Êxodo 14:13-16: Moisés diz ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque os egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis. O SENHOR diz a Moisés: “Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.”
O povo de Israel estava diante do Mar Vermelho, cercado pelo exército de Faraó. Não havia saída visível: Em frente, o mar; aos lados montanhas e atras, os inimigos. O momento crítico revelou não apenas o perigo, mas também o coração do povo; em meio ao medo, houve murmuração e depois da atitude do líder diante da direção de Deus, veio a fé. Assim também acontece conosco: as crises expõem se confiamos em Deus ou nas circunstâncias, mas se focarmos e agirmos pela direção da Palavra, venceremos.
Pontos Principais
1. O medo nos paralisa, mas a fé nos impulsiona (v.10-12)
- O povo viu o exército egípcio e temeu.
- O medo os levou a murmurar e duvidar da libertação.
Reflexão: O medo denuncia nossa falta de fé; mas a fé denuncia que confiamos em Deus mesmo sem ver a saída. Reflita: Em que situações recentes você sentiu medo ao invés de confiar?
2. A ordem de Deus: “Não temais… permanecei firmes” (v.13-14)
- Moisés declara que o Senhor pelejaria por eles.
- A fé verdadeira permanece firme, esperando no agir de Deus.
Reflexão: Ficar firme em fé não é passividade, mas confiança total. Pense comigo: O que significa, na prática, “permanecer firme” em meio à luta? (Isso fala de fé que é o resultado da confiança e esta define perseverança).
3. A fé se revela na ação obediente (v.15-16, 21-22)
- Deus ordena a Moisés que estenda a vara sobre o mar. Deus não fará a nossa parte, Ele já tinha orientado moisés, mas ele estava clamando sem agir e Deus lhe pergunta, por que está clamando? Agora é hora de agir; mande o povo marchar, use a sua autoridade e mande o mar abrir!
- O milagre aconteceu quando Moisés agiu em obediência. Deus fará através de nós.
Reflexão: A fé não é apenas sentimento, é ação. Nossa atitude denuncia se realmente confiamos em Deus. Reflita: Qual passo de fé Deus pode estar pedindo a você nesta estação da sua vida?
Aplicação Prática
- Quando o medo bater, declare a confiança em Deus com palavras de fé agindo à altura.
- Em vez de murmurar, se mova, aja e depois pratique a gratidão, mesmo em meio a batalha.
- Dê passos concretos de fé, mesmo que pareçam pequenos, a obediência abre o caminho para o milagre.
Conclusão. Assim como Israel atravessou o mar pela fé, nós também podemos atravessar nossos “mares vermelhos”. O que nos define não são os obstáculos, mas a maneira como respondemos a eles. A fé é denunciada por nossas ações: se agimos em confiança, Deus age com poder.
Chamada à ação: Esta semana, diante de qualquer situação difícil, escolha agir como quem confia: declare vitória, mantenha firmeza e dê passos de fé. Deus fará coisas extraordinárias através do poder dEle dentro de nós.
Compartilhar em Grupo
- Pergunta 1: Qual tem sido o “mar vermelho” na sua vida atualmente e de que maneira você pode dar um passo de fé prático diante disso?
- Pergunta 2: Como podemos como geração e célula colaborar para que a nossa igreja (casa e família espiritual), consiga concertar os estragos feitos no prédio e nos equipamentos? O desafio é grande e se agirmos em fé e com generosidade, este mar vermelho se abrirá, se cada um se aplicar e colaborar, teremos êxito com muita excelência. (Definam hoje uma ação, somos um)
Pergunta para o grupo: Qual tem sido a ‘voz que temos seguido’ a voz do medo ou a “voz de Deus” no nosso coração ultimamente? Em qual você tem escolhido confiar?”
Declaração em oração de Fé para todos repetirem
“Senhor Deus, nós Te agradecemos porque Tu és o mesmo Deus que abriu o Mar Vermelho para o Teu povo. Hoje, diante dos nossos medos e lutas, nós escolhemos não murmurar, mas crer. Declaramos que não seremos dominados pelo medo, porque Tu pelejas por nós.
Diante dos nossos mares, nós decidimos agir em fé e obedecer à Tua voz. Assim como Moisés estendeu a mão, nós estendemos a nossa fé e declaramos: os impossíveis vão se abrir diante de nós!
Senhor, guia cada passo da nossa célula e de cada um de nós de forma individual. Que as nossas atitudes denunciem que confiamos em Ti. Que cada vida aqui saia fortalecida e encorajada a atravessar os desafios com coragem, fé e esperança. Em nome de Jesus Cristo, nós oramos e declaramos vitória.
Amém!”
Lema da Célula nesta semana: “Nossa fé se revela nas nossas ações: nós caminhamos rumo a vitória porque Deus nos abriu o mar!”
ATENÇÃO: Faça um propósito desta célula levar uma vida nova no culto próximo domingo, busquem uma estratégia e definem quais pessoas serão convidadas.
Líder: Faça apelo aos visitantes e ore por todos. Estabeleça um dia de jejum pela célula, por vidas novas e pela multiplicação.
Atenção: Próximo domingo o terceiro domingo dos 7 para buscarmos o poder de Deus e viver milagres.
No amor de Cristo!
Apóstolos Eliezer e Zenita C. Moreira
