A atitude de Jabez fez a diferença

Texto: I Cr 4: 9,10

As vitórias são desatadas através da oração. Em muitas ocasiões o Senhor Jesus nos orientou a orar para alcançar as respostas que precisamos de Deus. A Bíblia também nos ensina em I João 5:14 que se orarmos segundo a vontade do Senhor, nossas orações serão prontamente atendidas. Para isso precisamos conhecer as Suas promessas relacionadas com a nossa vida, família, igreja, ministério, finanças e com o próximo, quando oramos alinhados com elas, estaremos orando a vontade de Deus!

Jabez fez uma oração que foi prontamente atendida por Deus, ou seja, ele orou segundo a vontade de Deus. Ele demonstrou uma fé ativa, um desejo de crescer, uma disposição de olhar para Deus e não para aquilo que as pessoas estavam dizendo, ele buscou a vitória nAquele que pode todas as coisas.

Quem era Jabez? O que será que este homem fez de tão importante para Deus usar alguém trazendo a lembrança dele na hora de escrever este texto?  É interessante notar que a Bíblia vinha caminhando com uma série de nomes, uma genealogia interminável, mas de repente pára e faz uma pausa para falar de Jabez. Ele se tornou mais ilustre do que seus irmãos;

O nome Jabez significa: “pesar, dor, sofrimento.” Por outro lado, a palavra “ilustre” significa honrado. Jabez nasceu em um parto difícil. Ele enfrentou lutas até para nascer. Seu nome foi escolhido em função desse sofrimento. Sua mãe por ter sofrido muito no parto, no momento da dor, inconscientemente, amaldiçoou seu filho dando a ele um nome com este significa ruim.

Mesmo tendo um decreto de sofrimento na sua direção, Jabez preferiu escolher a honra, ele poderia ter se tornado um peso para as pessoas sendo uma pessoa vingativa, amargurada, negativa, magoada etc. Mas ele preferiu deixar as coisas ruins para traz e olhar para Deus buscando mudar de vida.

Temos que fazer escolhas em nossas vidas. Deus nos falou para escolhermos entre bênção e maldição. Jesus nos orienta a escolher o caminho certo, a cada dia precisamos fazer escolhas, temos que tomar decisões que nos leve ao caminho da nobreza, precisamos ser verdadeiros nobres. São nossas escolhas e não o destino que determinam nosso sucesso ou nosso fracasso.

Qual foi o segredo do sucesso de Jabez?  Ele invocou ao Senhor nosso Deus. Não foi a espada, ou a inteligência, nem a beleza que tornaram Jabez especial. Foi sua atitude diante da circunstância, foi sua vida de oração em busca de mudança na sua história!

Jabez na atitude de orar desenvolveu um relacionamento com Deus. A melhor forma das pessoas saberem que estamos no caminho certo é elas verem a presença de Deus em nós.

Como Jabez orou? Em vez de lamentar a sua situação colocando a culpa nas pessoas, no governo e na sua família, preferiu perdoar sua mãe buscando a benção do Senhor para a sua vida.

 Duas coisas Jabez conseguiu compreender:

 1. A Bênção de Deus é que faz a diferença – Provérbios 10:22 diz que a bênção do SENHOR é que enriquece, e ele não acrescenta dores;

 2. A bênção de Deus é infinita – Efésios 3:20 diz que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós;

A Bênção de Deus faz com que nossa família seja estável e feliz, Faz com que nossos filhos sejam fortes, prósperos e fecundos na terra. Faz com que a chuva (mover do Espírito), sempre regue nossa terra, nossa geografia; Faz que nossas terras (nosso território) sejam férteis para frutificar; Faz que nossas vidas sejam frondosas e fortes, não nos faltarão os frutos enquanto vivemos nesta terra servindo ao Senhor; Deus faz com que nossas fontes de vida, alegria, paz e prosperidade sejam infinitas.

Jabez não se conformou com os limites que ele tinha. Existem limites em nossas vidas que somente serão transpostos pela força e poder de Deus sobre nós. Jabez demonstrou arrojo. Ele sabia o que queria, foi na fonte certa, foi específico, fez diferente dos seus irmãos e acabou agradando a Deus.

Ele disse pra Deus: Se a tua mão for comigo, eu consigo. A bênção não está apenas na semente ou na terra, ou no método de plantio. Ela está em Deus, em Sua presença em nós e na nossa fidelidade a Ele.

Jabez pediu: Livra-me do mal e da aflição deste mundo. Ele pede proteção contra o mal, pois é o mal que causa dor e aflição. Jabez ora a Deus para que o mal lançado contra ele saísse de sua vida.

A Resposta de Deus – A Bíblia diz que Deus concedeu o que lhe tinha pedido e isso o tornou diferente das outras pessoas. Tão diferente que seu nome ficou gravado pela eternidade como alguém de quem vale a pena lembrar.

As fronteiras de Jabez foram tão largamente ampliadas que até mesmo após sua morte seu nome continua avançando. Chegou até aqui! Ultrapassou as fronteiras do tempo, da cultura, do idioma, da religião, barreiras geográficas etc.

As respostas de Deus para nós sempre são mais amplas do que imaginamos. A diferença na nossa vida é a presença de Deus e isso aconteceu por causa da obra de Cristo na cruz do calvário por nós. Deus quer intervir na nossa vida e fazer algo novo!

Não sei quantos querem ser como Jabez e gostariam de mudar seu destino para melhor. Uma coisa eu sei, eu quero, e você? Saiba que um clamor em fé não ficará sem resposta de Deus! Para recebermos uma nova vida e ter Deus mudando o nosso destino para melhor tanto aqui como na eternidade, será necessário crer e receber a Jesus como nosso Senhor e Salvador.

Se você crê e quer, então ore comigo: Senhor Deus Todo Poderoso, eu creio em Ti e no seu Filho Jesus como meu Senhor e Salvador”. Peço a Ti perdão pelos meus pecados, entra na minha casa e muda a minha vida assim como fez com Jabez, quero receber a vida eterna que está em Jesus, meu Senhor, me integro no Teu reino na terra pela Sua igreja em nome do Senhor Jesus. Amém!

Se você fez essa oração com o coração, meus parabéns! Bem-vindo à família de Deus! Recomendo que você nos conte, pois você precisará de apoio. Estamos a sua disposição!

Esta Célula pertence a Igreja Apostólica Corpo de Cristo, nossos pastores são os Apóstolos Eliezer e Zenita, estamos a sua disposição, os cultos da igreja reiniciaram com restrição, faça a sua inscrição, vou colocar o link aqui!

Um beijo no coração pelo messias a quem amamos de todo nosso coração!

Apóstolos Eliezer e Zenita 

Imprimir

Deixe um comentário