Marcos 5:1-8,14-20: Assim, chegaram ao outro lado do mar, a região dos Gerasenos. Quando Jesus desembarcou, imediatamente um homem possuído por um espírito impuro saiu do cemitério e veio ao seu encontro. Esse homem morava entre as cavernas usadas como túmulos e ninguém conseguia detê-lo, nem mesmo com correntes. Sempre que era acorrentado e algemado, quebrava as algemas dos pulsos e despedaçava as corrente dos pés. Ninguém era forte o suficiente para dominá-lo. Dia e noite, vagava entre os túmulos e pelos montes gritando e cortando-se com pedras.
Quando o homem viu Jesus, ainda a certa distância, correu ao seu encontro e se curvou diante dele. Então soltou um forte grito: por que vem me atormentar, Jesus, filho do Deus altíssimo? Em nome de Deus, suplico que não me torture! Pois Jesus já havia falado ao espírito: saia deste homem, espírito impuro! O povo correu para ver o que havia ocorrido. Chegaram até onde Jesus estava e viram o homem que tinha sido possuído pela legião de demônios. Estava sentado ali vestido e em perfeito juízo e todos tiveram medo.
Então os que presenciaram os acontecimentos contaram aos outros o que havia ocorrido com o homem possuído por demônios e com os porcos. A multidão começou a suplicar que Jesus fosse embora da região. Quando Jesus entrava no barco o homem que tinha sido possuído por demônios implorou para ir com ele. Jesus, porém, não permitiu e disse: volte para sua casa e para sua família e conte-lhes tudo que o senhor fez por você e como ele foi misericordioso. Então o homem partiu e começou anunciar pela região das 10 cidades quanto Jesus havia feito por ele e todo se admiravam do que ele dizia.
Domingo passado o nosso pastor, o Apóstolo Eliezer, ministrou sobre este texto e nos trouxe algumas reflexões sobre a condição do ser humano sem Deus, dando ênfase nos Versos 19-20 que diz: “Vai para casa, para os teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez...” Vimos que devemos compartilhar com todos os que cruzam o nosso caminho sobre o que Jesus fez por nós e do maravilhoso resultado do nosso encontro com Ele, mas primeiro devemos fazer isso com os de nossa casa.
Vemos aqui que Jesus libertou este homem que estava possuído por uma legião de demônios na região dos Gadarenos. Essa é uma das histórias mais impactantes de libertação no ministério de Jesus. O homem era rejeitado pela sociedade, vivia entre os sepulcros, longe de sua família e ninguém podia controlá-lo. Mas um encontro com Jesus muda tudo.
O foco hoje será no que Jesus diz ao homem liberto: “Volta pra casa e conte tudo o que o Senhor te fez.” Esse chamado ainda é atual para todos nós. Focar nossa família orando, mostrando mudanças e testemunhando. Se estamos compartilhando do amor de Cristo com os de fora, significa que primeiro estamos fazendo o mesmo com os de nossa casa. Tudo começa em casa para depois refletir fora.
PONTO 1: Jesus atravessa para libertar. Verso 1: “E chegaram à outra margem do mar…”
Jesus atravessa o mar para alcançar uma única pessoa. Isso nos mostra o valor que uma alma tem para Deus.
Reflexão: Você acredita que Jesus também atravessaria o “mar” por você?
PONTO 2: A libertação é completa. Verso 15: “Viram… assentado, vestido e em perfeito juízo…”
O homem não apenas foi liberto, mas também restaurado emocionalmente e socialmente. A transformação foi visível!
Reflexão: Que áreas da sua vida precisam dessa libertação completa? Pense…
PONTO 3: O propósito de Jesus depois de um encontro com Ele é nos enviar. Verso 18-19: “Ele rogava que o deixasse estar com ele, mas Jesus não o permitiu…”
O homem queria seguir Jesus fisicamente, mas Jesus tinha outro plano: ele seria um missionário em sua própria terra.
Reflexão: Será que às vezes queremos escapar da nossa realidade em vez de ser luz nela?
PONTO 4: Testemunho transforma realidades. Verso 20: “Então ele foi, e começou a anunciar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera…”
O testemunho do homem alcançou dez cidades! Ele se tornou um evangelista poderoso apenas contando o que Jesus fez por ele. Hoje, da mesma forma, Jesus não está conosco fisicamente, mas sua presença, unção e poder através do Espírito Santo está operando em nós e através de nós, basta nos movermos que os sinais começarão a operar.
Reflexão: O que você pode compartilhar com os outros sobre o que Deus fez na sua vida?
Aplicação Prática
- Compartilhe sua história: Talvez você ache que seu testemunho é pequeno, mas ele pode alcançar alguém.
- Seja luz em casa: Comece pelos “teus” — sua família, vizinhos, amigos.
- Não esconda o que Deus fez: Sua libertação e mudança são uma mensagem viva do evangelho.
Conclusão
Assim como aquele homem, todos nós fomos alcançados por Jesus com um propósito. Ele não nos liberta apenas para nos sentarmos nas cadeiras da igreja e cultuá-lo, isso é bom e necessário, mas precisamos ir além, Ele quer que voltemos nossa atenção para casa e contemos tudo o que Ele fez e depois fazermos o mesmo com os de fora.
Compartilhar em Grupo
- Você já teve um encontro transformador com Jesus? Como foi?
- Existe alguém em sua casa ou círculo de convivência que precisa ouvir seu testemunho?
- Qual parte da história mais falou ao seu coração hoje?
Desafio da Semana: Compartilhe com ao menos uma pessoa nesta semana algo que Jesus fez na sua vida.
Orar por todos e fazer apelo aos visitantes! Convide todos para o culto domingo, será o culto após Encontro de adoslecentes
Amamos a sua vida e família!
Apóstolos Eliezer e Zenita
