O Arrebatamento da Igreja e a Cronologia do fim – Parte I

O arrebatamento da igreja é um mistério só plenamente compreendido quando realmente ocorrer. Quando ocorrer este evento iniciará uma série de acontecimentos, abrangendo a igreja, Israel e as nações em geral. No céu ouvir-se-á o brado de Jesus, a voz do arcanjo e a trombeta de Deus. E os mortos em Cristo ressuscitarão. O Senhor Jesus trará consigo os fiéis que estavam com Ele, os quais unir-se-ão a seus corpos, já ressuscitados e glorificados. A seguir, os fiéis que estiverem vivos na ocasião serão transformados e glorificados num corpo semelhante ao do Senhor Jesus e subiremos com o Senhor ao céu.

Arrebatamento é uma palavra de origem grega para descrever o rapto dos fiéis ao céu ou a transladação da igreja. Será invisível e repentina. É comparado na Bíblia com um abrir e fechar de olhos. No original grego diz: como um piscar de olhos, é um milésimo de segundo. Será exclusividade da igreja santa lavada, purificada e remida no sangue do Cordeiro. Com o arrebatamento haverá um período desenvolvido com quatro importantíssimos acontecimentos que envolverão diretamente a igreja arrebatada:

1. Ressurreição dos fiéis que morreram

2. Transformação dos fieis vivos

3. A recepção no Tribunal de Cristo

4. A recepção das Bodas do Cordeiro

Ressurreição dos fiéis vivos

Com o toque da trombeta, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro (1 Ts. 4. 13 ,18). A Bíblia diz que haverá duas ressurreições, uma para a vida eterna e a outra para o desprezo e vergonha eterna (João 5: 28, 29, Ap.20:6).

No arrebatamento será a primeira ressurreição. Apóstolo Paulo é claro quando diz que irão ressuscitar os mortos em Cristo (1 Ts 4:16). Esta será a ressurreição para a vida eterna (Dn. 12.12).

A ressurreição será uma evidência dos atributos ativos de Deus, isto é, da junção da sua onisciência e onipotência que de modo sobrenatural levantarão dos sepulcros os mortos em Cristo.

Não pode ser dogmático no que diz respeito à hora, dia, mês ou ano em que Cristo voltará. A Bíblia é enfática em dizer que não nos compete avaliar os tempos em que o Pai reservou a sua exclusiva autoridade (At: 1.7, Mt: 24,26). E a mesma Bíblia que cita uma serie de razões pelas quais à volta de Cristo é uma verdade imprescindível.

1. Ele voltará porque prometeu (João: 14.1,3)

2. Ele voltará porque o Pai determinou (Mt: 24,36)

3. Ele voltará porque os anjos declararam (At: 1.11,12)

4. Ele voltará porque a criação o aguarda (Rm: 8.19,32)

5. Ele voltará porque a igreja e o Espírito aguardam na expectativa de um gemer profundo (Rm: 8.23,26).

E finalmente voltará sim, por causa dos vários sinais precedentes deste dia que estão escritos na Bíblia, preferidos pelos apóstolos e pelo Senhor Jesus Cristo.

  1. Guerras: Mt. 24.6,7
  2. Fomes: Mt. 24.7 ; Am: 8.11
  3. Terremotos: Mt. 24.7
  4. Distúrbios familiares: Lc. 21.16
  5. Falsos ensinadores: Mt. 24.11
  6. Sinais no céu: Lc: 21.11
  7. Ódio e ausência do amor: Mt. 24.9-12
  8. Apostasia: 1Tm. 4.1-3
  9. Declínio moral dos homens: 2º Tm. 3.1-9
  10. Israel , o brotar da figueira: Mt 24.31, Lc 21,29

Diante de tudo concluímos que aquele que há de vir virá e não tardará? (Hb 10.37). A primeira carta aos Coríntios 15.52-54 descreve os corpos que virão dos mortos em Cristo que ressuscitaram: corpos incorruptíveis e imortais, ou seja, um corpo que não será sujeito à corrupção nem a morte.

Transformação dos fiéis vivos

Em seguida ao tal acontecimento, segue a transformação dos fiéis vivos que juntamente como os ressurretos serão levados ao encontro do Senhor nos ares ( 1 Ts 4.17).

A igreja receberá um corpo glorificado a semelhança do corpo de Cristo ressurreto. Um corpo que não estará sujeito às coisas materiais.

É obvio notar que na transformação dos vivos a Bíblia diz que Deus transformará. Isto significa que os corpos dos fiéis não ficarão no chão de onde foram arrebatados, mas sim que Deus transformará este corpo natural e carnal em corpo espiritual e glorificado e tomará para Si.

Continua…

 

Imprimir