Casa firmada na Rocha – Final

Deuteronômio 6:2-8
 
Louvo ao Senhor por mais uma vez poder compartilhar a Palavra de Deus, este é um tesouro inesgotável que nos sustenta a cada dia. Conforme estudamos na semana passada, a pessoa que tem sua casana rocha é aquela que pode descansare dormir mesmo em tempos de tempestade e dias maus, porque está protegida pelas mãos do Senhor que se move em nosso favor quando praticamos os seus princípios. Casa na rocha fala da nossa vida espiritual, familiar, ministerial e financeiro, hoje focaremos apenas na família.
 
Vimos que é difícil nos dias de hoje construirmos uma casa na rocha onde todas as áreas estejam em linha com Deus e sua Palavra. Uma das áreas mais desafiadora no quesito família é em relação à educação de nossos filhos. Deus quer ver a família protegida e edificada, por isso ordenou a Israel, antes da posse da terra, que se guardassem Seus estatutos e mandamentos. Ele dissee: tu, teu filho e o filho de teu filho, todos os dias de tua vida guardarão os meus estatutos para que teus dias sejam prolongados. (Dt 6:2).
 
Lamentavelmente, crianças e jovens estão sendo atacados pelas hostes do inferno, aumentando todos os dias o número delas na FEBEM, Casas de Recuperação e de jovens nas cadeias de todos os Estados de nosso país e nações da terra, isso sem contar com as drogas, violência e proistituição.
 
Veja você o que ordena o Senhor no verso 6: Que todas as palavras e mandamentos deveriam primeiro estar no coração do pai e da mãe, pois é responsabilidade dos pais ensinarem os seus filhos o caminho certo. A lei de Deus deveria primeiro estar no coração dos pais, já que ninguém pode dar o que não possui. Por isso, o pai e a mãe tinham que ser praticantes da Palavra de Deus, caso contrário, toda sua família estaria em uma rota errada e conseguentemente fora das promessas do Senhor.
 
Somente quando os pais estavam vivendo na Palavra do Senhor é que tinham condições de cumprir a ordenança, de inculcá-la em seus filhos e lhes falar assentados em casa, andando pelo caminho, deitados e em pé. Pode parecer-nos cansativo fazer coisas como escrever versículos na mão, coloca-los em locais visíveis e escrever nos umbrais das portas das nossas casas e principalmente guarda-las no coração,mas vale a pena, pois isso protege a família, mesmo em um mundo tão conturbado em que vivemos.
 
Muitas pessoas não imaginam a catástrofe que está acontecendo pelo fato do não cumprirem os mandamentos do Senhor Deus. Naquele tempo não havia tanta informação como hoje vinda da televisão, internet, rede sociais, “amigos” da escola, faculdade, etc., mas o adversário era o mesmo de hoje, portanto os filhos precisavam conhecer o Senhor, Sua Palavra, Seus milagres e Seu temor, para que não se desviassem dos Seus princípios, princípios esses que regem a nossa vida, uma vez quebrados, bases são construidas para o mal entrar, uma vez obedecidos, porta se abrem para Deus agir em nosso favor e nos proteger.
 
No livro de Provérbios, capítulo 22:6, encontramos um ensinamento maravilhoso e que nos chama à responsabilidade: Ensina a criança no caminho que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Observe que a palavra diz para ensinar a criança no caminho e não para ensinar a criançao caminho; essa diferença pode implicar na felicidade ou infelicidade da família.
 
Ensinar no caminho; seja para o filho, ou para a esposa, ou marido ou filho espiritual, é pegar este e orar com ele, estudarem juntos a Bíblia, dar testemunho de vida para ele, é ser o cristão no qual ele possa espelhar-se, fazer com que ele queira ser semelhante ao pai e a mãe. Esse filho começará a orar com as mesmas palavras que os pais usam e terá os mesmos princípios que veem seus pais praticarem. Agora ensinar o caminho é dizer a ele: você precisa ler mais a Bíblia, precisa ir mais à Igreja, etc.
 
Para exemplificarmos a diferença entre o e o no que o livro de Provérbios fala, devemos imaginar uma pessoa pedindo informação sobre uma rua; se alguém for ensinar “o caminho’’ dirá: Siga reto e entre na terceira à direita e depois na primeira à esquerda, depois vá até o final; agora quem for ensinar “no caminho” dirá: Eu levo você até o local, vamos juntos”. Assim é com é o filho ensinado porseus pais no caminho em que deve andar, mesmo quando envelheçer, não se desviará dele. O preço da casa na rocha, é o cavar até achar a Rocha, é trilhar junto no caminho com seu filho, com a sua família.
 
O resultado de não ensinar os filhos no caminho de Deus é o mesmo que construir uma casa na areia. Todos os pais que não se preocuparem em ensinar aos seus filhos e até mesmo aos seus netos, certamente poderão ser privados de muitas alegrias e muitas honras no futuro. O mesmo ocorre aos filhos, se você que é adolescente, que tem a oportunidade de ser jovem aprendendo estas verdades, mas não se dispoem em viver e praticar estes princípios de Deus, desta forma você estará desenhando um futuro de perdas, frustrações e sofrimentos. 
 
É complicado vermos nos dias de hoje, crianças com dois ou três anos que já fazem com que seus pais atendam a todos os seus desejos, algumas chegando até a obrigar seus pais a assistirem o que elas querem ver na televisão, etc. Às vezes os pais deixam de ver um jornal ou um programa evangélico para atender seus filhos que vão gritar se não forem atendidos.
 
É preciso muito amor e zelo para com os filhos, e viver de tal forma a Palavra, que eles tenham prazer em servir ao Senhor.
 
Quantas vezes passamos dias edias sem dizer aos nossos filhos que os amamos, sem levar a eles uma palavra de fé? Quantas vezes os torturamos com nossas tradições, por não termos algo de Deus para lhes dar? Já lavou as mãos? Já escovou os dentes? Onde estão os chinelos? Já arrumou seu quarto? Já estudou? Você é preguiçoso! Só pensa em comer e dormir, na sua idade eu já trabalhava pesado, acordava cedo, Olha o filho do vizinho, só tira notas boas e ainda trabalha ajudando seu pai, e você?
 
Como pais precisamos ensinar nossos filhos, (sejam eles físicos ou espirituais), no caminho do Senhor Jesus, sendo para eles referencial de fé, lealdade, fidelidade, amor, santidade e respeito. Os filhos precisam ver o pai amando e cuidando da mãe, a mãe respeitando e honrando o pai, eles precisam perceber que os pais vivem e andam em concordância, etc.
 
Agora como filhos, precisamos obedecer e honrar aos nossos pais, (Físicos e espirituais) valorizando e agradecendo por tudo àquilo que eles são e fazem por nós. Com isso abriremos os portais eternos com tesouros inigualáveis. Para os filhos será vida longa e bem sucedida, para os pais, o prazer de ver os filhos abençoados e prosperando na presença do Senhor.
 
Compartilhar: Esta palavra falou ao seu coração? Compartilhe!
 
No amor de Cristo!
 
Apostolos Eliezer e Zenita
 
Imprimir