Perseverando e voltando ao primeiro amor

Apocalipse 1:9-11,19; 2:1-7

 Apocalipse é um livro profético que retrata hoje aquilo que já aconteceu, as que estão acontecendo e as que ainda não aconteceram. Este livro começa dizendo: Revelação de Jesus Cristo, que Deus Pai lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer, e que Ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João, que dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a Palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo.
 
O esboço do livro é apresentado em 1:19 que diz. “escreva, pois, as coisas que você viu, tanto as presentes como as que ainda hão de acontecer.
 
As primeiras coisas que o Senhor mandou o Apóstolo João escrever foi para a sua igreja que estava representada pelas sete igrejas da Ásia menor.
 
      I.            Três coisas fundamentais antes de entrarmos na carta escrita às igrejas
 
1.      Trata-se de sete igrejas locais que realmente existiram no primeiro século na Ásia menor “… as cousas que viste…
 
2.      Trata-se de tipos de igrejas que existiram durante toda a história eclesiástica, em qualquer época: “… e as que são…” Isso quer dizer que todos os sete tipos de características e comportamentos existiram na história da igreja e que também podem existir ao mesmo tempo dentro da igreja atual (universal, geral) espalhada pelo mundo, assim como era nas sete igrejas da Ásia Menor.
 
Esses comportamentos também podem existir dentro da igreja local, uma vez que existem muitos tipos de pessoas que tem heranças e temperamentos diferentes, e que somente em um processo de Deus para aqueles que são tratáveis, o propósito do Senhor para a sua igreja se cumpre.
 
3.      Nas sete cartas encontramos também um desenrolar cronológico da era da igreja, o que é confirmado pela história eclesiástica: “…e as que hão de acontecer depois destas…
 
Cada tipo de igreja teve um papel especial na história eclesiástica:
A primeira igreja a receber a carta foi Éfeso é esta representa a igreja apostólica, pois foi o tempo em que os Apóstolos cumpriram o seu papel de implantar igrejas em todo o mundo de então através dos seus discípulos. Na história Éfeso representa a igreja que existiu entre 30 a 100 anos depois de Cristo.
 
Jesus começa a sua carta à igreja de Éfeso no capítulo 2:1 dizendo: Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candeeiros ou candelabros de ouro. As sete estrelas representam os pastores que aqui são chamados de anjos da igreja, estes estão na mão direita do Senhor. Primeiro: isto significa que Ele os tem sob sua proteção e que Ele está no controle. Segundo: estar ao lado direito é estar revestido de autoridade para cuidar daquilo que é do Senhor assim como Ele mesmo está à direita do Pai.
 
Os sete candeeiros representam as igrejas que existiam na Ásia Menor e a todas as que viessem existir na história, são sete períodos, nós fazemos parte do ultimo tempo, do ultimo período. Candeeiro serve para iluminar e ouro representa aquilo que é divino, puro, santo, durável, bonito, agradável e permanente. Isto significa que a igreja deve iluminar e trazer luz ao mundo e uma vez que é de ouro, mesmo que esteja no mundo, não pode perder a sua característica, precisa manifestar a glória de Deus, o seu sobrenatural, precisa durar, permanecer, ter brilho e ter pureza. O ouro de tempo em tempo precisa ser polido e isso equivale a processo, tratamento, e quando a impureza está incrustada, vai para o fogo e assim fica limpo e puro.
 
Jesus Cristo diz que conhece as nossas obras, o nosso árduo trabalho e a nossa perseverança. É claro e evidente que a igreja no inicio sofria muita perseguição, viviam debaixo de muita pressão para renunciarem a fé em Jesus e aceitarem o culto ao imperador de Roma. Jesus disse: Vocês têm perseverado e suportado sofrimento por causa do meu nome, e não desfalecestes. Muitos cristãos naquela época eram mortos e queimados nas praças e outros eram jogados aos leões nas arenas para servir de espetáculo, outros eram crucificados, etc., mas mesmo assim eles continuavam firmes e não desistiam.
Hoje, principalmente em nosso país, vivemos um contexto totalmente diferente, as necessidades, as pressões, os desafios, os obstáculos, etc., são outros. É evidente que não chegamos nem perto daquilo que passavam os nossos irmãos da igreja primitiva, mas assim como eles, há necessidade de perseverança e de renuncia para servirmos ao Senhor Jesus. Naquela época eles tinham que lutar não somente contra o pecado, mas também contra a oposição ferrenha do diabo representado pelos imperadores, autoridades locais e Judeus religiosos.
 
O Senhor Jesus disse que tinha uma coisa contra aquela igreja, ela tinha deixado esfriar o primeiro amor. Para vencer os obstáculos, para frutificar e servir com alegria, é necessário permanecer no primeiro amor. Veja o que o Senhor falou: Lembre-se de onde caíste! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio.  Existem pessoas que recuaram na fé, no ministério, na liderança e no trabalho que realizavam e já não sonham como antes. Pense, nos últimos meses e anos, você avançou ou recuou, fazes com a mesma alegria ou tudo se tornou enfadonho.
 
Muitos continuam porque tem medo de perder a salvação, mas já não é como no inicio, hoje é por obrigação. Quando o primeiro amor está ardendo no coração, fazemos com alegria e sem murmuração. Assim vencemos com mais facilidade, nos tornamos mais ensináveis, mais sedentos e fervorosos.
 
Veja esta ilustração: eu tinha um ventilador ou ar de"torre" e, como todo produto novo, ele funcionava muito bem. Eu usava quando a minha sala pastoral era aonde é a sala da pastora na antiga igreja. Após alguns anos de uso ele começou a produzir menos vento, algumas vezes não fun­cionava, enfim, não cumpria a sua função. Assim foi por meses. Um dia fui tirá-lo do lugar e ouvi um barulho de coisa solta dentro dele. Balancei-o para lá e para cá e uma peça quebrada caiu de den­tro. Imaginem, quando a peça quebrada foi trocada, voltou a funcionar.
 
Aqui vem uma pergunta: O que atrapalha a sua vida com Deus, ou o que o impede de servi-lo? Começamos a nossa vida cristã com muita alegria, envolvemo-nos na Igre­ja e na obra do Senhor e no nosso caso, vamos ao encontro, fazemos a Escola de líderes, nos integramos em uma célula e até nos tornamos líderes, doze, etc., mas conforme o tempo passa e se observam alguns problemas nas pessoas, na igreja, nos líderes, nos pastores, aquela empolgação inicial vai esfriando, perde-se a alegria de servir ao Senhor.
 
Existem alguns casos ex­tremos, pessoas que deixam tudo de lado e voltam para a imundície do pecado e ainda pior, se tornam um antagonico ao evangelho e um fervoroso crítico, esquecendo-se que todos na igreja, mesmo que em níveis diferentes, todos estão em um processo de aperfeiçoamento e crescimento, inclusive os pastores.
 
Quem é o maior prejudicado em tudo isso? É claro que é aqueles que vão por este caminho. Porque voltarmos contra o Senhor se a falha é de seres humanos como nós? Para mim não há lógica nisso, pois foi Deus que lhe ofereceu o seu amor quando você ainda "jogava no time do adversário". Foi Ele que enviou o seu único Filho para morrer por você, salvá-lo, lavá-lo com o sangue de Jesus Cristo e dar-lhe uma nova vida, esperança e razão para viver.
 
Só por causa de outros seres humanos ou circunstâncias contrária você despreza tudo o que o Senhor fez por você e arrisca perder a sua salvação e herança? Em vez disso, peca-lhe que o livre do que está quebrado em você e lhe restaure dando-lhe uma vida desim­pedida. Firme o seu caminho no Senhor e em sua Palavra. Olhe para o Senhor Jesus e não para outros seres humanos. Foque a sua vida exclusivamente nEle. Confesse seus pecados a Deus e ao seu discipulador. Receba perdão do Senhor. Consagre-se ao Ele e cumpra a Sua vontade para a sua vida.  Não deixe nada e ninguém atrapalhar a sua vida com Deus! Jesus ordenou: volte ao primeiro amor e pratique as primeiras obras! Busque o Senhor enquanto o podes achar, seja perseverante e avance!!!
 
Compartilhar: Estapalavra foi pregada no culto de domingo, é claro que com menos detalhes. Você percebeu que está na hora de orar mais, de buscar mais ao Senhor e serví-lo com mais alegria? Hoje qual é o maior obstáculo que te atrapalha a servir ao Senhor Jesus e o que você pretende fazer? Olhe para os irmãos da igreja primitiva e olhe para você, existem razão para reclamar ou para agradecer? Jesus disse que o Seu reino e tomado a força e os fortes se apossarão dele.
 
Deus te abençoe!
 

Pastor Eliezer e Zenita

Imprimir