Êxodo 12:1-14; I Coríntios 5:7,8
A Páscoa está relacionada a um movimento intencional do coração de Deus. Não é meramente um encontro religioso, mas algo que impele o nosso coração a uma reflexão profunda de quem é Jesus e qual o fundamento bíblico para estarmos envolvidos com Cristo. A Páscoa está centrada na pessoa de Jesus Cristo.
É o ato salvífico de Cristo morrendo na cruz para nos resgatar, proclamar nossa vitória e profetizar nossa entrada no céu. Ao celebrarmos a Páscoa, celebramos a morte e ressurreição de Jesus Cristo, anunciamos a nossa libertação, cura e posse da Vida Eterna. A morte de Jesus trouxe-nos vida e nossas vidas são o resultado dessa profecia, dessa chamada que nos fez cidadãos do céu.
Páscoa quer dizer passagem, saída de um estágio para outro; é uma nova dimensão. O texto em Colossenses 1:13 retrata muito bem isto. O poder de Deus nos arrancou do reino de trevas para o Reino de Luz. Deus "nos tirou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado."
A Pascoa traz muitos benefícios que estão descritas em oito mensagens:
1. Livramento de morte
A Páscoa se manifestou para nos livrar da escravidão do pecado. Assim como os filhos de Israel estavam presos no Egito e o Senhor os livrou, assim Deus enviou Seu Cordeiro Pascal, Jesus, para nos livrar do pecado. "Este é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo." (João 1:29) "Se o filho do homem vos libertou, verdadeiramente sereis livres." (João 8:36). Em Cristo Jesus nós somos livres!!!
No dia da Páscoa realizada no Egito, o povo hebreu testificou juntamente com todos os egípcios que o Deus de Israel é o Senhor Deus Todo Poderoso. O povo do Egito foi ferido com pragas por causa da desobediência, mas o povo de Deus não foi atingido.
A Páscoa é uma chance de Deus para arrancar as pragas do povo. O que é praga? É maldição. Muitas vezes essas maldições acompanham nossa família. O Senhor diz em Deuteronômio que essas maldições seriam visitadas até a terceira e quarta geração. Mas, o Cordeiro Pascal encerra todas as maldições. Ele se tornou maldição em nosso lugar para que fôssemos libertos e assim alcançarmos a salvação Eterna.
Assim como o povo de Deus saiu do Egito depois da Páscoa, para herdar a terra que o Senhor prometeu, nós temos em Cristo a nossa herança. Em Romanos 8:17 nos diz que somos herdeiros de Deus e co-herdeiros em Cristo Jesus. É herança da glória. Todas as vezes que o diabo quiser afligir nossa vida e atingir nosso espírito, Deus, por meio de Jesus Cristo nos livra e nos dá a graça de conquistarmos mais um território, ampliando assim a nossa colheita. Somos povo de Deus, somos a geração eleita para vencer sempre. Você crê?
5. Chance para rendição completa
Desde Gênesis, no capítulo 3, quando o homem foi coberto com pele de carneiro por causa do pecado, Deus já estava apontando para o Calvário. Ele fez a promessa de que um dia veríamos esse Cordeiro manifestado como gente, que morreria, ressurgiria, iria para glória, mas voltaria para buscar Sua Igreja. É um cenário que se forma, fomos redimidos, lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro, então podemos olhar para o nosso Criador e saber que Ele está conosco.
Há uma mistura entre esse Deus que veio à Terra em forma de homem e Seu Corpo na Terra, a Igreja. O céu tem uma representação legal do homem: Jesus Cristo, o nosso intercessor que está à direita de Deus. Na Terra também têm seu representante legal do céu: a Igreja, os filhos de Deus (eu e você). Fomos gerados pelo Espírito Santo como filhos, Herdeiros e representantes de Deus na terra. (Hebreus 4:14-16 e 7:25; II Coríntios 5:20)
Podemos observar, então, que quando Deus quer mudar o curso das coisas na Terra, Ele convoca a Sua representação legal, a Igreja, a geração eleita. Somos canais de Deus para que Ele possa nos usar como quer e trazer Sua glória sobre as nações, anunciando que o Cordeiro Pascal está vivo.
Essa visão de mistura entre o divino e o humano é a vida plena de Jesus trabalhando em sinais na nossa vida. Cada um sinalizando a vida de Deus na Terra. Você é o ponto de contato de Deus na Terra. Isso só é possível, porque existe a Páscoa, porque o Cordeiro Pascal veio à Terra, entregou-Se no Calvário, assumiu o nosso lugar de pecado, morreu, ressuscitou e nos deu sua própria vida.
Deuteronômio 30 diz que devemos andar nos estatutos do Senhor, porque Ele é a nossa vida. João 1 diz que Jesus é a Vida, e, quando Ele ressuscita Lázaro, diz: “Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim ainda que esteja morto, viverá.”
O nosso Jesus é Vivo e garante vida para Seus filhos. Por tudo isso, nós nos rendemos com alegria, é uma rendição com boa expectativa. “Eu sei em quem tenho crido e estou certo que é poderoso para guardar o meu tesouro até o dia final.” (II Timóteo 1:12) Continua…
Compartilhar: O que você entendeu de fato sobre a verdadeira Páscoa? Qual é a sua expectativa em Cristo? Você já o recebeu como teu Senhor e salvador?