A Semente é muito boa

 

Mateus 13:1-8, 18-23
 
Como lemos neste texto de hoje, a semente é a Palavra de Deus (Bíblia). Deus colocou um poder sobrenatural nesta semente. Existe um poder tremendo na Palavra. Ela possui um valor extraordinário. Por essa razão, precisamos valorizar dando importância àquilo que realmente tem importância. Os céus, a terra, o mar e tudo que neles há, foram criados pela Palavra que saiu da boca de Deus, hoje como cristãos somos a boca de Deus na terra e a mesma Palavra continua com o mesmo poder criador e, Jesus disse que a nossa boca fala daquilo que estiver preenchendo o nosso coração.
 
Deus é um o gerador de sementes. Ele nunca gerou uma semente ruim. Todas as Suas sementes são boas. Nós somos hoje os seus semeadores. A terra onde devemos semear é o mundo, o coração das pessoas, a nossa família, o ministério, a vida profissional, o nosso futuro, etc. Jesus foi o primeiro semeador e como um bom semeador, semeou a semente do Pai quando estava aqui na terra. Hoje o Senhor continua a semear em nós e através de nós para que outras vidas e situações sejam geradas.  Na semente por menor que seja, estão todas as características, toda a essência do novo fruto, da nova vida que irá nascer.
 
O que vemos hoje são as pessoas se afastando da semente. Não dando mais o valor ao que ela tem. Muitos não lêem mais a Bíblia e não meditam mais como antes. A Bíblia não é um livro qualquer, como muitos acreditam. A Bíblia contem a Palavra do Deus vivo e esta tem poder para mudar todas as coisas, inclusive a sua vida!
 
Em I João 5:16-17 e Hebreus 6:4-6 diz que há pecado para morte e que neste caso não haverá retorno ou nova chance. Entendemos que pecado para morte é a rejeição da Palavra de Deus. Existem pessoas que rejeitam e menosprezam as boas novas de salvação e outros que mesmo conhecendo, não valorizam e voltam para traz, vivendo uma vida como se Cristo não tivesse sido crucificado como castigo pelos nossos pecados. 
Devemos obedecer e praticar a Palavra de Deus com amor, alegria e gratidão. O amor do Senhor é incondicional, mas a sua salvação que nos traz a vida eterna é condicional.
 
O que precisamos fazer para que a semente de Deus frutifique em nossos corações?
 
1.     Precisamos nos voltar para a Palavra
 
Desde o princípio, quando Deus fala com os seus servos, Ele sempre chama o povo de volta para a Sua Palavra. Deus quer que Seu povo se volte para os seus preceitos com o coração aberto.
Josué. 1:7,8 diz que se praticarmos a Palavra, seremos bem sucedido em tudo o que fizermos – Ser bem sucedido é resultado e está intimamente ligado à sua atitude, ao seu comportamento para com a Palavra de Deus. Quer ser bem sucedido? Dê valor a Palavra de Deus. Seja forte para guardar a Palavra e corajoso para vivê-la com integridade e fervor.
 
Precisamos ter atenção e cuidado para fazer o que a Palavra nos manda fazer. Todos querem prosperar nos seus caminhos e ser bem sucedidos, mas poucos querem fazer o que a Palavra diz, muitos querem os benefícios do calvário, mas poucos valorizam e bem poucos agradecem o preço pago pelo Senhor lá na cruz, no calvário.
 
1.1.                     O semeador lançou a sua boa semente:
 
1.      A beira do caminho – Representa pessoas com o coração duro, que não dão valor a semente. As aves que vieram e roubaram a semente representam tudo àquilo que rouba a atenção das pessoas. Jesus disse que satanás vem e rouba esta semente com facilidade, pois estas pessoas estão distraídas, não prestam atenção, não conseguem entender, ouvem, mas não dão valor.
 
2.      Solo pedregoso – Ali não pôde dar fruto. São pessoas superficiais que querem resultados mediatos. Não perseveram, desistem com facilidade, estas permanecem por um tempo e logo vão esmorecendo. Estas pessoas não suportam muita coisa, se houver preço ou renuncia, desistem. Não é fácil consolidar e discipular pessoas assim, se permanecem, não priorizam o reino de Deus.
 
3.      Solo espinhoso – Espinhos são as preocupações com as coisas desta vida. Representa pessoas que vivem correndo somente atrás dos seus interesses, estas pessoas colocam o reino de Deus em segundo lugar, elas estão fascinadas com as coisas deste mundo, querem se dar bem na vida, mas não estão disposta a viver verdadeiramente para o Senhor Jesus. Até vivem, desde que não tenha que abrir mão de nada, agem como se não precisassem do Senhor. Neste caso a Palavra é sufocada e a semente morre.
 
4.      Boa terra – A Boa terra é aquele que recebe a Palavra no coração, esta pessoa é fácil de consolidar, ela mesma procura, é fácil discipular, ela vai à busca, não falta, demonstra sede e fome de aprender mais de Deus. Como disse o Senhor Jesus, esta semente frutifica a cem, sessenta ou trinta por um. No mínimo frutifica trinta vezes mais. Esta passa por todo o processo e continua firme, sempre querendo mais, sempre crescendo e revendo a vida, o fervor continua e neste caso se torna discípulo líder modelo.
 
Este tipo de terra fala do nosso coração, fala de um coração fértil, ensinável, maleável, submisso, fervoroso. É claro que fervor não fala apenas de barulho, nem de sensibilidade ou choro, tudo isso faz parte, mas não é tudo. A pessoa pode aparentemente ser frio, mas no coração há uma chama que arde e que não o deixa desistir. Existem pessoas espontâneas, extrovertidas e outras mais fechadas e introvertidas, tudo depende da personalidade, temperamentos e heranças, mas se for uma boa terra, frutificará. Uns mais e outros menos, mas o que importa é dar fruto e esse fruto permanecer.
 
Precisamos voltar a meditar nessa Palavra. Uma pessoa que se “desvia” é porque não permaneceu firme na Palavra. Quem permanece firme na Palavra não tropeça. Em Ezequiel 3:18-21 Deus nos manda pregar para dois tipos de pessoas: o perverso para que se converta e não morra no pecado e assim se salve e ao justo que já está convertido, para que este não se desvie do caminho do Senhor e, assim viva e não morra.
 
2.     Para frutificar, a semente tem que morrer (Jo.12:24)
 
Quem não morre para si mesmo, para seus próprios interesses, nunca frutifica como Deus quer. Muitos terminam sozinhos porque não quiseram morrer. Morte significa renúncia. É preciso renunciar o orgulho. Isso significa obedecer. Nenhum líder dá um comando para o mal do discípulo. O segredo para ter sucesso nos relacionamentos é aprender a obedecer comandos e isso já é sinal de que morreu para si mesmo e agora vive para Deus.
 
Jesus Cristo disse que o grão de trigo tem que morrer, fica só. Grão representa nossa vida. A morte neste caso não é física, mesmo se fosse, não seria o fim, mas aqui fala da morte do velho homem, da velha natureza e neste caso é o prenúncio, uma passagem para a ressurreição. Em Cristo somos novas pessoas, pois nEle nascemos de novo.
 
Deuteronômio 22:9 diz que não devemos semear dois tipos de sementes – Deus não quer e nem espera que vivamos uma vida dupla: uma coisa na igreja e outra coisa em casa. Não podemos semear nossa vida com duas espécies de sementes. Se somos nova criação, a semente da velha natureza não faz parte de nossas vidas. É uma questão de ser ou não ser, ou é ou não é. Nossa única semente vem do Deus vivo, é a Palavra, o Senhor Jesus.
 
A Bíblia diz que o que é nascido de Deus não vive na prática do pecado, isto é, não tem prazer em pecar, porque o que vive nele é a divina semente e ele não quer mais viver pecando. Pecado em nossa vida não é mais hábito e sim um acidente. Para uma nova natureza, o pecado é a exceção das exceções. Você precisa saber que você já morreu. Nós já morremos com Cristo, e ressuscitamos para uma nova vida. O melhor lugar para estarmos é na sala do trono de Deus. Estamos assentados em Lugares celestiais, acima de todas as coisas. Não saia do seu nível espiritual, pelo contrário, continue a crescer e a prosperar em Deus.
 
Compartilhar: O problema não está na semente. A semente é muito boa. O problema está no solo. Que tipo de solo você é? Você já entregou sua vida ao Senhor Jesus? A semente tem sido lançada em seu coração, deixe-a germinar!
 
No amor de Cristo!
 
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira
 
Imprimir