- CONHECENDO NOSSO INIMIGO
1.1- Satanás é uma pessoa real e não apenas um conceito do mal; (Jó 1:6). Ele é referido com pronomes pessoais, como um ser vivo (Lc. 11:18; ele tem um reino; ele conversa (Mt. 4:7-9), move-se por todo o lugar (Mc. 4:14,15); ele tem corpo (Zc. 3:1,2).
1.2- Satanás tem objetivos reais (Ef. 6:11). A palavra “cilada” vem de uma palavra grega que dá origem à nossa palavra “métodos”. Ele tem métodos de destruição da igreja. II Co.2:11 diz que “NÃO LHE IGNORAMOS OS DESIGNIOS”. A palavra no grego “noeme”, quer dizer pensamentos, propósitos, desejos.
Quais objetivos de Satanás?
1- Procura causar dúvida e incredulidade (Gn. 3:4,5).
2– Confusão (Lc. 22:31; II Co. 12:7).
3- Divisão e contenda (I Co. 3:1-4).
4- Tentação (I Co. 7:5; I Ts. 3:4,5).
5- Erro doutrinário (II Co. 11:14,15; I Tm 4:1).
6- Dificuldades (Lc. 13:16; I Ts. 2:18).
7- Mente dúbia (II Co. 11:2,3) – VIDA MENTAL
2- CONHECENDO O EXÉRCITO ORGANIZADO DE SATANÁS
Satanás tem um exército muito bem-organizado (Ef. 6:10-12; Dn. 10:12-13)
2.1- Tem soldados reais
2.2- Tem líderes bem treinados
2.3- Tem jurisdições estabelecidas
2.5- Tem poder real (II Ts. 2:9)
Satanás é real, mas temos poder sobre ele. Podemos falar diretamente, em voz alta e com autoridade. Ele se aproxima com muita sutileza. Ele vem secretamente; envia poder demoníaco para nos influenciar a sair do caminho. Mas não ignorando seus objetivos, na autoridade de Jesus, desmascaramos seus planos.
3- CONHECENDO NOSSO ARMAMENTO
Armamento são todas as armas tomadas coletivamente; qualquer instrumento de combate; qualquer meio usado para conseguir vantagem sobre outro. Nosso armamento – II Co.10:3-5.
Nosso propósito: libertar as pessoas (Mt. 12:9-13)
Nossas armas:
3.1- A Palavra de Deus – A revelação total de Deus – Hebreus 4:12
3.2- O sangue do cordeiro (Ap. 12:10-11)
3.1- O testemunho dos santos (Ap. 12:10-11). Uma confissão vitoriosa proclama derrota à Satanás (Fl. 4:13) “… ESTOU PRONTO PARA QUALQUER COISA E EQUIPADO PARA TUDO; ATRAVÉS DE CRISTO QUE ME INFUNDE FORÇA INTERIOR; (ISTO É, EU SOU TODO SUFICIENTE NA SUFICIÊNCIA DE CRISTO”. (Versão amplificada).
4- CONHECENDO NOSSO DESTINO
Temos um destino eterno. A igreja é a eterna companheira de Jesus, destinada a partilhar do Seu trono. Estamos sendo treinados a reinar. Uma coroa nos está reservada (II Tm. 4:8) e coroa é símbolo de autoridade.
DEUS PREPARA OS INTERCESSORES PARA GRANDES COISAS.
Alguns fatos sobre nossa herança:
4.1- Deus criou todas as coisas, portanto Seu reino inclui toda a criação. (Sl. 103:19).
4.2- Jesus é o Filho primogênito de Deus, portanto é o herdeiro legal do trono e da criação de Deus. (Hb. 1:12).
4.3- Cada crente é um filho de Deus por adoção com os mesmos direitos legais que Jesus tem. Quando recebemos a Cristo nos tornamos herdeiros (Rm. 8:15 a 17; Ap. 21:7). Se vencermos, nossa autoridade será toda inclusiva. Jesus herdou o mundo inteiro.
4.4- A Bíblia provê muitos textos que provam esse conceito: Mt. 25:35; Dn. 7:8; Gl.6:4,7; Tito 3:7; Tiago 2:5.
NOSSO DESTINO FUTURO DEPENDE DA NOSSA LEALDADE PRESENTE
“Nós, redimidos dentre a humanidade nos constituirmos a eterna companheira de Jesus, Sua noiva. Essa companheira deverá compartilhar do trono do universo com seu amado e Senhor. Ela precisa ser treinada para sua função de rainha a fim de que aprenda as técnicas de vitória através da oração.
5. METODOS OU FORMAS DE ORAÇÃO
5.1- Oração privada (Mt. 6:6). Cada filho tem direito de entrar na presença de Deus com confiança (Hb. 4:16) e apresentar suas orações. (Vida pessoal de oração)
5.2- Oração de concordância (Mt. 18:8-20). A versão ampliada da Bíblia traduz o versículo 19 como “concordarem e harmonizarem juntos ou fazerem uma sinfonia juntos”. “sinfonia” é quando todos os instrumentos tocam em harmonia. Concordar espiritualmente envolve:
- Concordar com a Palavra de Deus. Tenha a plena convicção de que a Palavra de Deus é verdadeira e ela será cumprida.
- Concordância envolve também a mente. Pensar a mesma coisa. Na mente se trava um campo de batalha e os pensamentos deverão ser controlados para que estejam em harmonia com Deus e a Palavra. Algo que ajuda a Ter uma mente firme escrever o objeto da concordância. Quando a mente se inclinar para outra direção controle-a, levando-a concordar com a Palavra de Deus.
- Concordar com outro crente com quem se ora. Essa concordância é mais que Palavras. É preciso haver harmonia (Mc. 11:25,26).
- Há um poder na concordância (Dt. 32:30)
5.3- Oração coletiva– (At. 4:23-31) – O corpo orando em perfeita concordância, com o Espírito Santo e a Palavra de Deus. Esse tipo de oração tem um tremendo poder. (At.5:12).
6. RECURSOS A SEREM USADOS NAS ORAÇÕES
6.1- Orando a Palavra – quando oramos a Palavra já começamos com a resposta (Is. 55:10,11).
6.2- Oração no Espírito – (I Co. 14:14; Ef. 6:18; Jd. 20). Em áreas conhecidas pela mente podemos aplicar a Palavra escrita. Mas aquelas que fogem ao nosso conhecimento ou quando não temos convicção de qual é a vontade de Deus. O Espírito Santo vem em nosso auxílio. (Rm. 8:26,27). “Gemidos inexprimíveis” significa literal: “gemidos que não podem ser expressos em palavras articuladas”.
A oração no Espírito, para além de ser um grande auxílio em todos os tipos de oração, é uma arma poderosa contra as forças das trevas.
7. ARMA CONTRA AS INTERFERÊNCIAS EM NOSSAS ORAÇÕES. Temos autoridade, dada por Deus, de abrir e fechar. (Mt. 16:19).
7.1- A vida de oração é uma batalha (Ef. 6:10:18). O tempo passado na presença de Deus é como que o “carregar de bateria” ou “carregar a “arma”. Somos supridos para o combate.
7.2- O inimigo é enfrentado com arma de combate: a Palavra de Deus (Ef. 6:17).
7.3- O inimigo é enfrentado na autoridade e nome de Jesus, a quem tudo se sujeita (Lc.10:19; Mc.16:17)
7.4- O inimigo é enfrentado no poder do Espírito Santo (Lc.4:14).
7.5- O inimigo é enfrentado por um poder maior (Mat. 12:29).
Enfrente o inimigo falando diretamente a Satanás. Exerça sua fé na obra do Calvário. Neutralize as forças inimigas para que a resposta às suas orações não seja retida nas “regiões celestes” (Dn. 10:12-21).
8. ASPECTOS IMPORTANTES DA ORAÇÃO BEM-SUCEDIDA
1. Ore ao pai em nome de Jesus – É o Nome de Jesus que garante a resposta de Deus. ( 16:23,24)
2. Creia que Deus responde sua oração – A oração sem fé não produz resultados. ( 11:24; I Jo. 5:14,15).
3. Perdoe a todos que lhe ofendem – Toda falta de perdão impede a resposta de Deus. (11:25; Mt. 6:14-15).
4. Dependa do Espírito Santo em sua vida de oração – Sem auxílio não se chega ao trono. (Rm. 8:26,27; 8:16).
5. Aprenda a orar pelos outros – Há uma lei de semeadura e ceifa no reino do espírito. Quando me envolve com o corpo, intercedendo por ele, Deus levantará outros no corpos para intercederem por mim. (Ef. 6:18).
6. Edifique-se a si mesmo, orando no Espírito. (Jd. 20; 1Co.14:4)
Guerra Espiritual
- A existência de demônios
A existência de demônios é confirmada várias vezes na Bíblia. É uma realidade. Jesus expulsou demônios e nos deu autoridade para tal. A casta de demônios, veio a terra quando lúcifer foi mandado a terra, nesta hora vieram vários anjos que o servem desde então, é um exército do mal que atua nas regiões celestes. Efésios 1:20,21; 6:12;
Os demônios são seres espirituais, pervertidos e mentirosos. Possuem inteligência e força superior. Sua função principal, é se opor as coisas de Deus. Governam o mundo atual, a moral, as mentes dos ímpios, os canais de comunicação e os governos.
As forças de satanás
Quando lúcifer se rebelou e veio para terra, trouxe consigo grandes legiões de anjos, ou seja ele não está sozinho. (Apocalipse 12:3-4)
- A expulsão de demônios
Jesus nos delegou poderes de expulsar demônios, em seu nome com oração, palavra e fé. Para libertarmos os cativos, os aprisionados pelo inimigo, devemos receber Cristo como nosso salvador, confessar nossos pecados e pedir para que Jesus os lave com sus sangue, tirando as acusações do maligno e recusar toda legalidade confiada ao inimigo em nossas vidas. (Lucas 10:19; Marcos 16:17).
- As armas para nosso combate
Nossas armas são:
- O sangue de Jesus, que nos lava e nos justifica de todo pecado, nos faz novas criaturas, o inimigo não têm mais poderio sobre nós. (I João 1:7-9).
- A Palavra de Deus. Ela é a verdade e espada de dois gumes, sempre cumprirá o que diz, é um decreto eterno no céu e terra. (Hebreus 4:12; Isaías 55:9-11).
- A couraça da justiça – Ela nos dá confiança que só o Senhor é Deus, se andarmos em sua justiça, ela nos protege.
- O escudo da fé – A fé nos protege contra os dardos inflamados do maligno (Efésios 6:16).
- O capacete da salvação – protege a nossa mente quando guardamos e renovamos a nossa mente pela Palavra da verdade. (Efésio 6:17; Romanos 12:2).
- Chaves da vitória
- Santidade – Estar santificado, corpo, alma e espírito, vida separada;
- Fé – Acreditar naquilo que não vemos, mas cremos, agindo de acordo;
- Oração – Espiritualmente é a munição para a batalha no ataque e defesa;
- Sacrifício – Encargo pela causa de Cristo, renuncia, andar ou carregar a cruz;
- Coragem – Servir a Deus requer coragem, pois estamos contra este mundo;
- Unidade – Somos seres trinos, devemos estar parelhados com o Pai, o Filho e o Espírito Santo e unidos da mesma forma com cada membro do corpo de Cristo;
- Perseverança – uma das maiores lutas do Cristão, na perseverança seremos recompensados, ou caso contrário cairemos nas mãos do inimigo;
- Humildade – Estas é uma das marcas de Cristo que precisa ser vista em nós;
- Não dar lugar ao inimigo – temos que lembrar o que ele nos fez e tenta fazer todos os dias, ele está ao nosso derredor tentando nos tragar.