A equipe é a porta mas o líder é a chave
Êxodo 3:6
A Visão dos 12 é fruto do agir do Espírito restituindo a igreja de sua dracma perdida o discipulado. O discipulado foi a estratégia usada por Jesus para estruturar e multiplicar a Sua igreja e direcioná-la ao seu propósito final; trazer o governo de Deus sobre as nações.
As nações hoje estão sob o governo de Deus? (Rússia. China, França???). R. Ainda não, mas um dia vão estar! A medida em que a igreja, pela ação do evangelho, levar os homens a submeterem-se novamente à Deus.
Jesus antes de voltar para o Pai, deu uma missão à igreja: Mt.28:19 “Ide e fazei discípulos de todas as nações.” De onde seriam estes discípulos? (pessoas que se submeteriam a disciplina de Deus?). R. de todas as nações: A Visão do discipulado foi dada como a ferramenta, que resgataria as nações para a obediência ao Governo de Cristo. Sem a revelação e a prática do discipulado, a igreja não poderá cumprir seu objetivo de trazer o Reino de Deus sobre as nações.
Outra particularidade do discipulado aplicado por Jesus, é que o Senhor não treinou a um vice que o sucedesse, nem se lançou a discipular uma multidão, Ele imprimiu Seu caráter e transferiu Sua unção para 12 pessoas comuns como eu e você.
Por que 12? Por que não 7 ou 77? Qual o segredo dos 12? O número 12 na Bíblia significa governo. 12 meses do ano, 12 horas para governar o dia, 12 horas para governar a noite. 12 tribos de Israel, 12 Apóstolos do Cordeiro. Os doze frutos da Árvore da Vida (Ap. 22).
Sobre a revelação dos 12 repousa a unção de Conquista : Multiplicação (Egito). Conquista (Canaã). Governo (Israel).
O propósito de Deus é que a igreja se multiplique, conquiste nações e as governe (ex.: Brasil). Este estabelecimento do Reino, se dá por um processo de formação de liderança (a Visão dos 12 forma líderes e não membros de igreja). Um líder é alguém com a capacidade de formar outros semelhantes a si e de trabalhar em equipe.
Ao olharmos para a palavra, vemos Jesus as vezes com algum indivíduo, outras vezes com as multidões, mas com um relacionamento permanente com os 12 (sempre junto desta equipe). A equipe é muito importante, mas na Visão o líder é a chave. A vida de Deus precisa estar nele para que este possa derramá-la sobre sua equipe. O crescimento do ministério está ligado ao crescimento espiritual do líder.
O versículo que lemos no início (Ex.3:6), revela-nos que o nosso Deus é o Deus das gerações Abraão (12), Isaac (144) e Jacó (1728).
Mas por trás destas três gerações (Abraão, Isaac e Jacó), está a revelação de atributos que Deus precisa gerar no líder para que a Visão se estabeleça com êxito:
1- Abraão significa o homem da fé
– Pela fé nos sentimos chamados por Deus.
– Pela fé entendemos a Visão como uma promessa que não falhará (Hc.2:3 – ler).
– Pela fé sonhamos com vidas, com as células, com os 12, com as multidões e trazemos
tudo isto a existência, se perseverarmos em crer (não desfalecermos).
2- Isaac representa o homem do sacrifício disposição a sacrificar-se
O sacrifício significa renuncia a um estilo de vida comum, humano e carnal. O evangelho de Jesus nos convida a morrermos para o mundo, renunciarmos a carne, por amor a Deus e as vidas. Então, eu entendo que eu preciso doar meu tempo, mortificar minha carne pelo jejum e pela oração, e eu preciso por minhas mãos no arado sem olhar para trás disposição de trabalhar.
A Visão é trabalho não é poesia, mas Jesus que é bom e justo, diz que o trabalhador é digno do seu salário (recompensa). Tudo que é sacrificado por amor a Deus, volta para nós multiplicado (Ex.: Isaac). O maior desafio de um Apóstolo ou Pastor da Visão, é ser um homem mais espiritual a cada dia, e isto custa! Custa o que Apóstolo? R.: busca, não pare de buscar a Deus.
3- Jacó representa o homem do governo
Em Jacó (neto de Abraão) se cumpriu a promessa feita por Deus a Abraão.
Mas enquanto Jacó foi Jacó, ele foi escravo (do pecado, do passado e de Labão).
Mas quando se transformou em Israel, veio a multiplicação (12 e o governo de Canaã).
Em Jacó se quebrou a maldição da mentira e do caráter deformado na vida dos patriarcas:
- Abraão mentiu
- Isaac mentiu
- Jacó mentia até passar por Peniel (há gente que passou, mas o caráter não mudou).
Só depois da transformação do caráter, é que veio a multiplicação, a conquista e o governo sobre a Terra. Entenda uma coisa: a unção viabiliza a conquista, mas só o caráter pode mantê-la.
Deus através do discipulado, quer tratar nosso caráter (o caráter da igreja para que ela faça uma conquista e não a perca).
Exs.:
- A igreja da Argentina perdeu.
- A igreja da Venezuela perdeu.
- A igreja da Europa perdeu.
- A igreja do Brasil se vacilar…
Um líder para ter êxito, precisa de fé, disposição e caráter tratado.
Orar Orar para que estas virtudes se formem nos 12.
Que o Grande El Shaddai os abençoe e multiplique conforme a promessa ENDJ.
Amamos vocês,
Aps. Fábio e Cláudia A. Abbud.