Considerar o valor da sabedoria e observar os conselhos da vida

Provérbios 3:13-20; Eclesiaste 11:9-14
 
Aprendemos na semana passada que Deus nos dá oportunidades de mudanças excelentes através de sementes. Não devemos duvidar, no momento em que Deus falar conosco sobre uma semente específica devemos fazê-la. Palavras, Tempo, Amor, Favor, Servir, Doar, Ofertar, Primiciar, cuidar, consolidar, discipular, fazer o bem…, tudo é semente. Todo ambiente que você está é uma oportunidade de dar uma semente que vai ajudar a ser e a viver àquilo que Deus projetou para a sua vida.
 
Nesta trajetória de buscar a Deus, de vencer obstáculos espirituais, físicos, familiares, ministeriais e financeiros, podemos errar e até cair, mas não se preocupe, pois cair não é sinal de fracasso, a não ser que a pessoa persista em andar no erro, em permanecer caído, caso contrário será um convite à nova experiência, agora com perseverança, fé, inteligência e equilíbrio emocional que a Bíblia tanto nos ensina.
 
Seja inteligente e procure fazer dos acontecimentos que causam tropeços, degraus para subir na escada da vida, porque cada obstáculo que nos defrontamos é sempre um sinal de advertência. Cada vez que erramos e nos arrependemos diante de Deus e do nosso líder, se torna um alerta para nos manter vigilantes na rota indicada por Deus em Sua Palavra que é ministrada através do nosso discipulador. Cada deslize nosso que se repete é uma lição para que não esqueçamos o  quanto ainda somos frágeis e o quanto precisamos nos render ao tratamento de Deus para as nossas vidas, pois só assim nosso caráter será filtrado e os deslizes serão abortados antes de nascerem.
 
A frustração leva muitas pessoas à desilusão, porém podemos usar de momentos assim para  edificar a nossa fé buscando mais a Deus abrindo totalmente o nosso coração a Ele. Temos aprendido que as lágrimas em uma confissão a Deus e ao líder, embaçam por um momento, mas após as lágrimas a visão se limpa, o coração fica aliviado e a alma se alegra encontrando paz, pois quando expressamos o que estamos sentindo para alguém de confiança que se dispõe a nos ouvir e orar por nós, conseguimos divisar e focar melhor o caminho proposto por Cristo. É desta forma que vamos encontrar as respostas que tanto procuramos e que vão nos preencher.
 
Estamos em uma sociedade totalmente confusa que perdeu o senso do certo e errado, do santo e profano, daquilo que é moral e imoral. Estamos em um mundo de muitas desonras, onde sempre somos ofendidos nas nossas convicções de fé, amor, finanças e família. Agora aprenda isso: Uma ofensa é sempre uma oportunidade de aprendermos a nos superarmos. A cada vitória nestas áreas nos coloca em níveis mais altos nos relacionamentos e convívios com pessoas difíceis.
 
Aprendi que algo que precisamos pode estar oculto em alguém que temos a tendência de não gostar. Por isso aprenda a conviver com todos e desenvolva com pessoas difíceis conversas inteligentes e edificantes, pois desta forma novas fases de conquistas serão criadas na sua vida. Desenvolva a habilidade inteligente de ouvir pessoas, tanto para influenciar como se deixar por pessoas certas, por pessoas ungidas, ser influenciado. Aprenda a ouvir com discernimento,  peneirando e excluindo àquilo que não presta, e na hora de falar, influenciar as pessoas para o bem, para a verdade, para a salvação.
 
O sofrimento é um aviso para os distraídos se fortalecerem na fé buscando mudanças oportunas nas suas vidas. Os distraídos tendem a reclamar, murmurar maximizando aquele sofrimento. Os atentos aos acontecimentos logo fazem a leitura e em Deus buscam as decisões que precisam ser tomadas e com rapidez entram na rota de mudança minimizando, e, em alguns casos, saindo do deserto afastando totalmente o sofrimento.
 
Cada mágoa recebida é um exercício de aprender a liberar perdão e de esquecimento de nós mesmos, dos nossos direitos em prol do outro, não foi isso que Cristo nos ensinou sendo Ele mesmo o modelo? Cada crítica é um incentivo ao trabalho no reino, na família e no secular, que devemos nos aperfeiçoar julgando a nós mesmos dando assim oportunidades de Deus nos abençoar. Portanto, de cada ingratidão podemos tirar o estímulo para a prática do bem desinteressado, e de cada sentimento de culpa a valorização da obra realizada na cruz do calvário pelo Senhor Jesus, pois nEle e em Seu sangue derramado por nós, alcançamos perdão de todo pecado. Anossa culpa Ele já levou, podemos nos arrepender, confessar, abandonar àquilo que é objeto da culpae condenação, para vivermos livres e justificados de todo pecado. Em Cristo temos acesso ao Pai Celeste que é o autor da vida, nEle temos a vida eterna.
 
1.     Aprenda a não ficar cansado. Um dos nossos problemas é que trabalhamos além do necessário. Temos confundido trabalho duro com produtividade. Nós tendemos a acreditar que podemos fazer as coisas melhor do que os outros e não lhes damos oportunidade. A maioria dos pastores e líderes quer se sentir imprescindível e importante na obra, mas o que precisamos mesmo é cultivar  o que Deus nos deu para fazer repartindo, delegando para as pessoas de nossa confiança.
 
Não há nada mais chato do que pastores e líderes que estão eternamente cansados. Em vez de fazermos o trabalho equivalente a dez pessoas, deveríamos colocar dez pessoas para trabalhar dando a elas oportunidade de se reproduzirem. Isto lhes permite crescer e prosperar nos dando a oportunidade de estar mais descansados e também de cultivar muitas coisas importantes como um tempo quieto diante de Deus que vai refletir como benção na vida dos nossos discípulos, células e igreja. Se há algo que eu aprendi é nunca rejeitar uma oferta de ajuda. Se alguém aparece me perguntando se pode ajudar-me de alguma forma a minha resposta é sempre “SIM”. É uma maldade privar as pessoas de uma oportunidade única como essa, de poderem ser canais para crescimento do reino de Deus.
 
2.     Aprenda a ser ignorante, isto é, seja um aprendiz sempre.Como a ignorância pode contribuir para o crescimento de sua rede, célula e igreja? É muito simples: somente os ignorantes possuem fome de conhecimento. Lembre-se que ignorante é aquele que ignora ou não sabe algo. O aprendiz que quer crescer não teme fazer experimentações, criar estratégias na célula para ganhar vidas, etc. Afinal ele não sabe o que vai realmente funcionar. O que vai acontecer se ele errar? Muita coisa, ele vai aprender com os erros e se tornar uma pessoa mais experiente e excelente no que faz. Nós estamos limitados pelo nosso conhecimento, é preciso aprender para crescer.
 
3.     Aprenda a tirar proveito do fracasso. O fracasso é realmente desconfortável e faz mal para a nossa autoestima, mas o fracasso é uma questão de ponto de vista. Não existe fracasso como valor absoluto. Depois de tentar algo e falhar, pelo menos aprendemos mais uma maneira que não funciona. Todo fracasso é pedagógico, mas não tentar é tolice. Naturalmente existem fracassos que são desnecessários, pois se vemos o vizinho caindo no buraco podemos aprender usando o fracasso alheio como lição. Não é fácil compartilhar fracassos, mas nesses dias vamos pelo menos lhe contar onde existem mais buracos no caminho por onde temos passado.
 
O fracasso está no caminho da excelência. Nada que é feito pela primeira vez é feito com excelência. Excelência é sinônimo de repetição, tentativa e erro e eventualmente fracasso.
Um dos maiores temas da palavra de Deus é que o fracasso não é o fim da história. Podemos correr o risco de falhar porque sabemos que Deus é um Deus da segunda chance.  Talvez você já tenha tentado  liderar ou fazer células em sua casa e tenha falhado, mas eu quero convidar você a tentar novamente. Não é fácil, mas é absolutamente viável multiplicarmos uma célula uma vez ao ano. Podemos fazer discípulos e juntos ganharmos a nossa geração com células que se multiplicam uma vez ao ano.
 
Compartilhar: Se você se sentir a vontade, fale de um erro que você cometeu que lhe ensinou algo importante, ou o que mais lhe tocou hoje nesta palavra? E sobre ter em casa ou liderar uma célula?
 
No amor de Cristo
 
 
Apóstolos Eliezer e Zenita
Imprimir