Hebreus 12:1-3
Temos aprendido muito sobre a fé estas últimas semanas. E como é importante entender sobre a fé e tê-la em nossa vida inabalável. Como vimos semana passada: Os resultados da fé do Reino de Deus são alegria, paz, amor, perseverança, esperança, segurança e regozijo. Tenha essa certeza: quanto mais a sua fé estiver firme, nada e nem ninguém poderá te separar dos caminhos de Jesus nosso Senhor.
Jesus é o Autor da nossa fé, Ele é tanto o fundador, como o consumador dela, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem e Consumador, porque aperfeiçoa, e completa essa fé em nós. Do princípio ao fim, Jesus é a fonte e sustentação da fé que nos salva. Aleluias!!
A Salvação é realizada através da fé que é o dom de Deus como diz em Efésios 2:8, Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Jesus é a origem e o meio de crescimento da nossa fé.
A quem é dada essa fé salvadora? Ela é dada para todo aquele que recebe a Jesus, como Senhor e Salvador, o Filho do Deus vivo. Assim, somos chamados ao arrependimento, ao abandono do pecado e nascer para uma nova vida. Tudo isso ocorre pela fé.
Como é dada essa fé? Deus opera de uma maneira soberana, sem forçar o homem, mas dando a ele uma nova disposição para querer as coisas de Deus. É também pela fé que recebemos o Espírito Santo da promessa. A fé salvadora é divina, é fruto do Espírito Santo, é dom de Deus.
Vemos nesta passagem de Hebreus algumas coisas importantes para ter nossa fé inabalável:
- Estamos rodeados de uma nuvem de testemunhas.
Essas testemunhas fala dos que deram testemunho de sua fé no passado. O capitulo 11 de Hebreus nos apresenta uma relação de heróis e heroínas que venceram a corrida. Eles fazem parte da história do povo de Israel. Pessoas como Abel, Enoque, Noé, Abraão, José, Moisés, Raabe, e tantos outros. O detalhe comum a todos é que Eles venceram porque creram e tiveram a fé inabalável, independente do que as circunstâncias diziam eles decidiram crer nas promessas de Deus. Em Hebreus 11:1-2 diz: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho.
Através destes testemunhos de fé, podemos tomar como exemplo em nossa vida de também crer e agir com fé alcançando as promessas de Deus e sendo fiéis a Ele até o fim. Se eles conseguiram nós também venceremos em Cristo Jesus.
- Deixemos todo embaraço e pecado que nos rodeia.
Pense hoje o que na sua vida pode estar sendo um embaraço te impedindo de prosseguir e crescer? Existe algum tipo de pecado te rodeando ou até mesmo dominando sua vida? Temos que em Jesus nos desprender de todo embaraço e de uma vida de pecado para que nossa fé seja protegida e não se abale por meio de circunstâncias ou pecados trazendo frieza, desanimo, falta de fé, infidelidade e etc.
Este capitulo 12 de Hebreus é muito profundo. Ele nos fala também que o Senhor disciplina a quem ama para que sejamos participantes de Sua santidade não perdendo a nossa comunhão com Ele. Veja este trecho também: Portanto levantai as mãos cansadas, e os joelhos vacilantes, e fazei caminhos retos para os vossos pés, para que o que é manco não se desvie, antes seja curado. Hebreus 12:12,13.
Que tremendo, aqui ele nos mostra que nós devemos tomar a decisão e perseverar em fazer caminhos retos para nossa caminhada em Cristo. E até aquele que está manco, ou como uma pessoa que ainda não está com os passos firmes em Deus, que estão com as mãos cansadas, sem esperança, que estão sem conseguir ter uma vida de oração firme. Se essa pessoa decidir, orar com fé e proteger sua vida com os princípios de Deus fazendo caminhos retos, terá uma fé inabalável.
Mas veja, essa decisão é nossa e não de Deus, muito menos das pessoas. Deus já nos enviou Seu Filho nos dando a graça da salvação. Ele enviou Seu Espírito que habita em nós nos dando direção, consolação e fortalecimento. Somos também de uma igreja em células e de discipulado. Temos uma cobertura apostólica. Estamos sempre rodeados dos nossos irmãos em Cristo e nossos discipuladores. Saiba o Senhor tem te provido para que não se desanime, antes esteja firme e seja também canal para outros se firmarem também. Estamos no tempo favorável de Deus. Creia e tome posse desse novo tempo em sua vida e família. Decida hoje viver o melhor de Deus para sua vida. Não tenha medo de deixar o Senhor transformar o seu viver, Ele tem o melhor para você. Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. Hb. 12:11.
- Corramos com perseverança a corrida que nos é proposta fitando nossos olhos em Cristo.
Jesus, Ele nos dá o exemplo de como suportar lutas e tribulações. Ele suportou a morte na cruz por amor a nós até o fim e depois recebeu honra maior assentando-se a direita do Trono de Deus. Nós também devemos seguir o exemplo de nosso Mestre, ser fieis até o fim e ganharemos na gloria a Coroa da vida!
Devemos desviar os olhos de pessoas ou coisas e olhar exclusivamente para Jesus. Quando olhamos para o lugar errado, vemos o que não queremos ver ou o que não devíamos ver. Erramos a direção do olhar e, ao mesmo tempo, erramos o caminho a seguir. E se erramos o caminho, perdemos a paz, as bênçãos e a felicidade. Há pessoas que olham constantemente para trás; para justificar suas queixas, para murmurar dos tropeços, para lamentar as derrotas. Não olhe para trás, fite seus olhos em Jesus!
A vida cristã é uma corrida para alcançar um alvo que temos pela frente. Aprendemos aqui, que nós cristãos não andamos sem rumo, mas ao contrário percorremos a estrada principal, corremos com perseverança a carreira proposta e assim mantemos nossa fé inabalável. Nem o próprio Deus trabalha sem uma meta ou objetivo. Tudo que Ele faz tem uma meta. Não somos como turistas que retornam ao ponto de partida, mas como peregrinos que estão sempre em direção a um objetivo. Nossa meta é nada menos que o próprio Cristo. Assim procuramos ser semelhantes a Ele e ter Sua Presença em nós. Se estamos em direção a um ponto de chegada, é bom que perguntemos: Estou tendo algum progresso? Estou avançando em minha vida espiritual? Estou vendo resultados? Se tenho uma meta, estou chegando cada vez mais perto dela?
Olhar para Cristo é o único modo de nos mantermos espiritualmente firmes. Se queremos ter a nossa fé inabalável permaneçamos firmes em olhar para Cristo, nosso Autor e Consumador da fé.
A Jesus sejam a glória e a majestade, o domínio e o poder agora e para sempre.
Prática: Ore declarando um novo tempo de firmeza na fé e intimidade com Deus!
Pastora Vanessa C. Moreira Sampaio