Buscando a Sabedoria de Deus

I Reis 3:8-14

O temor de Salomão diante do desafio de governar Israel o levou a pedir sabedoria e esta sabedoria está disponível a todos que pedirem buscando em Deus e Sua Palavra.

Depois de Jesus, Salomão foi o homem mais sábio que já viveu sobre esta terra. Sua sabedoria foi concedida a ele por Deus quando ele pediu discernimento, capacitação e entendimento para governar o povo de Israel. No entanto, além de sua sabedoria, há outras virtudes que podemos aprender com a vida de Salomão.

Vamos analisar algumas delas:

1. Obediência: Quando Salomão se tornou rei, ele seguiu os conselhos de seu pai, o rei Davi, e se submeteu aos mandamentos de Deus. Ele construiu o templo em Jerusalém, como Deus havia instruído e seguiu os princípios de adoração que Deus havia ordenado. Em Provérbios 3:1-2, Salomão movido pelo Espírito de Deus escreve:Meu filho, não se esqueça da minha instrução, mas guarde no coração os meus mandamentos, pois eles prolongarão a sua vida muitos anos e lhe darão prosperidade e paz”. (Isto é Sabedoria).

2. Generosidade: Salomão foi generoso em suas ofertas a Deus e em seu governo deu presentes a seus aliados e construiu projetos públicos que beneficiavam o povo. Denunciando a sabedoria de Deus em Provérbios 11:25, ele escreve:O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá”.

3. Humildade: Apesar de sua grande sabedoria, Salomão não se considerava superior aos outros. Ele sabia que sua sabedoria vinha de Deus e que ele não era perfeito. Em Provérbios 3:7, ele demostra sabedoria ao escrever:Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal”.

4. Sabedoria divina: A sabedoria de Salomão era incomparável. Ele não apenas sabia como governar o povo de Israel, mas também escreveu mais de três mil provérbios e mil e cinco cânticos de sabedoria que ainda é estudado e apreciado por muitos hoje, alguns destes provérbios e cânticos estão na bíblia. Em Provérbios 1:7, ele escreve:O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina”.

5. Fé: Salomão acreditava em Deus e reconhecia a importância da fé em sua vida. Em Eclesiastes 12:13, ele escreve:Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem”.

Isto é, depois de ter buscado conhecimento e estudado sobre Deus e aos homens e a tudo o que existe, depois que já se disse tudo que se poderia dizer, eis aqui a conclusão que cheguei: Ame a Deus e tenha temor dEle obedecendo aos seus mandamentos; porquanto foi para isso que fomos criados, este é o dever de todos.

Em Mateus 17:5 Deus se referindo a Jesus falou de uma nuvem brilhante no monte da transfiguração: Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria. Escutem o que Ele diz! Escutar tudo o que Jesus diz e receber tudo o que Ele fez por nós significa sabedoria, pois os tolos confiam em si mesmos e se fecham para a salvação.

Se você crê em Jesus e ainda não legitimou a sua fé nEle, hoje é o dia de recebe-lo confessando a sua fé diante de Deus e dos homens. A bíblia diz: quem crer e receber a Jesus como Senhor e Salvador receberá a vida eterna.

Em resumo, as virtudes de Salomão incluem obediência, generosidade, humildade, sabedoria e fé. Que possamos seguir seu exemplo e buscar a sabedoria e a orientação de Deus em todas as áreas de nossas vidas. Amém!

Oração Final: Pela cadeira vazia (para que venham visitantes), pela cadeira do milagre, por motivos específicos da célula e da igreja…

Avisos: Próximo Sábado as 19:30 teremos o culto dos empresários, uma reunião de oração, palavra e orientação com todos que são empreendedores, autónomos, trabalhadores liberais e empresários. Participe!

Amamos a sua vida, família e esta célula!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir