Provérbios 24:3-4
Uma casa no contexto bíblico fala da família constituída entre marido e mulher, pais, filhos e irmãos. Esta casa deve ser edificada com sabedoria, firmada com a inteligência divina, e, através do conhecimento de Deus, as suas câmeras se encherão de bens preciosos e deleitáveis.
Sabedoria é a capacidade de tomar o conhecimento de Deus e aplicá-lo em todas as áreas da vida de maneira prática e bem-sucedida. A sabedoria é a habilidade divina para edificar a família de forma que todas as outras áreas da vida entra em equilíbrio, Deus fez assim. O conhecimento de Deus e da Sua Palavra capacita a família a encher a sua casa com bens duráveis, falando daquilo que é eterno e daquilo que é sólido aqui na terra.
A sabedoria, o conhecimento e a inteligência adquiridas em Deus, são os alicerces para a edificação de uma família feliz. A família deve ser construída sobre o fundamento da Palavra de Deus. O Apóstolo Paulo fala que nenhum outro fundamento pode ser colocado, pois um fundamento já foi estabelecido, que é Jesus Cristo, a essência da sabedoria, inteligência e conhecimento.
Em I Coríntios 1:30-31 diz: “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.” Em I Coríntios 3:11 diz: “Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.”
A família deve ser alicerçada sobre o fundamento que é Jesus e nos princípios de Sua Palavra. Princípios bíblicos são os padrões de pensamentos de Deus que devem ser construídos em nossa mente. Para que nossa mente possa verdadeiramente fluir no Espírito Santo, devemos ter uma mente bíblica, uma mente que flui no padrão bíblico, uma mente cujo raciocínio é alinhado com a mente de Cristo.
A Bíblia fala aos Romanos 12:2 que nossa mente deve ser transicionada pela renovação, e, para que isso aconteça é preciso um processo bíblico de mudança através dos padrões de pensamentos e princípios que expressam a natureza de Cristo. Isso vai gerar transformação em nós no padrão de Deus, nos alinhando com a Sua boa, perfeita e agradável vontade para nossas vidas.
Os Princípios bíblicos são sementes, ou raízes, ou a origem da verdade. Os princípios bíblicos preparam nossa mente para discernir entre o certo e o errado, e isto é um exercício prático da sabedoria. Os princípios nos ajudam a aplicar as verdades da Palavra de Deus em nossa vida prática, e esses princípios se tornam parte de nosso padrão de pensamento. E isso alicerça a nossa vida no senhorio de Jesus Cristo para vivermos uma vida em abundância em todas as áreas.
O plano de Deus é que de nossa vida saiam frutos de excelência e que tenhamos um viver diário e uma mente renovada com os padrões eternos de Sua verdade, que é a Sua Palavra. Os princípios nos ensinam que Deus é um Deus organizado e esses princípios expressam o Seu caráter.
Deus fez o homem e a mulher à Sua imagem e deu-lhes domínio sobre a Sua Criação. Deus fez o homem e a mulher, e os colocou no Éden e todos os dias Deus os visitavam para ali começarem a formar princípios e padrões de pensamentos dentro deles. Padrões de pensamentos levam o indivíduo a ter uma mente disciplinada e focada no verdadeiro propósito da vida.
A Palavra de Deus contém princípios como Amor, Perdão, Arrependimento, Misericórdia, Dependência, Obediência, Fidelidade, Companheirismo, Confiança, Bondade, Retidão, humildade, simplicidade, Hospitalidade, honestidade, integridade, Caráter santo, gratidão, honra, valorização, Mordomia, Autogoverno, Semeadura, Colheita, Individualidade, Aliança, Fé e muitos outros. O mundo está um caos e a família está sendo desconstruída por negligencia destes princípios, sem os quais, a vida fica sem equilíbrio e sem base para uma descendência forte, sadia, permanente, bendita, salva, eterna e próspera.
Em Gêneses 2:15 diz: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para cultivar e o guardar.” Todos os dias, Deus ia ao Jardim na viração do dia conversar com Adão. Acredito que Deus lhe dava metas a cumprir. Ele teria que manter o Jardim organizado, limpo e bonito, e, assim, o seu trabalho expressaria o seu próprio caráter.
Deus tem um objetivo: Trabalhar o nosso caráter através da família, do trabalho, do ministério, do discipulado, das palavras ministradas nos cultos e células, dos desafios no dia a dia, das metas que recebemos, Deus quer gerar e forjar em nós um caráter segundo o padrão dEle. O primeiro padrão de pensamento dado a Adão para que aplicasse em sua prática de vida foi cuidar da família, trabalho no jardim para cultivar, guardar e proteger e caráter santo na comunhão com Deus diariamente.
Podemos definir caráter como uma marca impressa que distingue a pessoa. Caráter, também, significa a soma total de todas as influências positivas ou negativas que recebemos ao longo da vida. Todos nós temos caráter: podemos ter um bom caráter ou um mau caráter.
A Criação expressa a natureza e o caráter de Deus. Deus fez o homem à Sua imagem e isso implica que o homem recebeu a marca de Deus que foi maculado pelo pecado e resgatado em Cristo. Por isso hoje o nosso caráter deve ser forjado dentro de um padrão bíblico para ser segundo Cristo, para raciocinar conforme Cristo raciocina e assim pensarmos como Ele pensa e vermos a coisas como Ele as vê, quando temos a mente de Cristo, nosso caráter se alinha com o caráter de Cristo, isso muda tudo.
“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2:10)
Que o Senhor, nosso Deus Todo Poderoso, possa a cada dia nos dar a unção de sabedoria para trazer a instrução certa para as nossas casas. Que nossa família e igreja tenham um padrão de pensamento cem por cento bíblico. Que a Palavra e as promessas de Deus em Cristo Jesus venham se cumprir em nossa casa, trazendo salvação, alegria, harmonia, paz e prosperidade!
No amor de Cristo
Apóstolos Eliezer e Zenita