Hebreus 10:12-14,19-25: Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés. Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados. Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.
O livro de Hebreus foi primariamente escrito para cristãos judeus, pois estes estavam enfrentando perseguição e tentação de voltar às práticas antigas da lei. O autor Espírito Santo enfatiza a superioridade de Cristo em relação a tudo o que veio antes, especialmente o sistema sacrificial. Este texto de Hebreus destaca a obra final e perfeita de Cristo, nossa nova posição diante de Deus, e nos desafia a responder com fé, alegria, esperança e amor.
1. Cristo Ofereceu um Sacrifício Perfeito (v. 12-14). “Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus…”
Diferente dos sacerdotes que ofereciam sacrifícios continuamente, Jesus ofereceu um único sacrifício eficaz. Hoje Ele está assentado a direita de Deus Pai, indicando que sua obra foi completa e suficiente. Isso nos dá segurança de salvação e paz com Deus.
Aprendemos aqui que não precisamos viver tentando “merecer” o perdão, pois ninguém merece, mas mesmo sem merecer, nos foi oferecido a oportunidade de crer e receber pelo sacrifício de Cristo o perdão dos pecados que nos separa de Deus, e hoje podemos estar diante dEle com confiança. Felizes são as pessoas que não rejeitaram esta oferta de salvação, mas disseram sim para o sacrifício de Cristo.
2. Temos Livre Acesso à Presença de Deus (v. 19-22). “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus…”
O véu que nos separava de Deus foi rasgado, não há mais barreiras entre Deus e nós. Podemos nos achegar com “coração sincero e plena certeza de fé”, pois Fomos lavados, purificados e recebidos como filhos e agora temos a vida eterna.
Quando orar, faça-o com ousadia. Louve-o com liberdade. Ande com intimidade com Deus todos os dias.
3. Firmes na Esperança, Unidos em Amor (v. 23-25). “Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança… Consideremo-nos uns aos outros...” …Não deixem de congregar como é costume de alguns.
Segurança da salvação nos leva a viver com esperança firme, por isso devemos encorajar uns aos outros na fé, na esperança e no amor.
A comunhão com o corpo de Cristo (igreja) é vital; não negligencie a igreja. Aprendemos aqui que precisamos perseverar na fé e encorajar os nossos irmãos em Cristo. Valorize a comunhão da igreja e da célula, quem não valorizou no passado hoje está longe e muitos deles não conseguem mais voltar comprometendo assim a salvação, sem contar que sem perceberem, perderam a comunhão com Deus, o Auto da Vida. Não podemos simplesmente desprezar o preço pago por nós na cruz do calvário e abrirmos mão da Fonte da Vida eterna.
Conclusão
Cristo fez o que ninguém mais podia fazer; Ele nos deu livre acesso a Deus por meio de Seu sacrifício perfeito. Agora somos chamados a viver com ousadia, fé, esperança e amor, perseverando juntos até o fim. Somos propriedade exclusiva de Deus a fim de proclamarmos as virtudes de Cristo na terra.
Não retroceda. Viva com confiança, firmeza e compromisso com o Corpo de Cristo, a igreja, pois o Céu no futuro nos espera. Amém!
Momento de Compartilhar em Grupo. Participação livre, só se você se sentir a vontade – (Encorajemo-nos a participar deste compartilhar brevemente, estamos em um ambiente seguro e acolhedor.)
Perguntas para o grupo (escolha uma ou duas pergunta para responder de forma suscinta):
- O que mais te tocou nesse texto de Hebreus? Seja específico.
- Você já teve momentos em que duvidou do perdão de Deus? Como lidou com isso?
- Como podemos incentivar uns aos outros mais intencionalmente nessa célula?
- Qual atitude prática você vai tomar essa semana em resposta ao que aprendeu hoje?
Encerramento com Oração: Ore agradecendo pelo acesso livre a Deus por meio de Jesus e peça que a célula seja um ambiente de fé, esperança e amor mútuo.
Líder: Faça apelo aos visitantes e ore por todos. Estabeleça um dia de jejum pela célula, por vidas novas e pela multiplicação. Orar pelas vidas e nomes colocados na cadeira.
ATENÇÃO: Próximo domingo as 9:30; teremos a Santa Ceia e dia da mães. NÃO HAVERÁ CULTO A NOITE.
No amor de Cristo!
Apóstolos Eliezer e Zenita C. Moreira