Enfrentando as pressões

João 6:5-14

Você já teve alguém inesperado para o jantar? Que tal se você tivesse 10.000 mil pessoas de repente? O que faria? Quantas vezes você já ouviu falar sobre pressão? Já ouviu alguém dizer que está numa panela de pressão?

Estar em uma pressão é uma bênção. Mas quando alguém diz estar em uma panela de pressão, usa o termo de uma forma negativa e não positiva. Se você está no presente momento vivendo uma situação de extrema pressão, queremos convidá-lo a olhar para este texto que lemos e passar a ver estas circunstâncias com uma atitude positiva.

A bíblia declara neste texto que havia cerca de 5000 homens na montanha. Isso sem contar as crianças e mulheres. Eles estavam com fome. O versículo 5 diz que Jesus se dirigiu a Filipe e perguntou: Onde compraremos pães para lhes dar a comer? 

Você acha que naquele momento Filipe ficou debaixo de uma pressão? Analisando este texto encontramos uma situação de pressão sobre os discípulos: A solução de Jesus para a necessidade da multidão era: “dai-lhes vós de comer” e a pergunta de Jesus dirigida a Filipe foi: Onde compraremos pães para lhes dar de comer?

Filipe não sabia o que Jesus ia fazer, nem sabia o que deveria fazer diante da situação. Às vezes na vida está tudo calmo, sopra a brisa mansa, mas de repente algo inesperado acontece e você está sob pressão, sem saber o que fazer. A coisa mais importante a considerar não é o fato de estar sob pressão, mas como responder diante da pressão.

A pressão testa nossa fé em Jesus. Todos os milagres que Jesus realizou foram milagres extraordinários. Mas há várias características acerca deste milagre, que o tornam único:

Exemplos: Este é o único milagre mencionado por todos os quatro evangelhos. É o único milagre registrado no qual Jesus pede o conselho de alguém. “Onde compraremos pão?” É a única vez que Jesus realiza um milagre diante de uma tão grande multidão.

Jesus havia trabalhado todo o dia e tinha diante de si uma multidão faminta. 

Temos aqui dois problemas: Havia falta de comida e a multidão estava com fome. A coisa admirável é que Jesus sabia o que fazer, antes que o fizesse. Ninguém reclamou que estava com fome; ninguém disse que precisava de comer; mas Jesus sabia sua necessidade, antes mesmo que eles tivessem consciência do fato. Coisa incrível é que Jesus sabia como satisfazer a necessidade antes que eles soubessem que ela existia. 

O grande problema ali não era falta de comida para a multidão; era a falta de fé dos discípulos.
Aquilo era um teste. Jesus perguntara: “onde compraremos”… Jesus não perguntou quanto dinheiro seria necessário para comprar pão. Mas quando Felipe ouviu a pergunta pegou sua calculadora e começou a pensar quanto era necessário para alimentar o povo. Concluiu que não havia ali dinheiro suficiente.

Aqui: surgem alguns problemas:

1. Não havia lugar onde comprar aquele pão, estavam em um lugar deserto fronte ao mar da Galileia;

2. Ainda que houvesse o lugar, não havia naquele momento dinheiro suficiente para comprar.

3. Ainda que houvesse lugar e dinheiro, não haveria tempo suficiente para ir e comprar, era longe.

Filipe olha para o tamanho da multidão e para circunstâncias adversas, e chegou à conclusão: Impossível. Por outro lado outro discípulo de Jesus, André, disse: Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas o que é isto para tanta gente?

Aqui temos duas situações: Felipe olha para o tamanho da multidão e diz impossível. André olha para a quantidade da comida e conclui: ilógico. Você não pode alimentar uma multidão tão grande com apenas cinco pães e dois peixinhos.

Tanto Filipe quanto André fizeram a mesma coisa que nós fazemos quando estamos em uma panela de pressão: calculamos as circunstâncias excluindo delas Cristo. Eles deixaram Jesus fora da sua equação, quando um deles diz: é impossível, e o outro: é ilógico, não faz sentido.

Quantas vezes, em vez de olharmos primeiro para Jesus como a solução, olhamos em volta dEle e o colocamos como a última alternativa? O que mais incomodou Jesus foi a falta de fé dos discípulos. Uma falta de alimento ou qualquer outro problema não é nada para Deus, mas a falta de fé dificulta o Seu agir. Em Lucas 18:27 diz: Àquilo que é impossível para os homens, é possível para Deus. Tudo quanto se transfere para Jesus pode ser transformado. Seu casamento, seu emprego, crises…, isto é, tudo. 

A pressão ensina-nos fatos acerca de Jesus, Ele tem a solução. Disse Jesus, fazei o povo assentar-se; pois havia naquele lugar muita relva. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. 

Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; igualmente os peixes, quanto queriam. E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca. Sobraram doze cestos cheios de pães e peixes, um cesto para cada discípulo doze!

Aprendemos aqui duas lições:

  1. Nunca duvidar do que Deus pode fazer, porque Ele é um Deus de milagres;
  2. Nunca negar a Deus o que Ele pede, porque Ele é o multiplicador, o transformador.

Aquele jovem deu a Jesus seu almoço, eram cinco pães e dois peixes, ele semeou e colheu de volta multiplicado, ele mesmo comeu até se fartar e viu através da sua atitude, uma multidão de mais de dez mil pessoas sendo alimentadas, inclusive, Jesus e seus doze! Se ele entregou é porque confiou em Jesus!

A pressão nos lapida, nos amadurece, nos faz mais fortes, mais calmos e nos leva a provar o miraculoso de Deus. Aquele milagre ocorreu nas mãos dos discípulos. A pressão também nos leva a conhecer a economia divina, pois na economia de Deus doze vezes um é multidão incontável como as estrelas e imensurável com a área da praia, na economia de Deus, cinco pães e dois peixes alimenta uma multidão.

Prática: Ore por todos e convide os discípulos e amigos para os cultos domingo e para a célula presencial. Se tiver visitante faça apelo, leva-os a Jesus! Não esqueça de marcar o discipulado!

No amor de Cristo!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário