Menu fechado

Buscando a Dracma perdida – Final

Lucas 15:1-10,22-32

Jesus estava ministrando sobre o reino dos céus em um local aberto quando se aproximaram os publicanos e pecadores para ouvir o que Ele falava. Publicanos eram o nome dado aos coletores de impostos nas províncias do Império Romano. Os publicanos eram detestados pelos judeus e muitas vezes envolviam-se em corrupção cobrando das pessoas além do que deveriam, eram considerados pecadores, pessoas que tinham se desviado da lei de Deus.

Aqui no capítulo 15 de Lucas Jesus conta três parábolas; na primeira Ele fala da ovelha perdida, depois Ele conta sobre a mulher que tinha dez dracmas e perdera uma e por último Ele relata a história do filho prodigo. A finalidade de Jesus aqui era mostrar que Deus se importa com a salvação das pessoas, somos considerados pecadores e precisamos de perdão. Jesus queria mostrar que todos se desviaram e se perderam de Deus e que Ele veio para nos resgatar.

Jesus estava sendo criticado pelos fariseus e escribas pelo fato de sempre estar com estas pessoas consideradas pecadoras, normalmente os rejeitados por aquela sociedade religiosa, entre elas estavam cobradores de impostos desonestos, judeus que trabalhavam para os Romanos, prostitutas etc. Jesus visitava estas pessoas como fez com Zaqueu, conversava com eles nas praças e iam nas festas que eles faziam. Foi assim que  Jesus conseguiu salvar e resgatar muitas destas pessoas para o Seu reino.

Jesus começou com a Parábola da Ovelha Perdida perguntando: “Qual de vocês, se tiver cem ovelhas e tiver perdido uma delas, não vai em busca da ovelha perdida?” (Vers. 4). Nessa pergunta Jesus ensina que todo pastor bom e zeloso, necessariamente buscará a ovelha perdida.

Ele agirá dessa forma mesmo que isso implique em deixar as outras noventa e nove ovelhas enquanto busca uma única ovelha desgarrada, pois esta é preciosa e ele não vai desistir dela, por outro lado as noventa e nove estão seguras aos cuidados do seu ajudante (Timóteo) e das ovelhas guias que sempre ajudam o pastor neste trabalho, uma se perdeu e ele vai busca-la aonde quer que esteja.

Aqui Jesus estava ensinando que Ele era este pastor que veio para buscar os que haviam se perdido. Deus sempre vai tratar conosco de forma pessoal e individual, no meio da multidão Ele nos vê pessoalmente. Jesus nos ensina que Ele como Sumo Pastor sempre virá nos buscar caso nos desviemos da Sua presença ou nos percamos na caminhada, pois cada um de nós é importante para Ele.

Na sequência Jesus faz questão de descrever a alegria do pastor ao encontrar sua ovelha perdida (Verso 5 e 6). Ele reúne seus amigos e vizinhos para juntos festejarem. Esta cena indica que há uma grande festa no céu quando um pecador arrependido é encontrado. Essa alegria é resultante da busca e do cuidado providencial de Jesus o Bom Pastor.

Deus nos criou para vivermos em comunhão e profunda intimidade com Ele, nEle somos plenos, completos e felizes, mas o pecado entrou e nos afastou desta fonte da vida. Adão e Eva lá no Éden pecaram e se afastaram de Deus, se perderam do autor da vida e isso afetou toda a humanidade.

Em Ezequiel 34: 11 relata: Porque assim diz o Senhor Deus: Eis que eu, eu mesmo, procurarei as minhas ovelhas, e as buscarei. Jesus veio para nos buscar, eu só preciso querer ser encontrado, pois muitos não se deixam achar, mas eu quero ser achado por Deus pela manifestação da minha fé nEle.  

Em Jeremias 2:12 e 13 diz: Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai verdadeiramente desolados, diz o Senhor. Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.

Deus falou ao profeta Jeremias que houve espanto nos céus e que o reino espiritual ficou horrorizado, pois o povo fez uma loucura e uma maldade para a sua descendência se afastando dEle o único manancial de águas vivas e agora estão sofrendo, pois não conseguem achar vida, salvação e alegria em outro lugar, isto é, não há salvação fora de Deus o autor da vida que  criou os céus e a terra.

O homem perdeu a salvação ao se afastar de Deus, por isso nascemos pecadores separados dEle, quando Ele enviou Jesus para nos encontrar, estávamos procurando no lugar errado, pois dentro de nós havia uma busca por algo muito importante que tínhamos perdido e não sabíamos o que era. Há um vazio existencial dentro das pessoas e ele só pode ser preenchido por Jesus, o autor e consumador da nossa fé.

Em Apocalipse 22:17 Jesus disse: E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. Olha isso, o Espírito Santo e nós igreja futura esposa do Cordeiro estamos dizendo, quem tiver sede da água da vida, (salvação) vem e beba de graça!

Deus nos encontrou e segundo esta palavra, éramos a ovelha que se afastou e foi achada, a dracma perdida que foi encontrada e o filho que saiu da casa do Pai e foi achado de volta. Nestas três histórias houve festa no final, aqui Jesus nos ensina que quando pessoas são salvas, há celebração de alegria no céu. Deus em Cristo te procura e Ele quer te encontrar.

Um dia eu recebi esta verdade e me arrependi dos meus pecados, logo me entreguei e me deixei ser achado por Ele, recebi a Jesus como meu Senhor e Salvador e minha vida mudou. Hoje eu sei que naquele dia houve júbilo no céu porque eu tinha sido achado e agora eu estou salvo.

O mesmo acontece com todos os que creem em Jesus como Senhor e Salvador. Se você crê e quer confirmar diante de Deus a sua fé em Jesus e assim ser achado por Ele, faça agora comigo esta oração, ore após mim: Senhor Deus criador dos céus e da terra, eu creio em Ti e em Teu Filho Jesus como meu Senhor e salvador. Entrego a minha vida a Jesus e peço perdão pelos meus pecados, eu quero receber a vida eterna, eu quero ser achado por Ti em nome do Senhor Jesus! Amém!

Agora nos fale nos comentários que você orou conosco, faça contato conosco, queremos, se você permitir, orar pessoalmente e diretamente com você!

Esta Célula pertence a Igreja Apostólica Corpo de Cristo, nossos pastores são os Apóstolos Eliezer e Zenita, estamos a sua disposição, em breve estaremos de volta com os cultos da igreja!

Endereço físico da igreja: Rua Itinguçu, 2601 – Vila Ré – Px do viaduto Itinguçu.

Atenção: Próximo domingo realizaremos a Ceia do Senhor no nosso culto on-line. Compre o suco de uva e um pão e prepare segundo o número de pessoas na sua casa, participe conosco!

Nosso culto será domingo as 18:00 horas pelo Youtube, Facebook e Instagram

Amamos vocês

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta