Menu fechado

Cinco pedras que mudou a história

I Samuel 17:32-49

Ninguém no exército de Israel naquele tempo tinha coragem para duelar com o gigante inimigo Golias. Ele era o melhor homem do exército filisteu. E Davi logo percebeu que estava no lugar certo e, principalmente, na hora certa. Muitas vezes também nos vemos em situação semelhante. O tempo era conveniente. Bastava algumas coisas; fé, dependência de Deus, coragem, propósito, foco e estratégia.

Davi como Israelita não suportou a afronta de Golias contra Deus e contra o exército de Israel. O inconformismo com o que acontecia fez Davi tomar a iniciativa para mudar a situação. A radicalidade e o espírito de sacrifício também se manifestaram, uma vez que ele correu risco de morte naquela situação.

A determinação foi outro diferencial, porque ele não se deteve diante das intimidações de seus irmãos, de Saul e de Golias. Por fim o jovem demonstrou um sólido comprometimento com o propósito de Deus. Os outros soldados estavam envolvidos numa guerra, mas Davi estava comprometido com sua fé ao ponto de se dispor e se comprometer com o que Deus queria fazer; livrar Israel dos seus inimigos malignos.

 Na história de Davi e Golias podemos aprender muitas lições sobre  a vida.

1. Cinco pedras nos falam de propósito. As pedras tinham um propósito específico. Pedras podem ser usadas para inúmeras finalidades, mas aquelas cinco tinham um propósito específico.

Não podemos perder o foco no decorrer do projeto em que Deus nos deu para executar. Se perdermos o propósito não venceremos as batalhas. Pessoas focadas no propósito não perdem tempo, elas aproveitam cada segundo. Eu te aconselho a usar bem o seu tempo e as oportunidades que Deus está dando a você nesta vida.

2. Cinco pedras nos falam de inovação e mudança de paradigma. Davi não se importou em inovar usando as pedras para vencer o inimigo. Isto não significou a extinção da armadura e da espada. Na verdade Davi finalizou aquela luta com uma espada, mas o derrubou com uma pedra. Pessoas marcantes utilizam o novo sem desprezar o que já foi estabelecido. Precisamos ser cuidadosos com aquilo que é novo, mas não devemos de pronto desprezar. Tudo o que é novo precisa ter o selo da aprovação de Deus, se for desprezado nunca se saberá.

3. Cinco pedras nos falam de precaução e cautela. Uma pedra era suficiente (como na verdade foi), mas Davi pegou cinco, indicando que ele tinha a intenção de usar uma após a outra caso a primeira falhasse. Devemos sempre ponderar na possibilidade de erro na primeira tentativa de alguma ideia ou estratégia, devemos sempre planejar, mas se na primeira falhar, devemos tentar de novo até acertar.

  4. Cinco pedras nos falam de preparo e treinamento. Tempo investido em treinamento não é tempo perdido. Provavelmente foram as ameaças ao rebanho que motivaram Davi a se tornar um bom atirador. Ele certamente em várias oportunidades lançou mão da funda para defender seu rebanho, contudo nunca havia pensado que um dia derrubaria um gigante inimigo de Israel com uma pedra.

Algumas vezes estamos sendo treinados para liderar uma célula, mas aquele treinamento será útil para pastorear uma igreja ou até administrar uma empresa. Ou até fomos treinados para sermos vendedores ou professores, mas Deus usa estas habilidades que adquirimos para outras finalidades no seu reino.

5. Cinco pedras nos falam de qualificação. Davi sabia que não era qualquer pedra que serviria para o propósito. A pedra deveria ser lisa e roliça para dar direção e com o tamanho adequado para dar velocidade e impacto. Deus é cuidadoso na nossa formação e treinamento, pois somos pedras que serão atiradas por Jesus, que serão enviadas e como tal precisamos ser pedras lapidadas e aperfeiçoadas.

Aquelas pedras eram lisas por causa de outras pedras que na correnteza do rio iam ralando uma nas outras, foram lixadas. Isso fala do resultado que alcançamos nos relacionamentos, discipulado e comunhão com outros no nosso dia a dia.

6. Cinco pedras nos falam de responsabilidade. Na Bíblia o número cinco simboliza responsabilidade diante do Senhor. É o número de dedos da nossa mão indicando que temos compromisso com os nossos atos e daremos contas deles nesta vida e diante de Deus e, também é capacidade de trabalho e conquista.

7. Cinco pedras nos falam de coragem e valentia. A coragem de Davi tinha uma base lógica, não era uma coragem tola. Em primeiro lugar era baseada na sua fé e comunhão com Deus, porque ele cria que o Senhor era com ele e a unção já lhe havia sido concedida pelo sacerdote. Quando aplicamos a nossa fé em uma causa ou desafio, os céus se abrem na nossa direção e o poder de Deus age em nosso favor.

Davi só entrou em cena e marcou aquele instante porque tinha segurança de que ele poderia vencer o desafio, ele dependeu de Deus sem ser fraco. A dependência de Deus não é passividade diante dos desafios e obstáculos que enfrentamos no nosso dia a dia, mas é fé, confiança e busca pela vontade de Deus na nossa vida.

8. Cinco pedras nos falam de visão espiritual. Davi enxergou um grande potencial para vencer pelo fato de saber que Deus estava com ele, pois aquela luta não era apenas física, mas também espiritual, ela tinha um propósito de livrar Israel de um cativeiro. Ele usou uma arma simples, mas com Deus se tornou uma arma letal para o inimigo.

Precisamos ter a visão de Deus para cada detalhe de nossas vidas, em muitos momentos Deus age através de coisas simples, de ações pequenas recheadas de fé, amor e perseverança. Uma oração simples com um coração sincero sempre move o coração de Deus, uma ação pequena, mas com boa intenção move a Sua mão em nosso favor, uma semente recheada de fé, fidelidade e amor pode mudar tudo na nossa vida.

9. Cinco pedras nos falam de uma estratégia inteligente. Não era ingenuidade de Davi querer usar uma funda, mas uma grande astúcia. Inteligência é conseguir transformar as adversidades e desvantagens em surpreendentes estratégias de vitória. Tudo é uma questão de ótica, então aprenda a enxergar as situações de maneira positiva, aprenda a ver os desafios e as crises com a ótica de Deus, pois desta forma tudo muda e tudo se transforma ao seu redor.

Se hoje você está diante de um gigante que se opõem a você como desemprego, esta pandemia, uma enfermidade, uma perda, um medo etc. Jesus é a resposta, nEle você recebe uma nova vida, nEle você acessa o coração de Deus nosso Pai e a salvação para a vida eterna, nEle a vida passa a ter sentido!

Se você quer experimentar, basta você crer e receber a Jesus com Senhor e Salvador, ore comigo: Senhor Deus Todo Poderoso, eu creio em Ti e no seu Filho Jesus como meu Senhor e Salvador”. Peço a Ti perdão pelos meus pecados, entra na minha casa e muda a minha vida, quero receber a vida eterna que está em Jesus, meu Senhor, me integro no Teu reino na terra pela Sua igreja em nome do Senhor Jesus. Amém!

Se você fez essa oração com o coração, meus parabéns! Bem-vindo à família de Deus! Recomendo que você nos conte, pois você precisará de apoio. Estamos a sua disposição!

Esta Célula pertence a Igreja Apostólica Corpo de Cristo, nossos pastores são os Apóstolos Eliezer e Zenita, estamos a sua disposição, os cultos da igreja reiniciaram com restrição, faça a sua inscrição!

Um beijo no coração pelo messias a quem amamos de todo nosso coração!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta