Investindo na nossa Vida espiritual

Colossenses 1:9-12

Em Gálatas 2:19,20 descreve bem uma vida espiritual completa e incomum, neste texto o Apóstolo Paulo diz: Pois, por meio da lei eu morri para a lei, a fim de viver para Deus. Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Este era o estilo da vida do Apóstolo Paulo depois da sua conversão a Cristo.

Podemos dizer que estilo de vida é um conjunto de pensamentos, atitudes e comportamentos, determinados pelos princípios sob os quais se vive, uma forma de encarar a vida, um jeito de viver, uma maneira de pensar e agir. Por isso, ao olharmos a sociedade vemos muitos e diferentes estilos de vida. Você sabe qual é o seu estilo de vida? Desde que se converteu, você observou mudança no seu estilo de vida?

Deus nos desenhou com uma arquitetura interior para a intimidade. Somos seres com um espaço enorme den­tro de nós para a intimidade, nos diferentes níveis de relacionamentos que temos. Deus nos fez para Ele. Nós somos seres de relacionamento, porque Ele deseja intensamente ter-nos em intimidade. Nossa intimidade deve começar com Deus e expandir no casamento, família, amigos, líderes e discípulos.

Nossa existência precisa de intimidade para ser com­pleta e feliz. Caso contrário, vagaremos sempre em bus­ca de alguma experiência mais forte, que nos faça sentir vivos, mas sempre insatisfeitos, sempre sem descanso e cairemos facilmente na falsa intimidade da busca alucinada por aventura, sexo, adrenalina, religião etc. Sem o verdadeiro Deus estaremos incompletos e nada nesta vida nos preencherá.

Para ter uma vida espiritual incomum é necessário ter intimidade com Deus, conhece-lo de forma profunda e permanente. Creio que um dos maiores desafios de cada um de nós é valorizar e investir em nossa vida espiritual, em meio a essa vida corrida que levamos. Apesar de termos uma vida corrida, isso não é uma desculpa para descuidarmos ou negligenciarmos nossa vida espiritual.

Deus, em nosso século, ainda requer de nós, que nos relacionemos com Ele e que tenhamos uma vida espiritual nutrida e forte. Se tivermos saúde espiritual, todas as outras áreas entrarão em harmonia.

1. Situando nossa vida espiritual no espaço e no tempo. É no espaço de tempo terreno que acontece o investimento na vida espiritual. É dentro das 24 horas do nosso dia que devemos encaixar a vida espiritual. Assim, a primeira coisa a fazer é achar em nossa agenda um espaço para colocar nosso tempo de dedicação à leitura, à oração, à igreja, à célula etc. Ache esse tempo dentro das suas 24 horas. Porém, seja realista e coloque esta área em primeiro lugar, dê prioridade a Jesus no seu cotidiano e tudo muda.

Não queira planejar uma hora de oração se não terá como cumprir. Comece com objetivos alcançáveis e vá melhorando com o tempo. Sugiro um período de 20 minutos para começar. Pode ser 10 minutos para orar e 10 para ler a Bíblia, ter o seu devocional diário. Porém, não fique paralisado nesse tempo. Aumente à medida que vê possibilidades. Comece lendo o novo testamento, sem pressa, revise textos que falou mais forte ao seu coração e releia várias vezes aqueles que a princípio, você não entendeu.

2. Priorize aquilo que é importante. Aquilo que não é uma prioridade para você, provavelmente, será deixado de lado ou negligenciado. Coloque em sua mente que vida espiritual é importante, que é prioridade. Faça o impossível para cumprir esse compromisso. Não deixe outras coisas tomarem o lugar que você reservou para sua vida espiritual. Lembre-se que os inimigos não ficarão parados. Imprevistos acontecem, mas não devem acontecer todos os dias. Enfrente as contrariedades, vença!

3. O lugar é muito importante. Apesar de crer que podemos praticar nossa vida espiritual em quase todo lugar, creio também que é muito importante que tenhamos um espaço especial para os encontros com o Pai. Cito dois exemplos: Daniel, servo de Deus no cativeiro da babilônia, orava em seu quarto, na sua casa, três vezes ao dia (Dn 6: 10).

Jesus, por várias vezes, ia a lugares especiais (isolados) para nutrir sua vida espiritual. O lugar é importante. Prepare um lugar especial com infraestrutura suficiente para que você possa se encontrar com Deus em paz. Deixe claro para quem quer que seja que não quer ser incomodado naquele momento.

4. Tenha um caderno de registro de sua vida espiritual. É importante manter certo controle estatístico de como anda a sua dedicação à sua vida espiritual. É importante observar todos os dias se estamos cumprindo com nosso compromisso de oração e meditação da Palavra, santificação, intercessão e atuação no reino dentro das funções que Deus através do nosso líder nos colocou.

Sempre anotar o que nos impediu de cumprir nosso compromisso com o Senhor. Assim, teremos uma visão de como temos andado em nossa dedicação à vida espiritual. Acompanhamento é fundamental. Tenha seu caderno de registro de sua vida espiritual. É muito gostoso folheá-lo e ver o que Deus falou conosco e conseguir perceber o que está bom, o que precisa melhorar e o que precisa mudar.

5. Faça sua parte que Deus fará a dEle. A vontade de Deus é que cresçamos em nossa vida espiritual, assim, Ele abençoará qualquer esforço, por menor que seja, a fim de que permaneçamos firmes e fortes nesse propósito. Assim, cabe a nós fazermos a nossa parte, pois Deus fará a dEle. Quero te desafiar a fazer a sua parte! Você verá como crescerá e sua vida será poderosamente abençoada.

O Espírito Santo é o grande sopro de Deus. É o grande alento do nosso Pai Celestial. É a grande partilha de Deus conosco. O Espírito Santo na Trindade é Aquele que procede do Pai e do Filho, é Aquele que tem o encargo de transbordar para nós a Pessoa do Pai e do Filho. O Espírito Santo é Aquele que na Trindade promove o amor e o conhecimento do Pai e do Filho em nós. Ele é o encarregado de prosseguir a missão de Jesus através da nossa vida e fazer transbordar para nós, as riquezas da graça do Pai e do Filho.

Não deixe que nada lhe afaste da comunhão do Espírito Santo, esteja sempre comprometido com Deus crescendo e frutificando integrado na igreja, na célula e gerações. Em Mateus 22: 37 a 39 Jesus disse: Amarás o Senhor teu Deus acima de todas as coisas e o teu próximo como a ti mesmo.

Em 2021, como nos dias de Elias, busque ao Senhor como você nunca buscou, e você viverá o que nunca viveu! Amém! Uma pergunta importante: Você já entregou a sua vida ao Senhor Jesus para receber a salvação? Se a resposta for não, você crê e quer fazê-lo agora? Coloque aqui que você quer e oraremos agora com você.

Amamos vocês,

Aps. Eliezer e Zenita Moreira

Imprimir

Deixe um comentário