João 5:17.; II Crônicas 2:7-9; Ex 35:35 e 36:1
Precisamos amar o trabalho, aquilo que fazemos. Primeiro: Jesus disse que Ele e o Pai trabalham até hoje. Segundo: Salomão precisou e requisitou profissionais especialistas em ouro, prata, etc. Terceiro: Deus capacitou o povo quando saíram do Egito para serem excelentes naquilo que faziam e para executarem coisas nobres e difíceis. É destacados dois homens e algumas mulheres que receberam capacidades especiais para trabalhar na madeira, no bronze, prata, ouro, etc.
O segredo das pessoas de sucesso. Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Primeiro: As pessoas bem sucedidas são pessoas disciplinadas no que tange a planejamento, horários, busca de conhecimentos, oração, leitura, trabalho, discipulado… Elas têm metas específicas para tudo o que querem com datas para acontecer, elas monitoram seus resultados para obter referência se estão melhorando ou não e também ficam atentas as informações da visão, da igreja, ministério e no quesito profissional, ficam atentos aos acontecimentos do mercado de trabalho, quais são as oportunidades de aprendizagem, seus concorrentes, ameaças e oportunidades.
Segundo: As pessoas que prosperam têm um alto grau de poder pessoal. O que significa isso?
Elas investem em autoconfiança e buscam se relacionar bem para gerar uma ampla rede de contatos. Pessoas assim aprendem a se relacionar com todos os tipos de pessoas e esse é o segredo do sucesso em todas as áreas. Ser agradável de aparência, alegre e solícito. (I Samuel 16:18).
Terceiro: Não menos importante, as pessoas de sucesso agem constantemente e fazem aquilo que sabem que precisa ser feito, não ficam esperando o líder comandar, são pessoas de atitudes. Não esperam que todos os faróis fiquem verdes, elas vão em frente com o que tem, não são passivas. São pessoas pró ativas, não tem medo de errar. Isso é importante no reino e na vida profissional.
E qual é a regra número de uma empresa? Se não correspondermos às necessidades de nossos clientes, outro vai fazer. Isso se aplica também na vida profissional: Se eu não estou somando naquela equipe e empresa, outro o fará. Isso se aplica a liderança na igreja e ao ministério.
Hoje o principal para ter uma vida ministerial, profissional ou uma empresa consolidada na maturidade, (isto é, ter estabilidade): É preciso ter honestidade, qualidade, serviço bem feito, criatividade e confiança. E o mesmo princípio se aplica aos empregados. Agitação, transferências, rebelião, falta de cumplicidade, falta de compromisso e não ser confiável desestrutura a construção de um futuro seguro e de êxito.
É preciso estar focado em um alvo. Fil. 3:12-14
É preciso ter bom caráter, bom testemunho, ser de confiança; Ainda existem empresas onde a única preocupação é com o lado profissional de seus colaboradores. Outras, porém procuram delinear um perfil no campo comportamental antes de contratar os candidatos. Era muito comum ouvir-se comentários nas empresas do tipo: “desde que ele trabalhe bem aqui dentro, o que ele faz do portão para fora é problema dele”.
Isso já não existe mais. Até os times de futebol antigamente estavam preocupados apenas com a capacidade técnica de quem contratava, hoje já não querem mais contratar jogadores de futebol, mas sim atletas, com responsabilidade sobre seu comportamento. Temos aí vários exemplos de jogadores profissionais que tecnicamente são inquestionáveis, porém com um histórico de envolvimentos e conflitos nas suas vidas pessoais que comprometem seus futuros. Em alguns casos já estão com este futuro enterrado. Alguns ainda estão na mídia não porque fizeram jogadas de craque, mas porque convivem mas companhias.
Com o uso da inteligência emocional como parâmetro de análise se analisam os dois ângulos. As empresas querem e precisam de profissionais com capacidade técnica, com resultados imediatos, com inteligência, que sejam racionais, bom testemunho e que tragam resultados financeiros.
Enfim, que desenvolvam as funções que foram investidos. No entanto, estes mesmos profissionais devem saber também utilizar de ferramentas que facilitem o processo produtivo. Estas ferramentas estão na área comportamental: comprometimento, sensibilidade, percepção, intuição, visão de longo prazo, capacidade de interagir com pessoas, liderança, etc. E estão todas dentro de habilidades comportamentais.
Estar bem profissionalmente no mundo de hoje é uma grande conquista. Hoje o mundo capitalista e corporativo está muito competitivo, as informações são muito rápidas e para estar integrado neste mundo de negócios como profissional e empresário, é necessário desenvolver seis características.
1. Ter um histórico de vida ilibado: Ter nome limpo, não tem envolvimento com escândalos, não ter tatuagem que deprecia…
1. Ter velocidade. Você precisa ser rápido, estar atualizado na sua área de atuação;
2. É preciso ser polivalente. Ser multe especialista. Saber de tudo um pouco e com qualidade. Dentro da sua área profissional você tem que saber fazer tudo. É preciso ter várias habilidades… ser multe especialista é saber realizar várias coisas ao mesmo tempo e com qualidade, ser excelente naquilo que faz; Ser apenas bom no que já não é mais aceito, tem outros fatores…
3. Ter capacidade de execução. É preciso querer aprender, saber fazer bem feito, planejar e executar, operacionalizar;
4. Ter visão. Ver além das pessoas comuns, ver o invisível, ver o futuro antes de ele existir;
5. Saber se relacionar com tipo de pessoa: Entender de gente, ter inteligência emocional…
Hoje é preciso ter velocidade, ser polivalente, multe especialista, fazer mais ou menos; nem pensar, ser bom no que faz, já não serve, tem que ser com excelência, muito bem feito, o melhor. É necessário estar atualizado, capacitado para executar, fazer acontecer, é preciso ter visão, ver além do natural, do normal, ver o invisível, ver o futuro, enxergar o que os outros não estão vendo, para isso é necessário exercitar a mente buscando inovação e é fundamental entender de gente, saber ver com a ótica do outro, ter empatia, saber se relacionar com todos sem perder a ética, os princípios espirituais, familiares e moral.
Caso contrario você será apenas mais um no ministério, na igreja, no mercado de trabalho ou mais uma empresa comum entre as milhares no brasil e no mundo.
Para aumentar sua produtividade e alavancar a sua carreira é preciso estar sempre revendo conceitos, adaptando-se ao novo, procurando novas possibilidades de melhorias. Precisamos estar contextualizados com o terceiro milênio, atualizados com os acontecimentos. Infelizmente existe muita gente vivendo boa parte de do tempo retorcendo o passado, vivenciando e investindo muito pouco no presente e preocupados com o futuro que parece incerto. É preciso sair do velho para dar lugar ao novo, é preciso estudar, ler muito, fazer cursos de especialização, fazer atualização e se aplicar em ser o melhor naquilo que faz!
É no presente que nos resolvemos de uma vez por todas com o passado e preparamos um futuro melhor. É no presente onde tudo acontece para que um futuro de êxito ou de derrota seja estabelecido, tanto no espiritual, familiar, ministerial, emocional, financeiro e profissional.
Vamos orar e pedir a Deus sabedoria e inteligência emocional e administrativa. Vamos abençoar sua vida profissional profetizando para que Deus dê aos empreendedores oportunidades de bons negócios e para sua vida profissional, portas abertas neste mercado tão competitivo, para que Deus abra uma porta para você e porta de excelência.
Muitos abrirão novos negócios, ampliarão os negócios que possuem, e outros receberão o poder da mente criativa, como Bezaleel, que significa ter a mente de Deus para criar coisas novas. O decreto de Jesus é: “Eis que eu faço novas todas as coisas”. (Apocalipse 21:5). Haverá uma explosão de prosperidade como jamais vista em todos os tempos. Muitos empresários explodirão no crescimento, muitos aqui crescerão e prosperarão no profissional e financeiro, muitos experimentarão a resposta do impossível, serão restituídos em tudo que perderam, pois Deus tem prazer em ver os Seus filhos prosperando.
No amor de Cristo!
Apóstolo Eliezer