Dai, e dar-se-vos-á

II Reis 4: 1 a 7

Este milagre realizado pelo profeta Eliseu nos revela a importância de reconhecermos que Deus se manifesta através de homens que creem nEle e que decidiram servi-lo, através de amar pessoas, levando a palavra de fé e esperança que hoje alcançamos em Cristo.

Quando Jesus subiu aos céus após quarenta dias da sua ressurreição, Ele nos comissionou como seus discípulos a pregar o Seu evangelho para salvação. Esta missão se resume em falar do amor de Deus e do perdão incondicional, que todos os que creem recebem pelo sacrifício de Cristo Jesus na cruz e na Sua ressurreição, está incluído nesta missão fazer dos que creem discípulos comprometidos na mesma missão.

O vs. 1 diz que uma mulher esposa de um dos discípulos buscou o socorro do discipulador; o profeta Eliseu, pois seu marido havia morrido e deixado uma grande dívida e ela teria que entregar seus filhos aos credores, para que fossem seus escravos. Aquela viúva que se achava em aflição, recorreu ao seu líder espiritual para que seu problema fosse resolvido.

Todas as vezes que com fé e obediência, buscamos a Deus, através de homens e mulheres que Ele colocou sobre nós, somos direcionados e abençoados por Deus através deles. A viúva, discípula de Eliseu, recebeu direção para exercitar sua fé, recebeu instruções específicas de como agir para ter revertida aquela situação de embaraço. (Repare que as orientações aparentemente pareciam sem nexo. Ela tinha apenas uma vasilha de azeite. Como uma vasilha encheria várias vasilhas?)

Este relacionamento que se desenvolve entre o discipulador e discípulo, deve envolver obediência, confiança e amor. Se isto acontecer haverá sempre a direção e a unção de Deus e nossas necessidades serão supridas.

No vs. 2 o líder Eliseu pergunta à esposa de seu discípulo falecido: Que te hei de fazer? Que representa: Em que posso te ajudar? Este relacionamento requer que estejamos atentos às necessidades das pessoas, que compartilhemos com elas seus problemas e suas vitórias, como está escrito em Romanos 12:15: “Chorai com os que choram e alegrai-vos com os que se alegram”.

A verdadeira igreja, como Deus idealizou e nos ensinou através de Jesus, requer que líderes e discípulos estejam unidos em espírito, para que a vontade de Deus se realize na vida de todos.

Há uma linda revelação no vs. 2 quando Eliseu pergunta: O que é que tens em casa? A viúva respondeu: “Tua serva não tem nada em casa senão uma botija de azeite”. Há momentos na vida, em que olhando para as coisas que estão ao nosso redor, sentimos não ter mais ao que recorrer.

É como a situação daquela mulher: seu marido morreu, ela não tinha dinheiro para pagar suas dívidas, sua família estava ameaçada, mas ela tinha fé, e fé no Deus único, o Deus que se compadece dos aflitos (o Todo Poderoso e autor da vida), ela entendeu que Deus se manifestaria através de um homem enviado por Ele para cuidar dela e de sua família, orando, ensinando, orientando, profetizando, exortando e treinando; isso equivale a discipulado.

A única botija de azeite que havia em sua casa, significa o último e principal recurso que temos, a FÉ e em consequência desta FÉ, a presença e a unção do Espírito Santo que jamais abandona aqueles que creem em Deus e o serve de coração, hoje temos acesso a este Deus através de Jesus, nosso Senhor e salvador.

Se porventura perdermos TUDO nesta vida, menos a fé em Deus, então não perdemos NADA! Quando tudo aparentemente está acabado, ainda temos a fé e através dela a oração, o jejum, as promessas de Deus a nosso favor e o poder sobrenatural do Espírito Santo que se manifesta, às vezes nos surpreendendo com soluções inesperadas.

Outro recurso ainda, é derramar desta fé e deste amor que recebemos de Deus sobre a vida de outros. Por vezes, mesmo estando na presença de Deus, em algum momento, podemos nos sentir fracos, com nosso testemunho incompleto, mas é nestes momentos que podemos olhar em redor e ver que há outras pessoas que precisam receber deste poder, amor, alegria, paz e esperança de Deus que está em nós, por menor que seja.

Há muitas “vasilhas vazias” em nossas famílias, em nossas células, em nossa vizinhança e não são poucas (muitas vidas que precisam de Jesus para serem salvas, para receberem uma nova vida e muitas outras ja salvas que precisam ser cuidadas e desatadas para prosperar).

Quando nos dispomos a transmitir a outros aquilo que temos recebido do Senhor, então aquilo que é dEle que está em nós se multiplica e quanto mais derramarmos, mas dEle teremos.

No mundo fomos ensinados a vivermos de forma independente, mas hoje Deus quer nos ensinar a vivermos sob a orientação de homens e mulheres que o representam. (Líderes espirituais que Deus nos dá para zelarem por nosso bem-estar, é assim que Deus idealizou a igreja, um corpo vivo onde os membros deste corpo estão ligados e vinculados em amor, Jesus é o cabeça deste corpo).

No mundo fomos ensinados a resolver nossos problemas sozinhos, mas hoje Deus quer nos ensinar a sermos humildes para estar debaixo de cobertura, ter alguém que Ele escolheu para nos guiar e apascentar, estes são mais maduros e comprometidos com a missão dada por Jesus, eles se dispuseram a servir para que também aprendamos a trabalhar em equipe servindo uns aos outros, e assim sermos aperfeiçoados e fortalecidos na unidade, no amor e na esperança.

Segundo a orientação de Eliseu, a viúva e seus filhos fizeram um trabalho conjunto que os salvou (vs.5). No mundo fomos ensinados a guardar, reter e nos apegarmos ao que possuímos, dispondo tudo unicamente para os nossos próprios interesses, mas hoje Deus está nos ensinando a derramar da vida dEle que há em nós, sobre outros, pois isso fará multiplicar tudo o que somos e tudo o que temos.

Jesus Cristo já pagou todas as nossas dívidas espirituais, emocionais e físicas, Ele já supriu para sempre nossas necessidades e já derramou sobre nós um poder de multiplicar tudo que Ele deu e ensinou, para que através da nossa vida, muitas outras sejam alcançadas e cheias da glória de Deus e experimentem de uma vida plena, completa, feliz e próspera que significa, vencer e superar todas as crises e tentações que existem neste mundo e pôr fim, a vida eterna.

(Obs. Lembrando que todas estas bênçãos citadas acima, que Jesus já nos deu, são condicionais. Para recebe-las precisamos pela fé praticar os princípios de Deus contidos em Sua palavra, a Bíblia).

Você que esta participando conosco crê em Jesus como filho de Deus, como salvador? A bíblia nos ensina que a fé que esta no coração precisa ser confessada para haver salvação. se você quer receber ore comigo esta oração de confissão:…

Pense agora em três pessoas que estão vazias, carentes de Deus em sua família, ou entre os amigos e vamos pedir para Deus em nome de Jesus, levá-los no culto e traze-los aqui na próxima célula através do nosso convite. Próximo domingo começa os sete domingos de propósito, participe!

Deus abençoe a todos com muito amor e compaixão!

Amamos vocês,

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário