Filho Pródigo

Lucas 15:11-32

Este texto fala de um filho que pediu sua herança e foi embora da casa do seu pai. Que motivos ele teria para fazer isso? Ali na casa do pai ele tinha tudo do que precisava, até mesmo depois que ele se casasse, desfrutaria daquela prosperidade.

Motivos:

  1. Ali tinha regras;
  2. Influências externas de alguém;
  3. Querer conhecer coisas novas;
  4. Querer conhecer o mundo;
  5. Ter olhado por cima da cerca e ter desejado sair…
  6. NO valorizar o que tinha…

Normalmente quando tudo está bem, quando não acontece nada novo ou quando se tem tudo, temos a tendência de não valorizarmos àquilo que temos.

Jesus falou aqui que ele perdeu tudo e os amigos sumiram, que ele estava passando fome e quando arrumou um serviço, foi algo ruim. A fome foi tão grande que ele chegou ao ponto de desejar comer das bolotas que eram dadas aos porcos.

 A pobreza e a fome que ele experimentava não era apenas física, mas também emocional e espiritual… De quem será a culpa aqui? Do governo,… Respondo: A culpa era dele, e a decisão de mudar isso era também dele.

Mas um dia ele se arrependeu e disse, vou voltar para casa do meu Pai, lá todos, até os servos comem com fartura, lá todos são mandos e valorizados; e disse: vou pedir perdão e dizer que quero voltar…

Ele precisava de RESGATE, RECONCILIAÇÃO, JUSTIFICAÇÃO, ADOÇÃO E SANTIFICAÇÃO. Assim como ele, o homem se afastou de Deus, nascemos separado dEle por causa do pecado e, alguns de nós e muitos que estão na casa do Pai pelo mundo a fora, se afastaram indo para longe e necessitam voltar…

Vejamos I Coríntios 5:7 e 8

 Lançai fora o fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa PÁSCOA, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.”

Na semana passada falamos sobre a origem da verdadeira Páscoa no Velho Testamento e o seu cumprimento profético no Novo Testamento através da morte e ressurreição de Jesus Cristo na Cruz do Calvário, derramando o Seu sangue, como o Cordeiro Santo sem defeitos, por amor a nós!

Hoje vamos falar sobre os benefícios e resultados deste sacrifício de Amor realizado por Jesus, para cumprir o Plano Perfeito de Deus para salvar o homem.

Em primeiro lugar é preciso deixar bem claro que estes benefícios e resultados são para aqueles que creem que Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele crê não pereça mas tenha a vida eterna (João 3:16).

Quem crê em Jesus Cristo recebe a vida eterna. Quem crê em Jesus Cristo não é condenado. Quem crê em Jesus Cristo é resgatado, reconciliado com o Pai, justificado, adotado e santificado.

Vamos falar um pouquinho de cada um destes resultados e benefícios que Jesus conquistou para nós na CRUZ do CALVÁRIO.

1. RESGATE- A morte de Cristo pagou o preço da penalidade pelos pecados que cometemos. É como se houvesse um escrito de dívida contra nós e esta nota promissória fosse rasgada e cancelada.

 2. RECONCILIAÇAO- O sacrifício de Jesus permite que o homem volte a se relacionar com Deus depois de uma ruptura que havia acontecido como fruto do pecado original…(pecado que herdamos)

Deus o nosso Criador, refez o processo de Criação por meio de Cristo e assim fez de nós novas criaturas, e depois de sermos reconciliados com Deus por meio da morte de Seu filho unigênito, nos fez Embaixadores de Cristo e nos confiou a mensagem de reconciliação (Coríntios 5: 18 a 20).

 3. JUSTIFICAÇÃO- Ser justificado significa tornar-se justo (Romanos 3:24). Através de Jesus, Deus tomou sobre Si todo o castigo que a nossa maldade e desobediência mereciam. Na Cruz Jesus cumpriu tudo que a justiça exigia.

A Sua vida foi dada em troca da nossa; Seu sangue pagou o preço da nossa justificação. Ele nos substituiu e em nosso lugar recebeu a condenação pelos nossos erros, crimes, pecados, delitos. “Nenhuma condenação há mais para os que estão em Cristo Jesus. ” (Romanos 8:1).

 4. ADOÇÃO- Através da Cruz nós fomos introduzidos na Família de Deus e nos tornamos filhos de Deus e coerdeiros de Jesus Cristo. “Mas todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu nome.” (João 1:12).

 5. SANTIFICAÇÃO- Nós que antes éramos escravos do pecado, agora fomos tornados puros pelo sacrifício de JESUS (Hebreus 10:10).

Santo quer dizer separado. Antes de Cristo estávamos longe de Deus, mas depois de Cristo nos tornamos filhos de Deus e fomos separados do pecado.          Depois de Sua morte e ressurreição Jesus decidiu morar dentro de nós. Quando Jesus fez isso cumpriu o sentido mais profundo de santificação, pois separou o homem exclusivamente para Deus.

Nesta Celebração da Festa Páscoa neste domingo, escolhemos como tema a mensagem do FILHO PRÓDIGO, descrita em Lucas 15:32, justamente porque nesta passagem podemos encontrar todos estes benefícios descritos acima.

Esta é uma das passagens mais emocionantes e fortes da Bíblia Sagrada para representar a reconciliação do homem pecador com o Deus Pai, amoroso, que não condena, que perdoa, justifica e restaura.

Hoje aqui celebrarmos a nossa libertação definitiva, conquistada na Cruz do Calvário e a entrada na nossa Terra Prometida, que é o Reino do Filho do Amor de Deus, JESUS CRISTO!

Hoje nesta Festa de Páscoa, você é sua família estão sendo abençoados e oramos para que todos os que estão aqui possam crer em Jesus e no mistério da Cruz e assim desfrutarem de todos os benefícios que Deus preparou para os creem!

Você crê, então ore comigo!

Fonte: Ap. Fabio Abbud, houve acréscimos e mudanças!

Ap. Eliezer

 

Imprimir