Fundamento de fé e graça

Gálatas 1:6 a 8; 2:16 a 21

Neste texto de Gálatas em que lemos hoje, vemos que, já naquele tempo, o Evangelho de Jesus Cristo já estava sendo pervertido e o Apóstolo Paulo estava preocupado com a igreja em Gálatas. Isto nos mostra que é importantíssimo reconhecer o que é andar no Espírito e o que é andar na carne. Nem sempre andar na carne significa ter pecados grosseiros, as vezes são coisas pequenas que nos leva a sair da graça de Deus, saindo do descanso e andando pelo que se vê e não pelo que se crê.

Em nossa caminhada cristã vamos passar por situações em que seremos testados, mas não podemos sair da direção do Espírito Santo quando estamos sob pressão, caso contrário seremos reprovados e roubados pelo maligno. Andar no Espírito é se manter na fé e na graça! É ter o descanso no Senhor! A Ele pertence nossas preocupações! Jesus disse em Mateus 6:33 que devemos focar na expansão do Seu Reino na terra, colocando este reino e Sua justiça em primeiro lugar, pois nesta rota, Deus suprirá todas as nossas necessidades!

Por conta de um ensino errado os Gálatas saíram da posição de descanso em Deus. Quais são as áreas que perdemos o descanso em Deus? Se existe uma área em nossa vida que não temos descanso, eis aí um sinal para nos apegarmos à cruz de Cristo e pela fé, focarmos nas suas promessas! Se os desafios vão além das nossas forças, não compete a nós esta luta, vai além de nós, nosso papel é crer, ativando a fé, deixando o problema com Deus! Descanse nEle!

Será que conhecemos a força da graça de Deus ou é só teoria em nossa vida? Se andarmos na carne no sentido de confiar nela, estamos dizendo a Deus que não confiamos nEle para resolver nossos problemas, e tem mais, se tomarmos a frente de Deus, Ele não põe a mão, Ele não faz aliança com a carne! O Evangelho é poder de Deus, e quando ele é falsificado não frutifica. Deus disse ao Apóstolo Paulo, minha graça te basta nesta luta, ela é suficiente para você vencer, apenas continue firme confiando e fazendo àquilo que Eu te mandei fazer.

Em Gálatas 1:8, o versículo nos diz que qualquer outro Evangelho que seja ensinado, que não seja o da doutrina apostólica, seja jogado fora. Gálatas 2:16 nos mostra que saímos da graça quando andamos na carne, quando confiamos apenas nas obras, isto deve ser feito, mas não é a base da doutrina. Na carne achamos que merecemos certas coisas, mas espiritualmente, nós as temos por graça, mesmo sem merecer, mas por causa da nossa fé em Cristo!

É por causa do sangue de Jesus derramado na cruz que hoje podemos ter a graça da eternidade! Deus se agrada quando somos achados nEle, sem justiça própria, senão aquela que é de Cristo! O versículo 21 nos coloca que se vamos fazer tudo pelas obras, então o sacrifício de Jesus na cruz foi inútil!

Anular a graça é se valer de nossa justiça própria, isto destrói a possibilidade de Deus operar em nossa vida! A graça de Deus é suficiente para mudar nossa vida, mudando circunstâncias e nos capacitando onde precisamos, nos dando certeza de paz, alegria e descanso, mesmo quando a situação à nossa volta está preta! O que opera milagres em nós não o faz pelas obras e sim pela graça mediante nossa fé. É simples, é fé e unção!

Gálatas 3:9 nos mostra que os da fé são abençoados com o crente Abraão, mas no versículo 10 diz que andar anulando a graça, não é apenas andar na carne, é ainda, andar em maldição! Não podemos confiar em nós mesmos, não somos salvos e vitoriosos porque temos boas obras, mas porque em Cristo recebemos a Graça salvadora e graça significa favor imerecido, não merecemos a salvação, é por graça.

Se anulo a graça de Deus, estou debaixo de maldição! Que possamos desfrutar a graça de Deus e entender que é na graça que Deus vai mudar nossa vida e é lá que teremos descanso! Resolvemos o nosso dia a dia, honrando a Deus descansando nEle, isso é fé! O capítulo 4:8 a 11 nos questiona dizendo que nossa vida cristã é uma vida de liberdade. A vida em Cristo nos tira completamente da escravidão.

Será que deleitamos na graça? Será que desfrutamos de nossa liberdade em Cristo? É na força da fé que acessamos a graça do Evangelho de Cristo que opera milagres e se torna arma poderosa para Deus atuar em nossas vidas!

Andar na graça é a única forma de vencermos o pecado em nossa vida! Viver pelo Espírito nos dá vitória sobre a velha natureza! Os frutos do Espírito só aparecerão em nossa vida se a graça de Deus pela fé puder operar, para manter a alegria e a paz diante de situações difíceis. É ela que vai nos encher de mansidão quando todos estão querendo chutar o pau da barraca.

Deus está no trono e jamais sairá de lá! Segundo Gálatas 6:8, se sairmos da graça, colheremos corrupção, é a decadência, é a derrota, é o fracasso! Mas o que semeia no Espírito de Deus colherá vida de Deus, a vida eterna, a qualidade da vida de Deus pulsando dentro de nós, tanto aqui como na eternidade com Ele!

Tudo está firmado na nossa fé em Jesus e Sua Palavra, a fé é o centro da nossa força. Fé é o princípio governativo, pois quem tem uma fé sólida, inabalável e com raízes profunda, governa o território e este território começa em nós e se expande poderosamente na vida de outros e para novos horizontes. Esta fé nos leva a enxergar o que ainda não veio à tona, mas que nos leva a vislumbrar!

Quantos querem dormir melhor e desfrutar da presença de Deus, num nível de graça maior no Senhor? Entre em uma posição de permitir pela fé, que a graça de Deus possa operar milagres em sua vida! Se Deus disse em Sua Palavra, posso falar confiadamente que Ele o fará! Amém!!!

Prática: Deus falou com você nesta palavra? Compartilhe!

Líder, ore por todos para Deus ampliar a fé, profetiza sinais, prodígios e milagres na vida de todos, na célula e igreja. Ore pelo novos e visitantes!

Atenção: Próximo culto de domingo as 18 horas o Apóstolo André Davi estará conosco liberando o dom de riqueza, ele vai nos abençoar ministrando e orando por nós liberando unção para prosperar e conquistar em todas as áreas da nossa vida, se organizem e venham todos! É tempo favorável de Deus!

No amor de Cristo!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário