Andar na luz e ter comunhão uns com os outros

1João 1.5-9

“E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto o só referir é vergonha. Mas todas as cousas quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz.” (Ef 5.8-14).

“Pois todo aquele que pratica o mal, aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem reveladas as as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus” (Jo 3.19-21).

Os textos falam sobre confessar, revelar o que está oculto, escondido nas sombras, ou seja, manifestar. Andar na luz, portanto, é tornar-se manifesto, conhecido, mostrar-se tal como é, sem capa nem máscara.

Andar na luz, envolve decisão e confissão: exposição voluntária. É permitir que saibam o que eu fui e o que sou. O que fiz e o que faço. Não ter nada escondido na minha vida. No momento que ando na luz, a luz revela quem sou. Se estou em trevas não sabem quem sou e como estou, nem eu conheço a mim mesmo.

Quando descobrimos nossa real e verdadeira condição temos algumas reações:

 1º Escondemos a nossa condição (Adão tentou fazer isso, também o rei Davi).

2º Disfarçamos, tratando superficialmente (Temos a tendência de dissimular, disfarçar, esconder).
3º Confessamos, colocamos na luz ficando livre, sem argumentos contra nós.

Devemos amar e andar na luz sempre

Muitas pessoas preferem a escuridão, porque isso significa que nada é exigido delas. Jesus disse em João 3:19-21 “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” 

Efésio 5:8 diz: Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz Eu não posso julgar os outros de acordo com a minha própria luz. Só Deus conhece os corações das pessoas e pode julgar com justiça.

 Aqueles que andam na luz são discípulos de Jesus Cristo. Em João 8:12 “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.’

Quando andamos na luz como Deus está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, a luz que há em mim me revela quem sou eu diante de Deus e qual as minhas falhas, fraquezas e debilidades, revela também a necessidade de arrependimento e perdão, me leva a perdoar, a não julgar, pelo contrário, me leva a amar e me importar com o meu próximo!

Comunhão significa ter tudo em comum com Cristo e com meus irmãos, com o corpo de Cristo, a igreja. Jesus disse m Apocalipse 3:20, se você abrir a porta da sua vida, do seu coração, entrarei e cearei, terei comunhão com você!

Não existe comunhão sem perdão, sem arrependimento, sem humildade, sem amor, sem valorização, sem respeito, sem fé, sem relacionamento, sem contato, sem unanimidade, sem propósito. Assim como não existe submissão sem reconhecimento, discipulado sem transparência, lealdade e respeito, também não existe comunhão em Cristo sem estar integrado na igreja, na mesma fé, no mesmo corpo.

Imprimir

Deixe um comentário