O caminho do amor

João 15: 9 a 12

Jesus nos ensina o caminho do Amor para que possamos viver uma vida com alegria completa. Quantas pessoas têm vivido uma vida triste, sem paz, “sem colorido”, angustiadas, desanimadas, exatamente ao contrário do projeto de vida que Deus tem no Seu coração para cada uma? No dicionário, a definição de alegria é satisfação, portanto Deus quer nos ensinar o caminho para termos uma vida que nos satisfaça em todas as áreas.

Algumas pessoas são felizes no casamento, mas têm sérios problemas financeiros que acabam até por abalar esta relação. Outros têm muito dinheiro, mas um casamento infeliz e acabam fazendo uso do dinheiro para “comprar” uma companhia (prostituição, adultério) e suprir esta insatisfação. Outros têm dinheiro, uma boa família, mas não têm saúde espiritual, emocional ou física para usufruir delas. Deus hoje deseja nos ensinar a receita para a conquista da alegria completa.

Resumidamente, Jesus ensina que como o Pai O amou e ao envia-lo para nos salvar, provou este mesmo amor por cada um de nós, movido pelo mesmo amor, Jesus aceitou a missão de ser o salvador do mundo. Da mesma forma, precisamos nos amar como Ele nos amou e assim refletir este amor aos nossos semelhantes.

Tudo isto parece muito simples, porém esta capacidade que Deus tem de amar Jesus e a todos nós, transferiu para Jesus a mesma capacidade de nos amar e esta capacidade foi transferido para nós; temos a missão de amar uns aos outros como Jesus nos ama e amar ao próximo como a nós mesmos.

O homem só poderá conhecer o verdadeiro amor, o atributo do Espírito Santo de Deus, se receber este Espírito em seu coração. A Bíblia nos ensina que para recebermos o Espírito Santo precisamos crer e receber o Filho de Deus, Jesus Cristo, como Senhor e Salvador da nossa vida, é algo pessoal.

Quando recebemos Jesus (Apocalipse 3:20), recebemos uma nova natureza, a natureza espiritual, então o Espírito Santo nos ensinará todas as coisas e nos fará lembrar tudo o que Jesus nos ensinou, Ele nos ensinará inclusive a como amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos.

Em João 14:21-23 diz que “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama” e se “alguém me ama guardará minha palavra”. Muitos declaram que amam a Deus, mas não conhecem a Sua Palavra e não têm nenhum relacionamento com Ele. Outros declaram que amam a Deus, conhecem Sua Palavra, mas não a praticam, nem tão pouco a obedecem; preferem viver segundo seus próprios conceitos e valores.

Hoje, em nossa igreja IACC, entendemos que amar a Deus é muito mais que uma declaração emocionada, na realidade, amar a Deus é um modo de viver. Amá-lo é viver para Ele, colocando-O em primeiro lugar, acima de tudo, inclusive de nossos conceitos e valores terrenos. Amá-lo é amar ao próximo, é cuidar de alguém, dedicar o tempo de nossas vidas para cumprir a grande comissão de fazer discípulos de todas as nações, é colocar a vontade de Deus em primeiro lugar, é suportar provas, dificuldades e manter a confissão da fé, sem vacilar.

Quando caminhamos nesta direção, vamos adquirindo a capacidade de AMAR DE VERDADE, como Jesus e o Pai têm nos ensinado. Quando conquistarmos este Amor, conquistaremos com Ele a alegria completa, a vida plena que é o sonho de todas as pessoas nesta terra e também é o sonho do coração de Deus.

Em Romanos 5:8-10 diz: “Mas Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados (considerados sem culpa) pelo seu sangue, seremos por Ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho (Jesus), muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela Sua vida”.

Em I João 4:19 diz quenós amamos porque Ele (Jesus) nos amou primeiro”. Jesus nos amou primeiro e este amor foi comprovado quando Ele se entregou por nós, provando este amor do Pai e do filho por todos, abrindo a porta da salvação para aqueles que querem ser salvos, quando cremos recebemos o Espírito de Deus e a Sua presença dentro de nós, sela este amor, nos capacitar a reproduzi-lo na sua essência.

Em Romanos 5:5 diz que Deus derramou do Seu amor em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado. Deus te ama assim como ama a seu Filho Jesus e este amor esta dentro de você, então viva-o em toda a sua intensidade e tenha uma alegria completa, pois esta alegria vai contagiar a muitos.

Na igreja devemos amar uns aos outros como Cristo nos amou (João 13:34), este amor está acima de nós mesmos, é uma amor que se entrega, como Jesus se entregou por nós, e lá fora, devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos, isto é, amar na mesma medida que eu amo a mim mesmo.

Receba hoje esta alegria completa, seja preenchido com o amor de Deus e reproduza-o!

Que Deus abençoe a todos,

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir