Casa firmada na Rocha – Parte 1

Mateus 7:24-27; Salmos 37:5; João 14:6

Sabemos que não tem sido fácil para ninguém ensinar e praticar os princípios bíblicos na família, principalmente nestes últimos dias, mas são estes princípios que darão resultados positivos no casamento, na relação pais e filhos, seja eles jovens ou crianças. Os princípios de Deus fará que haja refrigério em todas as áreas da nossa vida. Precisamos confiar em Deus entregando totalmente o nosso caminho a Ele.
Tenho percebido há algum tempo que viver a paz de Deus é uma opção de cada um. Os momentos mais difíceis que enfrentamos, revelam que está muito perto de vermos os milagres de Deus acontecendo, digo isto porque sei que Deus é fiel para cumprir a Sua palavra àqueles que nEle depositam a sua fé e confiannça.
 
Há algum tempo atrás as pessoas aceitavam a Jesus Cristo apenas para irem para o céu, se livrando de uma futura condenação. Hoje em dia a visão foi ampliada e a revelação Bíblica se instalou na vida dos discípulos e igreja, hoje muitos aceitam a Jesus sabendo que a salvação inclui vida espiritual plena, (unção, poder, revelação, comunhão), vida emocional sarada, (paz inerior, alegria, maturidade, amor, amizade sadia), vida física saudável, vida famíliar equilibrada, ministério frutífero e vida financeiro crescente. Todas estas bençãos fazem parte do pacote chamado salvação que inclui uma vida com o Deus Todo Poderoso. Isso só é possível através de Jesus nosso salvador, é Ele que coloca todas as áreas da nossa vida em harmonia, é através de Cristo que a paz se instala em todo nosso ser.
 
No texto que lemos hoje vemos uma diferença muito grande nestes dois fundamentos como se fosse a diferença da vida e da morte; vida para o que ouve e pratica e morte para o que ouve e não a pratica. Descobri que a misericórdia de Deus é muito grande para os que tentam praticar, mas não têm forças para viver tudo o que aprenderam, estes estão sempre lutando para vencer. Neste caso é necessário haver um grande esforço do discipulador para acompanhar de perto sem desistir. Aquele que quer vencer deve ter a postura de discípulo, que se espõem e se dedica para se deixar discipular.
 
A verdade sobre o fundamento é que gostamos das cosias muito rápidas. Quando alguém começa a construir uma casa, fica-se muito ansioso pela construção das paredes. A ansiedade é tanta para ver a construção sendo erguida que não se vê necessidade de se cavar tanto para um alicerce tão profundo. O ser-humano tem a tendência de deleitar-se apenas naquilo que enxerga, mas o alicerce embora fique embaixo da terra, não sendo visto, é muito importante para que a construção esteja firme e forte.
 
O bom construtor quando vai iniciar uma grande construção, cava até encontrar a pedra que está escondida embaixo da terra. Quando o construtor encontra uma pedra, ele joga o concreto sobre ela, estabelecendo assim, a liga. O concreto com a terra não formam uma liga perfeita para uma construção ideal, mas o concreto em contato com a pedra formam esta liga. A pedra na vida do cristão é Jesus Cristo e sua Palavra e a terra são suas emoções. Quanto mais sólida for a base, mas forte e inibalável se torna àquela construção.
 
Quando Jesus disse esta palavra sobre a casana rocha na Palestina, não eram muito frequentes as tempestades, mas esporadicamente elas vinham e muitas casas caiam, pois naquela região o solo é arenoso e era necessário procurar uma rocha, uma base firme como tal. Assim é na vida do cristão, muitas vezes vem alguma chuva, mas é suportável e outras vezes o inimigo ataca de uma só vez o casal, a família, as finanças, a saúdedos filhos e aí percebemos que se trata de uma tempestade e se a casa (vida, fé, família) não estiver na rocha (Jesus), ela cairá.
 
Muitas vezes uma pessoa ou um ministério chega a ficar frustrado ao ver o quanto parece que Deus está demorando em trazer uma resposta ou enviar a multidão, mas ela só virá quando houver solidez. Continue cavando até achar arocha e assim estar firme, maduro e consolidado, porque se a tempestade chegar, você irá permanecer firme. O Seu lar não será destruído, sua equipe de doze não se perderá, mas se completará, sua rede e célula crescerão e prevalecerão, os seus negócios e sua vida financeira não serão destruídos, mas transbordará em crescimento porque estarão na rocha que é Cristo.
 
Outro erro que não pode haver na edificação é quanto ao ferro empregado. Muitas pessoas por achar que o ferro vai ficar escondido no alicerce ou dentro das paredes, acabam escolhendo e usando um material de segunda ou terceira em termos de qualidade, mas o ferro da construção não pode ser fundido ou temperado porque nesses não há flexibilidade. Oferro precisa ser de um material maleável para poder acompanhar os movimentos da rocha, se ele for duro demais, acabaránão suportando as vibrações e colocará a construção em risco.
 
A grande verdade detudo isso é que não adianta ninguém ser apenas bonito por fora. A parte exterior de uma pessoa não move o coração de Deus e sim o interior de cada um. O que está em nosso interior é o que vai sustentar a nossa vida com Deus, o nosso ministério e o nosso lar em todos os seguimentos: seja conjugal, espiritual, saúde física e emoção, profissional, finanças, etc.
 
A pessoa que aprende a cavar a casa na rocha é aquele que quando percebe que tem a oportunidade de errar, mas por amor a Deus e ao próximo, ainda que aparetemente tenha prejuízo, ele opta por fazer o certo. Quando o dasamor bate a sua porta e seu relacionamento conjugal começa a esfriar, ele busca a Deus e diz: “Senhor, eu não quero outra mulher (ou outro homem), quero que o Senhor me ensine a amar agora com o Teu amor”; e começa a cavar em oração, meditação da Palavra e se submetendo ao discipulado até que as pontas de seus dedos comecem a sangrar de tanto cavar, até perceber que o amor, a fé e a fervor foram renovados e a alegria foi restituida.
 
Quando parece que o amor pela Igreja, pelo pastor, pelo discipulador e pelo discípulo começa a esfriar, neste caso seria mais facil desistir e aceitar a derrota, mas aquele que não é vencedor cava até encontara a rocha, ele diz: “Alma, Carne e emoções, eu me recuso em fazer a tua vontade, vou cavar em Deus até que Ele renove meu primeiro amor, até que eu tenha prazer em viver totalmente para Ele, vou alimentar sempre o meu espírito e a minha alma buscando ao Senhor, pois nEle está a resposta para todas as áreas da minha vida”.
 
Esta é a casa que está na rocha. Nada que o diabo invista contra ela, a derruba, mas esta construção da vida relacionada com a fé em Jesus, com uma família saudável, com um ministério frutífero e sólido e com as finanças equilibrada e crescente; prevalecerão e permanecerão inabaláveis. Continua…
 
Compartilhar: Fale sobre o que esta palavra falou na sua vida em particular, e, o que você deve fazer de forma prática a partir de hoje?
 
No amor de Cristo!
 
Apóstolos Eliezer e Zenita
Imprimir