Andando por fé e não por vista

Gênesis 6:5-9 e Hebreus 11:7

Falar sobre fé é falar sobre um dos elementos mais importantes de nossa vida cristã, pois, sem fé jamais iremos alcançar as bênçãos que Deus reservou a cada um de nós. Sem fé jamais iremos experimentar o sobrenatural de Deus e nunca iremos agradá-lo.

Precisamos ter um coração acessível, fértil para recebermos a semente de Deus em nossa vida. Existem aqueles que creem e nunca desistem, ficam firmes e experimentam das promessas de Deus. Por outro lado existem aqueles que vivem de acordo com as circunstâncias, são duvidosos, tem uma fé limitada, desistem quando as coisas ficam difíceis e vivem frustrados e desanimados. O alvo de Deus é salvar todas as pessoas através da fé que vem pela Sua Palavra, pois a fé vem pelo ouvir da Palavra de Cristo.

No Livro de Gn 6:5-9 mostra que Deus se entristeceu por causa da tendência forte do ser humano para o mal, isso afligiu o coração de Deus ao ponto dEle dizer; me arrependi de ter criado o homem, aquela geração má era descendência de Caim.  Porém, Noé achou graça diante do Senhor. Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro em suas gerações; Noé andava com Deus.” Ele era descendente de Sete que nasceu no lugar de Abel, esta geração invocava o nome do Senhor.

Deus sempre desejou relacionar-se com o homem.

O Homem foi criado para ter relacionamento, intimidade e comunhão com Deus, porém, o pecado, os próprios interesses, o egoísmo, o individualismo, a falta de amor, a falta de temor quebraram a comunhão e afastou o homem de Deus.

Noé andava com Deus, vivia junto com Deus, o Senhor fazia parte da sua vida. Se Deus faz parte da minha vida, o meu relacionamento com Ele flui. Deus me acompanha todos dias na ida e na volta, ao entrar e ao sair Ele está comigo, mas será que meu comportamento tem agradado ao Senhor? Tenho feito as coisas com a consciência de que Deus está comigo? Meu testemunho tem sido relevante? Tenho estado no centro da vontade de Deus?

Em Hb 10:38 diz “Mas o justo viverá pela fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.”

O Sl 37:25 diz “Fui moço e já, agora sou velho, porém, jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão”.

Construindo um relacionamento inabalável com Deus.

Assim como Noé levou quase cem anos construindo a arca, nós, também a cada dia estamos construindo um relacionamento inabalável com Deus. Noé sabia que Deus queria um mundo melhor, queria homens melhores e trabalhou duro durante anos por que o desejo de Deus era santificar a terra, limpar a imundície, mas durante o trabalho os amigos, os maus, os pervertidos, ao verem o que estava sendo feito, riam, menosprezavam o seu trabalho.

Noé nunca abandonou o plano de Deus, por que ele andava com Deus, por isso tinha suas forças renovadas, a cada dia, e também forças para animar sua família até que o trabalho fosse concluído. Se pudéssemos resumir toda essa atitude de Noé em uma só palavra, que palavra você escolheria? Eu escolheria Fé! Ele nunca deixou de acreditar no que Deus falou para ele, e a fé nos inclina a ter uma atitude! Na caminhada com Jesus, quem crê, faz!

Quem sabe alguma manhã um dos filhos de Noé estivesse desanimado, desistido, incrédulo, sem desejo de continuar o trabalho, mas Noé o chama à responsabilidade com firmeza, pois estão a serviço do Deus Vivo, não há tempo a perder! Mãos a obra! O tempo é curto! Vamos colocar a fé em prática!

Temos a certeza que Deus está conosco mesmo sem vê-lo

Em Rm 8:28 diz, “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”

As coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, quem ama a Deus, anda com Deus! Tem intimidade com Deus! Tem relacionamento com Ele! Não estamos sozinhos, somos família, somos IACC, somos 12, somos discípulos e discipuladores, somos representantes de Cristo nessa geração! Nossa fé deve estar fundamentada nesta verdade.

Deus tem coisas tremendas a manifestar em nossas vidas e através de nossas vidas, mas Ele deseja encontrar em nós um coração sensível à sua vontade, um coração que tenha prazer em obedecer os seus ensinos, que deseja ser como Jesus!

Para meditar:

Precisamos andar por fé e não por vista (Noé não olhou as circunstancias, ele olhou pra as promessas de Deus).

Ver o invisível (é ter a capacidade de enxergar o sobrenatural em meio às circunstancias adversas). O moço de Elias viu apenas uma pequena nuvem, Elias viu uma grande chuva.

Ouvir o inaudível (Elias ouviu o “som das águas antes mesmo das nuvens se formarem”).

Transpor o intransponível (é superar os limites e transpor barreira, ainda que estas sejam maiores). O Salmista Davi disse: com o meu Deus eu pulo uma muralha, e com Ele, passo no meio de um exército.

Suportar o insuportável (é contrariar as expectativas do inimigo e se manter firme mesmo em meio às tempestades dessa vida. É suportar as lutas e, como Jó, apenas adorar a Deus e reconhecer que Ele está no controle de todas as coisas).

Prática: Toque um louvor de adoração e rendição ao Senhor. Ore para que todos sejam edificados na fé! Se houver visitantes leve-os a confessar Jesus como Senhor e salvador e convida-os para o culto!

 

Prs. Carlos Sérgio e Margareth

 

 

Imprimir

Deixe um comentário