Homem de verdade I Rs 2:2 / Êx 18:21-22

Características do homem que Deus levanta

1. Coragem (I Rs 2:2 – sê homem!):

• É comum aos homens fugirem diante das pressões (Adão).

Exemplo: Moisés no deserto apascentando ovelhas Êx 3:1,11.

Exemplo: Pedro em Jo 21:3 voltou a pescar.
• Muitos vão pescar, ficam assistindo series no Netflix, se escondem em suas casas e inventam o maior número possível de entretenimento para fugir de suas responsabilidades diante de Deus, família e sociedade.

Quem é o corajoso? Corajoso é quele que vê a dificuldade e a enfrenta.

2. Homens capazes (v.21):

• Isso esta relacionado a força, poder e eficiência. Deus não usa covardes! Quem é o covarde? É aquele que vê a dificuldade e foge.

• Homens capazes são àqueles que buscam crescimento, se instrumentalizam aprendendo coisas novas e buscam ser excelentes naquilo que fazem.

• Homens capazes buscam capacitação em Deus, pois Deus quer levantar homens que creem que toda suficiência vem de dEle (II Co 9:8).

3. Tementes a Deus (v.21):

• O que é temer a Deus? Primeiro é ter fé e fidelidade; Segundo é ter consciência de que Deus disciplina seus filhos, se escolherem não andar em seus caminhos. Gn 31:53

• Quem é que não tem temor? Aquele que sabe o que deve ser feito e não faz (prevaricar), ou faz aquilo que não deve ser feito (presunção). Lc 12:47-48

• A quem devemos temer? Mt 10:28

4. Homens de verdade (v.21):

• O que significa homens de verdade? Homens firmes, fieis, estáveis, constantes e que tenha credibilidade.

• Muitos tem abandonado sua posição dentro de seus lares, trabalhos e igreja, com a esculpa: quero evitar discussões e confrontos com a minha esposa e com os líderes da Igreja.

• Não quero estimular discussões e confrontos. Mas ao governar minha casa, família e exercer minha liderança na igreja essas coisas acontecerão, e eu não posso fugir delas.

• Foi Deus quem criou o homem de verdade, e o comissionou para: dominar (governo), sujeitar (autoridade) e cultivar (produtividade).

5. Que aborreçam a avareza (v.21):

• Avareza é ganho injusto. E isso acontece quando você deixa de dar a alguém o que é justo.
– Patrões avarentos visam somente o seu próprio lucro (quanto menos pagar aos empregados mais sobra para mim!).
– Empregados avarentos fazem só pelo dinheiro (eu quero emprego e não trabalho).
– O avarento na igreja quer, seu casamento sendo acompanhado, seus filhos sendo acompanhado, mas quando fala de fidelidade nos dízimos seu lema é: já tem muita gente dizimando e a igreja não precisa do meu, ou pra que tanto dinheiro, este pastor deve estar roubando.

Precisamos entender duas coisas:
– Fidelidade é para com Deus nos dízimos.
– Generosidade é para com as ofertas, para uma colheita abundante.

• Homens que Deus levanta tem que ter estas marcas. Isso é aborrecer a avareza (I Tm 6:17-19) (2 Co 9:5).

6. Põe-nos sobre eles por chefes de mil, cem, cinquenta e dez (v.21):

• Liderança é algo para o qual Deus criou o homem, aqueles que fogem estão fora do propósito de Deus.

• Liderar deveria ser algo espontâneo ao homem.

– No Éden Deus deu ao homem esta incumbência de governar, liderar e administrar (Gn 1:26).
– No Tabernáculo Deus ordenou aos homens o serviço (Êx 28:1,3).
– Na Igreja no N.T. a ordem é a mesma (At 6:1-3 / I Tm 2:8).

• Muitos veem isso como algo machista e autoritário, mas não é! Os bons governantes não são os machistas e autoritários e sim os sábios, amorosos e generosos.

• Não estamos ensinando que não há lugar para as mulheres na igreja, pelo contrário, elas são  fundamentais, mas isso não nos isenta no nosso papel.

7. Para que julguem este povo a todo o tempo (v.22):

• O homem que Deus levanta é um resolvedor de problemas.

Julgar significa: decidir controvérsias.

• Estamos sendo treinados para julgar o mundo e os anjos (I Co 6:1-8).

• Não podemos fugir da responsabilidade de resolver as causas pequenas que há entre os irmãos, fomos levantados para dar suporte aos Apóstolos, pastores e líderes.

• Fomos chamados para remover o fermento da discórdia e divisão que há no meio do povo. E não para botar panos quentes nas situações.

8. E eles levarão a carga contigo (v.22):

• O grande problema de muitos homens no reino de Deus é não ter tempo para Deus.

Mentalidade do ocupado demais: Deus sempre chamou os ocupados, ele não chama pessoas desocupadas.

• Se nós queremos avançar na obra a qual Deus nos chamou, não podemos ficar parados.

• Hoje o Senhor te chama para juntos tomarmos esta responsabilidade de edificarmos sua igreja e expandirmos o Seu reino na terra, fazendo isso como homens de verdade, homens de honra que governa a partir do seu território fazendo diferença nesta geração.

Fonte: Palavra ministrada pelo Ap.Eliezer F.Moreira – @apeliezeriacc12 na Rede de Homens IACC