Guardar o coração e a alma

Salmos 30.12; Prov. 4: 23; Isaías 26.9

 O primeiro texto nos mostra que não podemos deixar a nossa alma no silêncio, é preciso se expressar como sinal de cura, o segundo texto fala que existem coisas que se deve guardar, e aqui fica evidente que devemos guardar coisas boas e descartar as ruins; devemos guardar coisas que nos dê esperanças, alegrias, paz, cura, prosperidade, estabilidade, etc. Devemos guardar também nossa vida espiritual, nosso casamento, nossos filhos, ministério, família, etc. O terceiro texto mostra que é na alma e coração (espírito) que está o desejo, vontade, decisão diligência, e neste expressa o desejo e a busca diligente por Deus.
 
O texto de provérbios diz que de tudo o que se deve guardar, primeiro devemos guardar nosso coração, pois dele procedem as fontes da vida. Tudo o que eu preciso para vencer e ser feliz estão no coração, então eu preciso protegê-lo, não posso deixá-lo ser contaminado, pois nele está a fonte para a vida que regerá minha história.
 
Jesus disse que a boca fala àquilo que está no coração, a bíblia diz que da minha boca procede à vida ou a morte, a paz ou a guerra e se eu controlar a minha língua, controlarei também todo o meu corpo. Segundo o profeta Jeremias, devo trazer à minha mente aquilo que me dá esperança e, sabemos que aquilo que eu penso, desce para o coração e aquilo que desce ao coração é aquilo que eu falo e, segundo este princípio espiritual; eu sou resultado das minhas palavras.
 
Quando a bíblia fala do coração está se referindo ao nosso espírito e alma e não ao órgão físico, embora este, se expressa e reflete aquilo que se passa em nossa alma e também no espírito, ele bate mais rápido ou doe, etc.
Por este motivo coração e alma fala de entendimento, conhecimento, revelação, intuição, percepção, emoção e sentimentos. Em hebreus 4:12 diz que a Palavra é viva e eficaz ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas… Então o espírito e alma estão ligados, assim como juntas e medulas.
 
Não tenho dúvidas, esta é uma questão absolutamente resolvida no plano de Deus, para nós: O nosso coração é o lugar das nossas conquistas, ou dos nossos fracassos, das nossas alegrias ou das nossas tristezas!
 
Pensando assim o Senhor nesse texto específico nos orienta a guardar o nosso coração. Isso porque o nosso coração possui uma chave que só pode ser acionada de dentro para fora! Ninguém pode violá-lo, nem mesmo o diabo o pode. Em apocalipse 3:20 diz que Jesus está batendo na porta, se eu abrir Ele entra e tem comunhão comigo, se eu não abrir ele ficará do lado de fora da minha vida, só eu posso abrir. É por isso que muitas pessoas por falta de conhecimento abrem a porta do coração para o pecado, engano e mentiras. É dessa forma que o inimigo com o mal consegue entrar e destruir a fé das pessoas, as suas vidas e famílias.
 
O diabo é sutil, ele vem com esses enganos e mentiras para que sem apercebermos, abramos a porta do nosso coração para ele entrar. O pecado tem sido uma chave para o maligno ter acesso ao nosso território. O pecado vem de mansinho e aos poucos vamos acostumando e dando lugar para ele entrar. Precisamos guardar o nosso coração para não vivermos na prática do pecado como se fosse normal, precisamos guardar a Palavra do Senhor em nosso coração (Salmos 119:11).
 
Meditando nestas coisas tenho chegado à conclusão de que é impossível vivermos os desafios de uma vida com Deus, de uma vida familiar equilibrada, de um ministério frutífero sem desenvolvermos comunhão uns com os outros; porque o nosso coração de onde procedem as fontes da vida, também é enganoso e a nossa alma é sensível e carente de amor, afirmação, valorização e aceitação! (Jeremias 17:9).
 
Assim sendo, precisamos com urgência, desenvolvermos essas estruturas que nos permita: prestar contas, uns aos outros! Ninguém pode viver sozinho, não podemos viver em uma ilha ou construir muros ao nosso redor, se o fizermos estaremos isolados e isso é ruim, é ir contra a verdadeira sabedoria! Precisamos uns dos outros!
 
A nossa independência vai nos causar mais prejuízos do que acertos, não fomos criados para andarmos sozinhos. Nenhuma independência pode ser vivida de maneira absoluta: precisamos uns dos outros! O caminho segundo o modelo de Cristo é o discipulado e sua base está no relacionamento e, relacionamento gera consolidação e consolidação gera firmeza, estrutura, estabilidade, constância, segurança e proteção.
Não fomos criados para andarmos sozinhos, necessitamos de um bom referencial para nos influenciar e assim influenciarmos outros. Fomos criados com necessidades espirituais, emocionais e físicas e é através de bons relacionamentos em casa, na célula, no discipulado, na igreja que seremos supridos e alimentados.
 
A nossa visão é celular e esta nos leva na rota da liderança, o processo da visão nos desata para sermos líderes, tanto no reino de Deus como na vida secular. Para exercer liderança é necessário ser liderado, para ser discipulador é necessário ser discípulo e todo discípulo verdadeiro tem experiências na prática para liderar, pois está ligado na videira. Todo discípulo sabe obedecer, sabe honrar e faz tudo com alegria, ânimo e amor. Se alguém quer governar primeiro precisa ser governado, é preciso aprender a obedecer, ser servo, Jesus é o nosso modelo. Filipenses 2: 5-11
 
Ser discípulo e não ser discipulador é perda de tempo, é o mesmo que estar ligado na videira verdadeira e não frutificar, por isso, é necessário querer liderar e isto equivale a cuidar, consolidar, discipular! Sabemos que isto fala de renuncia e só os verdadeiros discípulos tomarão a atitude de querer ser para poder ter legitimidade e assim ser cobertura sobre alguém.
 
Precisamos ser discípulos discipuladores, ter alguém que nos seja modelo, que esteja cuidando de nós com a finalidade de proteger o nosso coração e alma. Da mesma forma precisamos também refletir na vida de outros sendo modelo para eles, isto é, ser apascentado para apascentar, ser discípulo para discipular. Existem muitas pessoas dentro da igreja que sofrem e lutam para vencer as tentações, pessoas que tem áreas de fraquezas e precisam compartilhar com alguém de confiança para que ao confessarem, sejam libertos, curados e fortalecidos para vencer e ser feliz. Em Tiago 5:16 diz: confessai, pois os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados.
 
Este texto de Tiago fala da cura física e emocional, isto é, cura do corpo e da alma. Isso só será possível através do discipulado onde alguém maduro e comprometido com o Senhor, esteja cuidando de mim a cada dia, desta forma o meu coração estará guardado e refletindo coisas boas em todas as áreas da minha vida.
 
Existem muitas revelações na bíblia sobre a igreja: A igreja como a noiva de Cristo, a igreja como servo, a igreja como corpo de Cristo, a igreja como filho de Deus; mas a revelação mais desafiadora é a igreja como Corpo! Pois quando entendemos a exigência desta revelação, nos tornamos dependentes uns dos outros, aprendemos a conviver! Esta revelação manifesta o poder de Deus na nossa vida através dos ministérios, dos dons da graça, socorros e dons do Espírito Santo!
 
Precisamos desenvolver relacionamentos profundos e de confiança com os nossos discípulos; orando e meditando na Palavra juntos, tomando café de vez em quando, para compartilharmos das coisas boas do Senhor e também batendo um papo sobre vários assuntos em casa, na rua, na churrascaria ou como fez o Dr. Carlos nestes dias passados, fez um churrasco e convidou a equipe de doze. Vários discípulos participaram, houve uma boa comunhão, coisas assim, digo, para mim um churrasco de vez em quando na casa do discípulo ou discipulador gera oportunidade de uma boa consolidação e discipulado.
 
Isso é fundamental à vida e ao ministério! O Apóstolo Renê disse que todos nós temos um código no coração e em algumas pessoas é muito difícil de ser acessado. Se deixe ser discipulado, acessado, domado, seja acessível e queira refletir como espelho na vida de outros, sabemos que ensino o que sei, mas reproduzo o que sou. Somos uma equipe, um corpo, estamos em aliança por meio de Cristo Jesus nosso Senhor para juntos gerarmos uma multidão de filhos fieis e legítimos. Aleluias!
 
Você precisa vestir a camisa e se empenhar, Deus e nós confiamos e contamos com você! Intercedam, tenham metas para esta célula: ganhar, consolidar, discipular e enviar. Ganhe, gere os seus discípulos e em seguida tome cuidado e atitude de ser e buscar para cuidar!
 
Compartilhar: Como está o teu coração? Hoje você é discípulo de alguém? Quem? Você participa toda semana do discipulado e reunião de geração? Você tem discípulos e está cuidando deles?
(Líder faça uma oração junto com todos e coloquem estas prioridades diante de Deus pedindo a Ele ajuda, capacitação e direção). Se tiver visitantes, leve-os a Cristo nesta noite!
 
Deus te abençoe
 
Pastor Eliezer
Imprimir