Habitar no esconderijo do Altíssimo

Salmos 91

Todo mundo sabe que Deus é onipotente, que retem todo o poder, mas saber apenas na mente, apenas com o entendimento natural, não muda nada, é preciso crer, ter fé. Na prática, o que vemos é muito medo por parte das pessoas de depender de Deus e de crer no Seu poder. As pessoas acabam limitando a ação de Deus, impedindo-O de usar o Seu grande poder, visto que Ele só se manifesta à medida da nossa fé.

Deus estabeleceu leis e princípios para reger a vida no reino espiritual e físico, e aqui no reino físico colocou uma chave para ativar o Seu poder e essa chave se chama fé, que uma vez aplicada, traz descanso, confiança,  fidelidade e obediência, quem não crê, não fala, não obedece e acaba não confiando e nem dependendo de Deus. De alguma forma, quando não cremos, inconscientemente estaremos dizendo que Deus mentiu ou que Ele não é reto, não é fiel, não é justo, nem verdadeiro e que a Sua Palavra não é digna de confiança. Sem fé é impossível agradar a Deus e isso nos afasta dEle.

Habitar no esconderijo do Altíssimo significa morar no lugar secreto de Deus e quando descansamos na Sua sombra, estamos dizendo que confiamos nEle, que a Sua cobertura nos faz seguros, que Ele é nosso escudo e fortaleza.

Vamos ver de quais riscos e perigos Deus nos livra todos os dias:

 1. Os riscos e perigos da vida

Neste Salmo vemos cinco tipos de perigos dos quais Deus nos livra. O primeiro deles é o biológico. Estamos rodeados de perigos biológicos. O versículo 3 nos diz que o Senhor nos livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa (contagiosa, infecciosa, a peste que se pega no ar). O versículo 6 ainda nos lembra de outra peste, a que se propaga nas trevas. Há um universo de germes, micro-organismos e bactérias ao nosso redor além do Covid 19. Mas Deus nos livra de todo mal diariamente, mesmo se houver uma contaminação por um descuido nosso, profetizo que Ele nos livrará da morte!

Em segundo lugar, há os perigos psicológicos, os meandros da mente humana. O terror noturno, mencionado no verso 5, é uma expressão mais rebuscada para pesadelos. Quem nunca sonhou que estava caindo em um buraco sem fim, ou que estava preso e não conseguia sair, ou coisas desse tipo? Ou quem nunca dormiu com medo intenso de perder o emprego, ou de ficar doente? Há dias em que a angústia vem, mas no versículo 15 diz que se invocarmos ao Senhor, Ele nos responderá; e na nossa angústia Ele estará conosco. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas os Livra. (Sl. 34:19).

Jesus orando ao Pai no evangelho de João 17:20,21 disse: estou orando por aqueles que irão crer em mim através da Sua Palavra, fim de que todos sejam um; e como és Tu, ó Pai, em mim e eu em Ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Habitamos nEle, este é um lugar seguro!

O terceiro fala dos perigos do acaso. A seta que voa de dia simboliza o acidente, os contratempos das circunstâncias da vida. A seta que voa de dia também pode ser uma bala perdida. Profetizo segundo estas promessas do salmos 91, que essas coisas ruins e malignas nunca vão acontecer conosco, pois fizemos do altíssimo a nossa morada! Sempre, pela fé, permaneça neste lugar inatingível: habitando no Altíssimo, escondido no Seu esconderijo. Ali a vida terrena se torna pequena diante da eternidade.

Deus nos livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa, aqui fala também de armadilhas espirituais”. É o maligno quem arma arapuca ao nosso redor e quem põe laço para tentar nos prender através de mentiras e enganos. Sempre há o risco espiritual, invisível. Mas o Senhor Deus nos faz uma promessa no verso 10: “Nenhum mal de sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda”. Praga significa um mal espiritual, mas se cremos em Deus e no Seu filho Jesus, Ele nos livrará.

2. Como entrar no esconderijo do Altíssimo

A primeira evidência de que entramos no esconderijo do Altíssimo é o descanso. É crer e andar debaixo desse descanso, dessa promessa, dessa aliança firmada no sangue de Jesus. Quando pela fé em oração com ação, colocamos o sangue do Cordeiro de Deus sobre a nossa vida, estamos declarando nossa conversão nEle, estamos declarando que cremos e confiamos nas suas promessas contidas na Sua Palavra, estaremos tomando a decisão de andar com Ele, de  entrar no Seu esconderijo, nesta hora a presença de Deus nos dá descanso, Sua sombra se torna nossa cobertura.

Em Mateus, 23.37, Jesus disse: “Quantas vezes eu quis arrebanhar vocês, do mesmo jeito que uma galinha pega os seus pintinhos e os coloca debaixo das suas asas!”. Quando é que somos guardados no esconderijo do Altíssimo? Quando estamos debaixo das asas do Senhor. Estar debaixo das asas do Senhor é se deixar guiar por Ele; é se permitir ser comandado e dirigido por Ele.

Segundo; habitamos no esconderijo do Altíssimo quando somos capaz de enxergar além do natural; quando não ficamos assustados diante da primeira ameaça, pois sabemos que o Altíssimo está em nós, pois estamos juntos e somos um. Muitos não experimentam a proteção de Deus porque não têm fé e, sem fé, desagradamos e limitamos o poder de Deus em nosso favor.

A verdade tem pelo menos três dimensões: 1ª) A doutrina; aquilo que está escrito. 2ª) A coerência entre o que eu falo e o que eu vivo, e a 3ª), a verdade de uma vida transparente revelando honestidade; precisamos falar de algo que, de fato, crêmos e vivemos. Quantos aqui crêem no Deus Todo Poderoso? Então descanse e profetize milagres e vitórias em todas as áreas da sua vida!

O terceiro princípio para habitar no esconderijo do Senhor, é nos apegarmos a Ele com amor. No original, “apegar” significa “grudar em Deus e nunca mais largar”. A vida só tem sentido se for à sombra do Onipotente. Neste mundo existem muitas pessoas neuróticas, angustiadas e temerosas. Mas, se estamos à sombra do Onipotente, temos a proteção do Senhor e a paz reina. Decida-se hoje descansar em Deus, fazendo do Senhor a sua morada. Apegue-se a Deus com amor.

Esta salvação poderosa acontece com todos os que creem e recebem a Jesus como Senhor e Salvador, Jesus é a única porta de acesso. Se você crê e quer experimentar, faça agora esta oração, ore após mim: Senhor Deus, criador dos céus e da terra, eu creio em Ti e em Teu Filho Jesus como meu Senhor e salvador,  peço perdão pelos meus pecados e entrego agora a minha vida ao Senhor Jesus, eu recebo pela fé a vida eterna, quero hoje habitar para sempre no Teu esconderijo, eu confio em Ti oh Deus, em nome do Senhor Jesus! Amém!

Agora nos fale nos comentários que você orou conosco, faça contato conosco, queremos orar pessoalmente e diretamente com você!

Esta Célula pertence a Igreja Apostólica Corpo de Cristo, nossos pastores são os Apóstolos Eliezer e Zenita, estamos a sua disposição, em breve estaremos de volta com os cultos da igreja!

Que o Espírito Santo fortaleza a todos, que haja paz na sua casa ENDJesus!

 Amamos cada um de vocês!

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

Imprimir

Deixe um comentário