A Semente precisa de uma terra fértil

Mateus 13:1-8, 18-23

Devemos obedecer e praticar a Palavra de Deus com amor, alegria e gratidão. O amor do Senhor é incondicional, mas as suas promessas é condicional. Existem condições estabelecidas por Deus para salvação, crescimento, prosperidade e conquistas, as quais desejamos com todo ardor alcançar. Estas condições chamamos de princípios, de leis espirituais que segundo a Bíblia, regem o reino espiritual e físico, regem todo o universo.

 Vivemos há poucos dias do ano de 2014, entramos no ano novo, ano da colheita, é a virada de ciclo para o novo, para um tempo de chuva sobre as nossas sementes, sementes que na decorrência do ano lançamos e também recebemos em nosso coração. Temos recebido através dos cultos, discipulado, Células e Encontros, a semente da Palavra de Deus, temos recebido palavras de vida, de cura, alegria, conquistas, retidão, perseverança, etc.

Essa semente, como outras, tem um propósito de crescer e multiplicar. Deus quer que seja dessa forma, mas será que nossa vida tem sido um bom solo para essa semente? Precisamos entender que nossas atitudes em relação à Palavra de Deus, sejam para lançar ou receber sementes, definem quais resultados teremos em nossas vidas.

O que precisamos fazer para que a semente de Deus frutifique em nossos corações? Precisamos nos voltar para a Palavra. Precisamos ter atenção e cuidado para fazer o que a Palavra nos manda fazer. Todos querem prosperar nos seus caminhos e ser bem sucedidos, mas poucos querem fazer o que a Palavra diz, muitos querem os benefícios do calvário, mas poucos valorizam e bem poucos agradecem o preço pago pelo Senhor Jesus lá na cruz, no calvário.

·      O semeador lançou a sua boa semente:

1.   A beira do caminho – Esta terra representa pessoas com o coração duro, que não dão valor a semente. As aves que vieram e roubaram a semente representam tudo àquilo que rouba a atenção das pessoas. Jesus disse que satanás vem e rouba esta semente com facilidade, pois estas pessoas estão distraídas, não prestam atenção, não conseguem entender, ouvem, mas não dão valor. 

Será que nossa vida é como este solo à beira do caminho.? Um solo duro, pisado pelas pessoas trazendo amargura, ficando fácil para o diabo roubar essa semente?

2.   Solo pedregoso – Está terra não consegue dar fruto. São pessoas superficiais que querem resultados mediatos. Não perseveram, desistem com facilidade, estas permanecem por um tempo e logo vão esmorecendo. Estas pessoas não suportam muita coisa, se houver preço ou renuncia, desistem. Não é fácil consolidar e discipular pessoas assim, se permanecem, não priorizam o reino de Deus.

Será que nosso coração é duro como pedra ao ponto de não deixar que a semente crie raízes fazendo das experiências com Deus algo temporário?

3.   Solo espinhoso – Espinhos são as preocupações com as coisas desta vida. Representa pessoas que vivem correndo somente atrás dos seus interesses, estas pessoas colocam o reino de Deus em segundo lugar, elas estão fascinadas com as coisas deste mundo, querem se dar bem na vida, mas não estão dispostas a viver verdadeiramente para o Senhor Jesus. Até vivem, desde que não tenha que abrir mão de nada, agem como se não precisassem do Senhor. Neste caso a Palavra é sufocada e a semente morre. 

Pare para pensar, será que ainda existem muitas coisas competindo com a vontade de Deus em nossas vidas, ao ponto dessas coisas impedirem que nossa vida seja frutífera e multiplique.

4.   Boa terra – A Boa terra é aquele que recebe a Palavra no coração, esta pessoa é fácil de consolidar, ela mesma procura, é fácil discipular, ela vai à busca, não falta, demonstra sede e fome de aprender mais de Deus. Como disse o Senhor Jesus, esta semente frutifica a cem, sessenta ou trinta por um. No mínimo frutifica trinta vezes mais. Esta passa por todo o processo e continua firme, sempre querendo mais, sempre crescendo e revendo a vida, o fervor continua e neste caso se torna discípulo líder modelo.

Este tipo de terra fala do nosso coração, fala de um coração fértil, ensinável, maleável, submisso, fervoroso. É claro que fervor não fala apenas de barulho, nem de sensibilidade ou choro, tudo isso faz parte, mas não é tudo. A pessoa pode aparentemente ser frio, mas no coração há uma chama que arde e que não o deixa desistir. Existem pessoas espontâneas, extrovertidas e outras mais fechadas e introvertidas, tudo depende da personalidade, temperamentos e heranças, mas se for uma boa terra, frutificará. Uns mais e outros menos, mas o que importa é dar fruto e esse fruto permanecer. 

Precisamos voltar a meditar nessa Palavra. Uma pessoa que se “desvia” é porque não permaneceu firme na Palavra. Quem permanece firme na Palavra não tropeça. Em Ezequiel 3:18-21 Deus nos manda pregar para dois tipos de pessoas: o perverso para que se converta e não morra no pecado e assim se salve e ao justo que já está convertido, para que este não se desvie do caminho do Senhor e, assim viva e não morra. 

·   Para frutificar, a semente tem que morrer (João12:24)

Quem não morre para si mesmo, para seus próprios interesses, nunca frutifica como Deus quer. Muitos terminam sozinhos porque não quiseram morrer. Morte significa renúncia. É preciso renunciar o orgulho. Isso significa obedecer. Nenhum líder dá um comando para o mal do discípulo. O segredo para ter sucesso nos relacionamentos é aprender a obedecer comandos e isso já é sinal de que morreu para si mesmo e agora vive para Deus. 

Jesus Cristo disse que o grão de trigo tem que morrer, se não ele fica só. Grão representa nossa vida. A morte neste caso não é física, mesmo se fosse, não seria o fim, mas aqui fala da morte do velho homem, da velha natureza e neste caso é o prenúncio, uma passagem para a ressurreição. Em Cristo somos novas pessoas, pois nEle nascemos de novo.

Deuteronômio 22:9 diz que não devemos semear dois tipos de sementes – Deus não quer e nem espera que vivamos uma vida dupla: uma coisa na igreja e outra coisa em casa. Não podemos semear nossa vida com duas espécies de sementes. Se somos nova criação, a semente da velha natureza não faz parte de nossas vidas. É uma questão de ser ou não ser, ou é ou não é. Nossa única semente vem do Deus vivo, é a Palavra, o Senhor Jesus. 

A Bíblia diz que o que é nascido de Deus não vive na prática do pecado, isto é, não tem prazer em pecar, porque o que vive nele é a divina semente e ele não quer mais viver pecando. Pecado em nossa vida não é mais hábito e sim um acidente. Para uma nova natureza, o pecado é a exceção das exceções. precisa saber que você já morremos com Cristo e ressuscitamos para uma nova vida. O melhor lugar para estarmos é na sala do trono de Deus. Estamos assentados em Lugares celestiais, acima de todas as coisas. Não saia do seu nível espiritual, pelo contrário, continue a crescer e a prosperar em Deus. 

Precisamos ser a boa terra! Devemos ajustar nosso coração (como um agricultor prepara a terra para o plantio), para que a Palavra surta efeito em nós. Passe a Receber a Palavra de Deus com atenção, com alegria, com vigilância, pronto a obedecer. Precisamos exercitar a obediência, a tomar atitudes diante de comandos.

 Quando a semente frutifica, os frutos aparecem, nosso caráter se transforma e nossa vida muda. Jesus disse que uma vida vale o mundo inteiro e quando uma delas é salva, há festa no céu. Se você está aqui hoje, é porque Deus te ama, mas há muitos outros lá fora, Deus ama a humanidade toda e Ele deseja que todos conheçam a verdade e sejam salvos.

Conclusão: O problema não está na semente. A semente é muito boa. O problema está no solo. Que tipo de solo você é? A semente tem sido lançada em seu coração, deixe-a germinar!

 
Apóstolos Eliezer e Zenita C. Moreira

 
Imprimir