Ser servo para tornar-se grande

 Marcos 10: 35 a 45

 Recebemos de Deus a incumbência de edificar uma igreja de vencedores, onde cada membro se torna um discípulo discipulador, um ministro da Palavra de Deus, alguém curado, liberto e capacitado e fazendo de cada casa uma extensão da igreja, alargando assim o espaço da nossa habitação. Deus quer que tenhamos o mesmo sentimento que houve em Cristo; Servir com o coração, ser servo! Somos conhecidos como família Penha, uma igreja de relacionamentos.
 
Este texto que lemos mostra-nos mais uma vez como o coração do homem inclina-se para coisas contrárias à vontade de Deus. Tiago e João, dois jovens adultos que pediram para estarem sentados ao lado de Jesus, não por desejarem estar perto do Senhor, mas por ser aquele um lugar de destaque.
O coração daqueles jovens discípulos revelou um desejo por fama e glória, que na verdade existe desde que o pecado contaminou o homem. Às vezes carregamos essas motivações erradas dentro de nós.
 
Esta cobiça pela glória de Deus surgiu primeiramente no coração de um dos seus anjos, o qual ultrajando a autoridade de Deus foi lançado fora da presença do Todo Poderoso, tornando-se o inimigo número um de Deus e de toda a criação. A partir de então este ser chamado Lúcifer passou a instigar o coração do homem com esta mesma sede de poder (que pode até manifestar-se na vida de filhos de Deus como Thiago e João). 
 
Quando os discípulos mostraram-se interessados em glória, em posição de destaque, Jesus mostrou-lhes o caminho da cruz, da humilhação, do sofrimento, por amor deles e de toda a humanidade. Jesus veio ao mundo para remover a maldição gerada pelo pecado e o fez entregando-se a morte para que as conseqüências do pecado não mais nos atingissem. Por isso quando alguém crê que Jesus Cristo está vivo e o recebe como seu Senhor e salvador, seus pecados são perdoados, sua vida é salva e restaurada
 
Antes de conquistar tudo isso em nosso favor e ser glorificado como o Filho de Deus, Jesus precisou enfrentar a cruz oferecendo-se em sacrifício em favor de todos nós. O pedido de Thiago e João gerou uma polêmica entre os discípulos, mas Jesus ensinou a eles que no Reino de Deus para se ter autoridade e glória, deve fazer-se servo de todos. Isto pode ser aplicado em todas as áreas da vida e sempre trará bons resultados.
 
Vejamos alguns exemplos:
 
1.    No lar: Você que é homem precisa projetar em ser um bom marido que, com amor deve procurar satisfazer sua futura esposa atendendo-a em suas necessidades e sensibilidades, assim você será sempre respeitado e honrado como líder e será também servido por sua esposa com alegria.  Se você semear, sendo sensível, cuidando dela com amor, honra e respeito, colherá o mesmo dela e em abundância. Veja, para aquele que é solteiro e pensa em se casar, este conceito deve ser aplicado agora, se você não respeita, defrauda e não cuida agora, muito menos depois.
 
Você mulher que pretende ser uma boa esposa para ser feliz, precisa ter o alvo de estar amando, respeitando, honrando e servindo ao seu marido como companheira ao seu lado em tudo, assim você será sempre reconhecida e amada por ele e por seus filhos e estes filhos a verão como autoridade sobre eles. Você será sempre amada, valorizada e acatada pelo seu marido.  Se você é solteira deve traçar limites da Palavra de Deus no seu namoro a partir de agora, pois assim ele vai te respeitar e te honrar até o fim da vida. 
 
Para você que é filho e ainda mora com os pais, mesmo no futuro depois de casado ainda deve honrá-los, mas muito mais agora. Você precisa estar obedecendo, honrando e servindo os seus pais, pois isso levará você a ser líder de êxito no reino de Deus e na sociedade, pois Deus derramará unção (capacitação) para sua liderança e te dará vida longa e prosperidade, essa á a primeira promessa a cada um de nós como filhos – Ef. 6:1-3). O que você faz agora refletirá no futuro.
 
2.     No reino de Deus, igreja:como cristãos precisamos servir a Deus com compromisso. É assim que seremos investidos da autoridade do Senhor, podendo assim exercer domínio sobre o mundo espiritual e físico como está escrito em Lucas 10:19: “Eis aí vos dei autoridade para pisardes em serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada absolutamente vos causará dano”.
 
A Visão em que estamos vivendo hoje como Igreja, é uma visão de serviço onde cada discípulo deve buscar com humildade fazer bem aquilo que esta à sua mão para fazer. Quando um discípulo serve ao seu líder, é porque ele já está sendo servido por ele. Se alguém é discipulador, é porque está servindo seus discípulos, cuidando, ensinando, orientando, orando por eles, protegendo, abençoando, etc.
 
Quando um discípulo serve ao seu líder de coração, está servindo a Deus. O profeta Eliseu servia a Deus sendo servo de Elias seu discipulador. Não se importe em começar varrendo o ambiente da célula ou lavando a louça após o compartilhar do pão, arrumando as cadeiras, etc., pois estas pequenas tarefas, se feitas com alegria, alegram também o coração de Deus.
 
Somos uma igreja em células e esta visão abre horizontes para nós na vida espiritual, familiar, sentimental e até profissional, pois somos acompanhados, ministrados nas áreas em que precisamos vencer. Como discípulos ativos somos orientados e treinados para sermos líderes, tanto aqui como na vida secular.
 
O mundo ensina a agirmos de forma contraria a Deus, e isso nos leva a derrota e sofrimentos, mesmo que as pessoas não entendam nossa fé e retidão, como cristãos devemos prosseguir em fazer àquilo que sabemos  ser o certo e bom para nosso futuro. A Bíblia nos mostra que quando Davi foi ungido rei de Israel ele estava lavando o curral das ovelhas, servindo e obedecendo aos seus pais. 
 
Há pessoas em geral que aspiram sempre os lugares altos apenas para serem vistos, desejam a liderança, mas não querem pagar o preço. Querem estar ministrando nos encontros, pregando na Igreja…, mas nunca são encontrados nos mutirões de trabalho, poucos cooperam financeiramente, estão sempre faltando nas reuniões de discipulado, principalmente se for de manhã, nunca os vemos se esforçando para ganhar e consolidar vidas, sempre tem uma justificação. No Reino de Deus quem quer a glória, quem quer crescer e prosperar, precisa primeiro tomar a sua cruz, como disse Jesus: “Quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim”. Isso fala de servir, renunciar desejos da carne para agradar a Deus, liderar e vencer o maligno. 
 
Atenção leia para toda a célula antes do compartilhar:
 
1.      Os doze da segunda geração estabelece a base para crescer e prosperar, são 288 discípulos/discipuladores, frutos fieis em aliança e compromisso para uma conquista de êxito, excelência e prosperidade. Somos e seremos uma igreja forte, pois na visão celular somos unidos para vencer! Amem?
2.      Formar os doze da terceira geração estabelece a multidão, são 3.456 filhos legítimos vivendo uma aliança pautada no amor e dedicação. Uma família, pais e filhos espirituais num processo de cura e restauração, conquistando novos territórios e se tornando vencedores e herdeiros do reino de Deus!
 
Se esforce, Deus e nós contamos com você!!! Amamos você! E muiiiito!!!
 
Compartilhar – faça os pequenos grupos ou as micro células:
1.      Como você se sente em relação a ser servo?
2.      Muitos dizem, eu sou servo de Deus, mas como seria isto na pratica?
3.      Como jovem e filho (a) marido ou esposa, você tem cumprido seu papel em servir…?
 
Aí está um grande segredo para que haja paz, harmonia e prosperidade na sua fé, família, ministério e profissão!
 
Deus abençoe a todos e boa colheita e consolidação!
 
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira
 
Imprimir