Amai-vos Uns aos Outros

João 15: 9-17
Hoje continuamos falando sobre esta série que são os mandamentos fundamentais e recíprocos (mútuo), hoje falaremos sobre o amor. Veremos a fonte do amor, sua forma de expressão e seus frutos. Estas características revelam o caráter e atitude de um verdadeiro filho de Deus.

1. Deus o nosso Pai, é a Fonte do AmorDisse Jesus: “Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.” (Vers. 9).

Tudo começa em Deus. Não conseguiremos entender o porquê precisamos amar ao próximo se não tivermos uma visão clara de que Deus é a Fonte de todo o amor. Tudo começa nEle. O Pai amou a Cristo, que por sua vez nos amou da mesma forma, por isso o enviou para nos salvar e nos incumbiu de fazer o mesmo em relação às outras pessoas. A única forma de estarmos ligados à Fonte divina é expressando o mesmo amor que dEle recebemos.

2. Cristo Permaneceu no Amor do Pai Jesus disse: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no Seu amor permaneço.” (Vers. 10).

Cristo recebeu o amor do Pai e decidiu permanecer nele guardando Seus mandamentos. É como se dá numa casa onde há regras e disciplina. Um filho, para continuar desfrutando dos benefícios de viver em família, precisa se ajustar às regras estabelecidas pelos pais, ou guardar os mandamentos da casa. Cristo guardou os mandamentos do Pai e, por isso, teve o privilégio de permanecer no Seu amor.

3. Nós Devemos Permanecer no Amor de Cristo – Ele disse: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.” (Vers. 10).

Cristo permaneceu no amor do Pai, assim nós permaneceremos no amor de Cristo, se guardarmos os seus mandamentos. Lembrando-nos do exemplo do filho e dos mandamentos da casa, desfrutaremos dos benefícios do Reino de Deus se andarmos em linha com a constituição desse Reino. Cristo será o nosso Senhor, Pastor, Provedor, nossa Paz e muito mais além do que podemos imaginar, se O respeitarmos e honrarmos, guardando os Seus mandamentos.

4. O Mandamento de Cristo: Amar-nos Uns aos Outros – Ele disse: “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” (Vers. 12). Quando falamos sobre mandamentos logo pensamos em “não matar”, “não adulterar”, “não roubar” etc. No entanto, Jesus está falando de algo muito mais profundo do que simplesmente não fazer isso ou aquilo. Ele fala do que está na base do coração do ser humano: o ódio ou o amor.

Quando uma nova semente é plantada no nosso interior; a semente do Amor de Deus, então, nossos atos em relação aos outros serão diferentes, porque o coração será diferente. O mandamento requerido, portanto, é “amai-vos uns aos outros”.

 5. Os resultados em guardar os mandamentos do Senhor são:

5.1. Alegria Completa Jesus disse: Tenho-vos dito estas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. (Vers.11). É impossível alguém desfrutar a verdadeira alegria tendo o coração endurecido em relação a alguém. A verdadeira alegria é fruto de um coração perdoador e inclinado a amar e abençoar ao próximo, precisamos ter um coração amável.

5.2. De Servo a Amigo “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” (Vers. 15).

Quem ama ao próximo permanece no amor de Cristo e torna-se íntimo dEle. A relação será de amigo para amigo e não mais de Senhor para servo, onde não há confidências. Quem permanece na amargura de alma não conhecerá nem desfrutará das riquezas do coração do nosso Pai Celestial.

5.3. Frutificação – O Senhor falou: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça… (Vers. 16).

Se Deus é amor e Sua semente está em nós, qual o fruto que Ele espera colher de nós? Certamente uma vida em amor. As vidas, as famílias, os casamentos, a igreja, as células, os ministérios serão transformados por esse amor; As empresas, o governo, as cidades e a sociedade serão impactados por esse amor.

Vamos pregar e viver o evangelho e trabalhar para Deus motivados por esse amor. Todos os nossos empreendimentos devem ser feitos em amor, pois esse é o maior fruto que Deus espera colher em nós.  Vidas salvas serão resultado deste amor. As vidas serão apascentadas, cuidadas, consolidadas, discipuladas como resultado deste amor. Esse é e será o fruto fiel, o fruto que permanece!

5.4. Vitória na OraçãoJesus concluiu: “… a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” (Vers. 16). Se os nossos atos e motivos são fundamentados no amor, nossas petições não serão egoístas, interesseiras, vingativas ou coisas parecidas. Deus ouvirá e atenderá as orações que estiverem em linha com Sua Palavra, as quais foram feitas em amor.

Esta palavra nos faz lembrar que recebemos amor e devemos amor. Nos faz lembrar que somos devedores do amor do Pai. Assim como eu preciso deste amor, da mesma forma eu preciso me tornar canal para que este amor flua através da minha vida! Deus revela e manifesta o seu amor através dos seus filhos, eu e você!!! Abra o coração para receber, transbordar e reproduzir do amor de Deus nosso Pai, pois este foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo! (Romanos 5:5)

Amamos a sua vida!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário