Verdades eternas que mudam as nossas vidas – Parte IV

 

Ezequiel 36:26-28; Sal. 51:10; Pv. 4:23; Lucas 15:25-32
 
Nestas últimas quatro semanas temos falado destes princípios bíblicos que aprendemos com a parábola do filho pródigo. Falamos sobre o filho mais novo que foi ingrato, infiel e rebelde e que se tornou o filho pródigo, pois este voltou arrependido e foi honrado. Falamos do filho mais velho que tinha uma relação superficial e mecânica com o seu pai e não valorizava o que tinha e nem usufruía da sua condição de filho e herdeiro, e, falamos também do pai e de seu amor incondicional.
 
Precisamos acordar e valorizar a nossa salvação, o amor de Deus na nossa vida, o nosso casamento, os nossos pais, os nossos filhos, a nossa casa, a nossa vida espiritual, a nossa igreja, esta célula e o nosso (a) líder. Terminamos falando que o filho mais velho queria apenas trabalhar, mas o pai o convidou para uma festa de comunhão. Deus te ama e te convida para esta grande festa com Ele. Você aceita?… Então vamos continuar e fazer uma revisão para nos fortalecermos com as proteínas deste grande banquete que o Senhor nos proporciona através da Sua Palavra.
 
1.     Deus requer de nós uma mudança de coração
 
Ele é Pai e nos ama incondicionalmente e tem colocado em nós coração de pais e mães espirituais nos dando revelação de família e também de soldado, pois Ele nos tem chamado para ganhar o Brasil começando com a nossa casa, célula e igreja. Este texto de Lucas 15:11 a 32 na verdade é uma parábola de relacionamentos: de pai para filho mais novo, de pai para filho mais velho e entre irmãos. O filho mais novo pediu sua herança porque era rebelde e se achava independente, auto-suficiente, por isso partiu da casa do Pai para um país distante e por falta de maturidade, desperdiçou todo o dinheiro. Vimos que quando gastou tudo ele procurou emprego e trabalhava alimentando porcos, chegou a querer comer aquela comida, mas ninguém lhe dava nada.
 
2.     Tudo o que semeamos colhemos
 
Se investirmos em boa semente temos uma boa colheita, mas, más sementes dão más colheitas. Todos os problemas que temos em nossas vidas são resultados de más sementes plantadas. Má colheita significa: relacionamentos quebrados, solidão, depressão, angústia, falta de paz, pobreza, etc. Mesmo que tenhamos más sementes plantadas hoje em nossas vidas, podemos começar a plantar boas sementes para no futuro termos boas colheitas. É hora de lançarmos fora toda semente ruim, é hora de mudança de coração, de mudança de mente e tomada de atitude definitiva na troca dos maus hábitos.
 
3.     Aprenda e decida plantar boas sementes!
 
Comece hoje, ou melhor, agora! O jovem filho decidiu e começou a plantar boas sementes, ele se arrependeu e decidiu voltar para seu Pai. Aquele pai conhecia o que estava acontecendo no coração de seu filho e deixou que ele chegasse ao ponto certo e ao tempo certo de Deus para falar com ele. Deus tem o tempo certo, aquele jovem era independente e rebelde e plantou sementes mortas, mas seu pai o amava assim mesmo, ele era filho! Às vezes temos espírito rebelde como no filho mais novo e Deus nos ama assim mesmo e espera que aprendamos lições com os nossos erros e assim mudemos para melhor!
 
Nos tempos bíblicos os pais não corriam devido à vestimenta que usavam, para correr teriam que levantar a roupa e se o fizesse exporiam a nudez, mas o pai daquele jovem sabia que havia vergonha na vida de seu filho por causa do pecado, suas roupas estavam rasgadas. A única forma que tinha para correr em direção ao filho era levantando a vestimenta e desta forma a vergonha estaria sendo voltada para si mesmo como sinal de que encobriria a vergonha de seu filho. Então o pai pediu para vesti-lo e para fazer uma celebração pela sua volta.
 
Veja o paralelo: Jesus foi exposto à vergonha La na cruz para que a nossa vergonha fosse coberta, hoje temos cobertura de filhos, o sangue de Cristo nos cobre, estamos protegidos. O pai nos ama e nos quer junto com Ele na Sua casa.
 
Como vimos na semana passada, o filho mais velho estava no campo quando soube que seu irmão tinha voltado, ele ficou irado e se recusou de entrar na festa que seu pai tinha feito para seu irmão mais novo. Às vezes agimos como este filho mais velho que tinha um coração orgulhoso e legalista, e o pai, da mesma forma demonstrou a este filho seu amor inigualável, paciente, doador que não impõem condições para amar.
 
Deus é o pai que nos ama inteiramente, se tenho atitudes como o filho mais novo, Ele espera pacientemente pela minha resposta ao tratamento, se somos como o filho mais velho, orgulhosos e legalistas, Ele nos conforta e ensina a perdoar e valorizar aquilo que temos. Na verdade o desejo do coração de Deus é que tenhamos um coração de pai. Que sejamos verdadeiros pais e mães físicos e espirituais com o coração quebrantados para perdoar, ensinar e esperar pala resposta, pois ninguém vem pronto. Deus quer mudar o seu coração para um coração segundo o Seu coração, coração de Pai!
 
4.     Projete e sonhe
 
Uma vez que somos filhos de Deus e temos acesso a Sua presença, precisamos sonhar e trabalhar para velos realizados. Se você tem sonhos e quer vê-los realizados, precisa ser facilitador. Para isso é necessário observar os princípios bíblicos e praticá-los. Com o tempo temos a tendência de perder o foco e voltarmos ao passado ressuscitando a velha natureza, o velho homem. Precisamos através da confissão e atitudes de fé construirmos bases para a realização dos nossos sonhos. Descobri que muitas vezes somos, literalmente, a barreira que dificulta e impede as promessas e milagres de Deus na nossa vida.
 
5.     Nesta vida construímos paredes ou pontes.
 
Um rei só domina território quando conquista primeiro o que Deus já entregou. O irmão do filho pródigo tinha a mente de escravo, mesmo sabendo que tudo que era do pai era dele também, não usufruía, murmurava.  O filho pródigo só voltou porque entrou em arrependimento e ouve mudança de mente, sua mente foi renovada e aconteceu a transformação. Com hábitos velhos, não se constrói coisas novas. Cuidado para não voltar a ser como antes de conhecer ao Senhor Jesus ou como antes de aprender sobre princípios e ser tratado no seu caráter. Toda mudança e conquista tem preço.
 
6.     O que você quer e busca é e o que você precisa
 
 Ninguém terá o que não busca, Jesus disse, buscai e achareis. O que semeia pouco colhe pouco. Nada se move sem haver uma semente plantada na terra e no reino espiritual. Jesus foi plantado como Semente para que nos tornássemos cidadãos do Reino. Nossas atitudes para aplicar os princípios de Deus na nossa vida, família, célula, igreja e finanças precisam ser radicais, pois o inimigo das nossas vidas não brinca e ele fará de tudo para roubar as nossas bênçãos e nos impedir de vivermos do melhor que Deus tem em Cristo para nós. Deus se importa com você, ele quer ver você frutificando e prosperando nesta terra.
 
Para muitos de nós é difícil imaginar que Deus se importa e se alegre conosco desejando celebrar esta comunhão de amor. Em Sofonias 3:17 afirma: “O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te -á no seu amor, regozijar-se -á em ti com júbilo. Continua…
Compartilhar: O que Deus ampliou para você nesta ministração? Como está seu coração? Você quer ter um coração segundo o coração do Pai? Você já confessou a Jesus como teu Senhor e salvador? Agora é a hora. Vamos orar?
 
No amor de Cristo
 
Paistores Eliezer e Zenita C. Moreira 
Imprimir