua
Jesus não está distante. Ele está perto, batendo; pronto para entrar, transformar, curar e cear conosco. Para os que ainda não abriram a porta, hoje é o dia da salvação. Para os que já caminham com Ele, é tempo de renovar a comunhão e a entrega.
Vamos ouvir a voz dEle hoje e abrir a porta do nosso coração? Ele não quer apenas uma visita, mas deseja habitar e reinar no centro do nosso coração, afinal Ele é o Senhor e precisamos dEle.
Compartilhar em Grupo – Consolidação
Perguntas para compartilhar:
- Em qual dessas áreas você mais se identificou hoje?
- Você sente que Jesus está batendo em alguma área específica da sua vida?
- Como você pode abrir mais espaço para Jesus esta semana; seja pela primeira vez ou renovando seu compromisso com Ele?
Sugestão para um ato profético:
Cada pessoa desenhe uma porta simples em um papel e escreva dentro dela uma área que deseja entregar a Jesus. Depois, em oração (individual ou em grupo), peça que Jesus entre e governe essa área. Cada um deve levar este papel consigo ou pode ser queimado em uma vasilha com álcool num ato profético, como no Encontro do Mover Celular, mas cada líder decida como fazer, é livre.
Faça apelo aos visitantes e convide a todos para o culto domingo, pois será abertura do ciclo do mês sete, um divisor de águas para o restante do ano.
No amor de Cristo a quem devemos a nossa vida!
Apóstolos Eliezer e Zenita
