A graça de Deus

Romanos 5.20,21; Jeremias 31.3

Estes versículos aos Romanos coloca em cheque os conceitos religiosos de muitas pessoas em relação a graça de Deus. Aqui diz que onde houve mais pecado, mais da graça de Deus é derramada. A salvação não é por obras da carne, ou por uma vida aparentemente correta, mas é pela fé naquele que na cruz do calvário consumou a nossa salvação.

A palavra “abundar” significa “ter algo sobrando, saindo pelas beiradas”. Se há na sua vida uma grande quantidade de pecado, quero lhe dar uma boa notícia: há uma quantidade ainda maior da graça do Senhor disponível para você. Quando uma pessoa nasceu e cresceu na igreja sem sair, não valoriza muito a graça de Deus, mas quando alguém cresce longe de Deus cometendo todos os tipos de pecados e envolvimento com ocultismos de todos os tipos, vivendo na escravidão, com cadeias, quando conhece a graça de Deus, a valoriza muito. Pra esta pessoa Deus precisou usar da Sua graça em abundancia.

Deus é gracioso. Nós falamos muito da graça, mas nem todos compreendem o seu significado. As palavras tendem a perder o seu sentido com o uso excessivo. A palavra “caridade”, por exemplo, originalmente significa “o amor mais profundo de Deus”, mas hoje não passa de “esmola”. Deus quer renovar o sentido da palavra graça em nossos corações.

  1. O que é a graça

Graça significa que não há nada que possamos fazer para Deus nos amar mais, Ele já nos ama com um amor incondicional acima do nosso entendimento, graça significa também que não há nada que eu possa fazer para Deus me amar menos. Segundo essa definição, nada, nem entregar tudo que eu tenho ou dar a vida por alguém, fará com que eu seja mais amado por Deus. E, mesmo que cometamos o pecado mais terrível, o amor dEle por nós permanecerá inalterado. Ele nos ama e não impõe condições para isso.

Você faz bem em querer agradar a Deus, pois isso te fara crescer e prosperar no propósito da sua vida, isso te fará feliz. Quando obedecemos a Deus aplicando os Seus princípios na nossa vida, Deus se alegra e viabilizamos as suas bençãos na nossa direção, mas quando não fazemos e desobedecemos quebrando os seus mandamentos, Deus se entristece e inviabilizamos as bençãos dEle em nós, abrindo brechas para o diabo entrar, mas obedecendo ou desobedecendo não muda o amor de Deus por nós e nem anula a Sua graça na nossa direção.

A graça de Deus nos qualifica para salvação. Graça para nós parece uma coisa louca, sem sentido, mas é justamente para quem não merece. A definição teológica de graça é “favor imerecido”, é Deus dando e fazendo tudo para quem não merece nada.

Os irmãos da igreja de roma interpretaram mal o conceito bíblico de que, onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus; logo, eles concluíram que se há mais graça onde há mais pecado, então quanto mais se pecar, mais graça se receberá. Mas o Apóstolo Paulo quis dizer que, se você tropeçar ou falhar, sua falta não mudará o amor de Deus. Ele continuará com os olhos voltados para você, com a mão estendida e o coração escancarado para perdoá-lo, só precisamos nos arrepender, renunciar e abandonar.

Sempre ouço líderes dizendo nos congressos quando são barrados na tentativa de acessar algum lugar restrito: “Ah, você não sabe quem eu sou! Você não sabe o que eu já fiz!”. Bem, eu não sei quem ele é, eu sei quem Deus é, eu não sei o que ele fez, mas eu sei o que Jesus fez e continua fazendo. A Sua graça está estendida a todos nós.

Precisamos ser o povo da graça, que é gracioso, que é generoso, que estende a mão, que dá gratuitamente, que não cobra, que não exige merecimento nenhum, um povo que está com o braço estendido para quem quer que seja, não importando a condição daquela pessoa.

Jesus ia a banquetes nas casas de políticos corruptos, comia com pecadores. Jesus era amigo de pecadores com a intenção de salva-los! E por isso que Ele é nosso amigo, é por isso que Ele pôde morrer por nós, porque Ele é amigo de pecadores. Ele mesmo disse que ninguém tem maior amor do que este: dar a vida por outro amigo. Ele deu a vida por mim e por você e nós vivíamos na pratica do pecado, longe de Deus! Isso é graça!

Nós merecíamos a condenação, mas Ele veio e nos deu algo que jamais mereceríamos. Essa graça nos atinge e também atinge a Deus, ela muda a maneira de Deus fazer as coisas, ela altera a lógica dos homens.

No dia em que o homem pecou, Deus ficou em um dilema. Deus é justo e a Sua justiça diz: “O homem deve morrer, (falando da morte eterna, da condenação)!”. Mas Deus é amoroso e Seu amor diz: “Eu quero salvar o homem!”. Todavia, o amor não pode contradizer a justiça. Mas houve um dia, lá na cruz do calvário, que a graça e a justiça se encontraram e se beijaram! A graça de Deus, o Seu amor, que Ele tanto quis expressar ao homem lá na cruz se encontrou com a Sua justiça. Na cruz, a justiça de Deus foi satisfeita: Jesus assumiu o nosso pecado, morreu a morte no lugar de todos nós. Assim, a Sua justiça foi satisfeita, mas sem negar o Seu amor.

Que você possa entender o quanto você é amado (a)! Nosso pai ama você com eterno amor. Quando conhecemos a graça de Deus, não queremos fazer coisas apenas para conquistar a Deus. Antes, ficamos constrangidos com tanto amor e desejamos mostrar gratidão, queremos retribuir, mostrar que também O amamos. Esse é o verdadeiro cristianismo: o desejo de corresponder ao amor de Deus. A nossa fé em Jesus nos levou a uma entrega, Ele morreu por nós para que vivamos por Ele e para Ele! Amém! Continua…

Compartilhar: Você tem vivido debaixo da graça de Deus? Ou é preciso voltar aos braços do Pai? Como filho, você crê que lhe Deus ama pelo que você é não apenas pelo que você faz?

 Líder, ore por todos, faça apelo aos visitantes e convida-os para o culto de domingo. Ore por novas pessoas!

Atenção: Próximo domingo é a Santa Ceia, neste receberemos o Apóstolo Fábio Mueller, venha e traga sua família, amigos, vizinhos para que todos sejam libertos, curados e desatados para conquista!

Obs. A oferta de Israel deve ser entregue já no próximo domingo, pois a viajem dos Apóstolos para Israel é próxima semana! Separe uma semente conforme orientado no envelope e coloque os pedidos dentro.

No amor de Cristo!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário