Cura da alma para maturidade  

Salmos 142:7; II Coríntios 10:4-5

Aprendemos na bíblia que somos um espírito, temos uma alma e habitamos neste corpo. A questão espiritual já está resolvida quando cremos em Cristo e entregamos a Ele o nosso coração, nEle nascemos de novo para vivermos em novidade de vida. Na questão espiritual, é só buscarmos crescer no conhecimento do Senhor estreitando a nossa intimidade com Ele, agora, para vencermos rumo a maturidade, precisamos investir na nossa estrutura de pensamentos que vêm pela história de vida que adquirimos, com a nossa formação familiar

Na nossa alma estão as nossas emoções e se estas não estiverem equilibradas em um nível de cura, teremos grandes problemas. É por isso que a Palavra nos orienta a renovação da nossa mente, da nossa forma de pensar. Nossas ações são o resultado direto de nossos pensamentos. Se tivermos uma mente negativa, teremos uma vida negativa Se, por outro lado, renovarmos nossa mente de acordo com a Palavra de Deus, provaremos, em nossa experiência, o que está escrito em Romanos 12.2 “A boa, agradável e perfeita vontade de Deus, para nossa vida.

Os problemas das pessoas estão tão enraizados em padrões de pensamentos humanistas, que acabam produzindo os problemas que elas experimentam na vida diária. Aprenda que tipos de pensamentos são aceitáveis ao Espírito Santo e que tipos não são aceitáveis. Em II Coríntios 10:4,5 indica claramente que devemos conhecer suficientemente bem a Palavra de Deus para ser­mos capazes de comparar o que está em nossa mente com o que está na mente de Deus. Devemos lançar fora todo pensamento ruim sujeitando nossa mente ao Senhor Jesus.

 A mente é um campo de batalha. É vital alinharmos nossos pensamentos com os pensamentos de Deus. Esse é um processo que demanda tempo, busca, oração e estudo. É uma necessidade vital alcançarmos maturidade emocional. Assim como as batidas do coração e a pressão sanguínea são vitais, assim são estas coisas relacionadas a cura da nossa alma, pois a forma de pensar fundamentada em uma maturidade nas emoções, gera em nós uma vida plena, preenchida, completa, feliz e permanente.

Como você pensa, assim você é. Uma alma que não é curada pode se tornar uma bomba, que entra numa contagem regressiva para explodir a qualquer momento. Permita que Deus desarme essa bomba trazendo cura. Dê um basta nas emoções descontroladas. Não se deixe entrar em situações que possam fazer de você objeto de escândalo. É você quem decide caminhar para o êxito ou para a derrota.

Satanás é o autor do sistema do mundo atual, ambos trabalham para que todas as pessoas tenham rejeição, magoas e amarguras. Perdemos a normalidade no amar, não conseguimos nos sentir amados para amar, parece que nunca preenche. Tudo é meio neurótico. Para a alma caída, viver é comportar-se como que estivesse sozinho numa guerra, onde tudo é um perigo e as pessoas ao redor como inimigos e concorrentes.

A vontade enfraquecida pela imaturidade emocional, se torna incapaz de decidir, abdicando do controle de si mesmo ou caindo no extremo da obstinação cega e tola. No limite disso, somos instáveis, inconstantes e nossas escolhas duram pelo prazo de validade de um iogurte. Consequência: para muitos a vida vira um inferno. Alguns não sabem amar e outros não deixam outros se aproximar. O ser humano com a alma imatura vive ansioso, estressado e frustrado. As vezes colocamos expectativas pesadas demais em quem não pode corresponder e nos frustramos, depois cobramos, acusamos e condenamos, logo tudo começa a desabar.

Deus quer tirar a alma dos seus filhos do cárcere. Ele sabe que se a alma está presa em alguma área, então, Satanás cria um cárcere. Satanás tem cárceres específicos para prender a alma e manipular o desejo; muitas pessoas estão sendo manipuladas. Há pessoas que não conseguem vencer seus desejos e estão alimentando sentimentos que são perigosos e suspeitos. Eles mesmos, sem perceber, estão permitindo que a alma entre neste cárcere.

Tirar a alma do cárcere gera aproximação e relacionamento com Deus e com as pessoas. Por outro lado, as pessoas não têm prazer em estar perto de gente com a alma aprisionada, sem visão de perspectiva de uma vida melhor. As pessoas fogem quando somos negativos, grudentos, repetitivos, credores e dissimulados. Quando a nossa alma está livre do cárcere, as multidões chegarão até nós. Uma alma livre atrai as vidas, atrai a multidão, nunca está só.

Raízes de rejeição. O maior problema que enfrentamos é a raíz de rejeição, pois satanás começa desde o ventre. Uma pessoa com raiz de rejeição não se sente bem a respeito de si mesma. Ela está operando com uma deficiência emocional, não aprendeu que seu valor é ba­seado naquilo que ela é em Cristo, e não na forma como outras pessoas pensam, falam ou reagem em relação a sua vida.

Podemos ter uma alma restaurada praticando o exercício do perdão, treinando nossas emoções em perdoar naturalmente. Uma pessoa com sua alma restaurada, olha para as dificuldades sem perder sua identidade, libera perdão com qualidade sem ficar melindrado, supera as dificuldades sem reclamar, estão sempre acreditando num amanhã melhor, quando vê o outro crescer se alegra, quando olha para dentro de si, reconhece as áreas que precisam mudar, quando é corrigido pelo pais ou discipuladores, não se rebela, pelo contrário, obedece com alegria.

Quem tem a alma curada sabe ouvir e falar na hora certa, sabe administrar situações e emoções sem perder o controle, pode até ficar irado, mas não peca, pois mantem a calma, sabe falar sério e corrigir sem ferir e sabe falar com brandura em situações de dificuldade. Quem tem a alma curada é fiel até o fim, não recua diante dos desafios e avança para o propósito profetizando pautado na fé e na esperança. Quem tem a alma curada reconhece quando errou e muda, quando seu líder ou discípulo erra, não acusa e nem condena, mas defende tratando do assunto de forma particular, pois todo líder conhece seu discipulador e o seu discípulo.

Todos nós estamos no processo de cura da alma para a maturidade em Cristo, se nos rendermos cresceremos neste caminho da cura e restauração, cresceremos no caminho da excelência. A cura da alma estabelece maturidade emocional e sentimental sedimentado na forma de pensar segundo a Palavra de Deus, isso gera em nós uma vontade forte e inabalável.

Jamais desista, porque pouco a pouco você vai mudando. Quanto mais sua mente se alinhar com a Palavra de Deus, mais sua vida mudará para melhor. Quando começar a ver o bom plano de Deus para você em sua maneira de pensar, começará a andar nele. Deus começou uma boa obra na sua vida e irá completar em nome do Senhor Jesus. Amém!

 Quero orar por você! Ore conosco, peça perdão a Deus pelos seus pecados e perdoe a todos que pecaram contra você e decida hoje viver uma nova vida em Cristo Jesus, sem Ele não há salvação!

No amor de Cristo!

Apóstolo Eliezer e Zenita

Próximo domingo será a Ceia do Senhor, faça a sua inscrição. Esta célula pertence a igreja Apostólica Corpo de Cristo, você é o nosso convidado, venha cultuar conosco no próximo domingo. Nos fale aqui em qual culto você quer ir para que possamos fazer a sua inscrição. Até lá!

Imprimir

Deixe um comentário