Renovando a nossa estrutura de pensamentos

Colossenses 3:2-4 –

Você já se perguntou por que pensamentos negativos às vezes enchem sua mente? Já indagou como transformar esses pen­samentos negativos em outros positivos? Já notou o impacto daquilo que você pensa sobre aquilo que faz quando se depara com uma escolha moral importante ou um dilema ético?

  1. Tenha a Mente Positiva escolhendo criteriosamente seus pensamentos, treine sua mente;
  2. Mude a maneira de pensar lendo e meditando na Palavra de Deus, sendo intencional;
  3. Você é aquilo que pensa, portanto rejeite todo pensamento negativo contrário ao que Deus diz.

Se os pensamentos são equivocados, os sentimentos serão er­rados, pois combinação entre pensamentos e sentimentos forma o caráter pessoal. A boa notícia é que a reconstrução dos pensamentos nos transforma. A Bíblia diz em Romanos 12:2: “Transformem-se pela renovação da sua mente” Além de reconhecer os pensamentos distorcidos, devemos corrigi-los e substituí-los por pensamentos corretos e verdadeiros que se encontram na fonte de vida fluindo de Deus e Sua Palavra.

Como, então, podemos proteger e aumentar nossa inteligência emocional? Ingerindo alimentos saudáveis, descansando o suficien­te, evitando entretenimento negativo na internet, na televisão e nos filmes, e rejeitando distorções cognitivas. Exemplo: Magnificar o raciocínio com base em emoções ou generalização exagerada, que é um erro cognitivo que leva a pessoa a tirar uma conclusão negativa em situações que vão muito além da realidade.

Devemos encher a nossa mente com pensamentos corretos e verda­deiros, provenientes da compreensão do plano de Deus para nossa vida. Assim, conforme disse Jesus em João 8:32: Conheçam a verdade e esta verdade vos libertará.

A maneira de se libertar dos pensamentos negativos, é substituí-los por positivos. Pensamentos deprimentes e derrotistas passam sempre por nossa mente. Nessas ocasiões, o conselho da Palavra de Deus que lemos hoje em Colossenses 3:2 ao 4 é extremamente útil:Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram (para os conceitos e desejos terrenos), e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus”.  Vemos neste texto que quando Cristo, que é nossa vida, for manifestado, então nós, os que cremos, também seremos manifestados com Ele em glória.

Analisemos essa instrução divina com cuidado

Primei­ro, ela nos aconselha a manter “os pensamentos nas coisas do alto”. Podemos parafrasear a ordem desta maneira: “Escolha preencher a mente com a realidade da verdade divina. Não permita que as dis­torções do inimigo moldem seus pensamentos.”

Manter a mente nas coisas do alto faz toda a diferença no processo de pensamentos por dois motivos significativos. Primeiro, percebemos que nossa “vida está escondida com Cristo em Deus” (Proteção, segurança). Em Jesus, somos afirmados e aceitos, estamos salvos e seguros. Ele é nosso refúgio e nossa força. Na cruz, Jesus triunfou so­bre todas as forças do mal. A vitória dEle é nossa. (Col. 2:15).

Jesus afirmou no evangelho de João 10:27,28 que nada e nem ninguém pode nos tirar de Suas mãos. Nada pode nos separar de Seu amor conforme Romanos 8:35-39. E nada pode tirar nossa paz e alegria interior profunda se, pela fé, nos apegarmos à realidade de que nossa vida real está protegida por Jesus que nos comprou para Deus nosso Pai, através do Seu sangue, hoje somos propriedade exclusiva de Deus.

Segundo, manter “o pensamento nas coisas do alto” provoca uma transformação literal e poderosa na vida, porque, quando Cristo, que é a nossa vida, “for manifestado” na segunda vinda, nós nos uniremos a Ele em glória.

Esta é uma esperança e um encorajamento muito superiores a qualquer coisa que possa nos afligir e perturbar. Jesus voltará e nos le­vará para o Céu. Um dia, a tristeza, o sofrimento, a doença e a depressão terão fim. A opressão e a injustiça desaparecerão na névoa do passado. Em Cristo, por meio de Cristo e por causa de Cristo, podemos ter pen­samentos alinhados com o Céu onde o próprio Cristo, o nosso Messias está assentado a destra do Todo Poderoso, nEle podemos ter pensamentos positivos, esperançosos e alegres, não só hoje, mas por toda a eternidade, pois em Cristo temos a vida eterna.

Vamos nos alegrar com esta verdade, vamos sedimentar a nossa esperança nos alimentando de Deus e Sua Palavra. Há esperança de crescimento e prosperidade aqui na terra e de segurança feliz eterna na nossa fé em Jesus no Céu! Anime-se, o melhor de Deus em Cristo ainda esta por vir, te vejo la no outro nível de pensamento onde a vida é bem melhor. Ví o futuro segundo a mente de Cristo e gostei tanto que decidi morar lá, vamos comigo! Amem!!!

Você que está nos visitando já confessou a sua fé em Jesus recebendo-o como teu Senhor e Salvador? Essa é hora de Deus para você! Ore comigo e se integre na família de Deus e viva a benção da salvação!

Amamos vocês!

Atenção: No próximo domingo o nosso culto será somente a noite; teremos apenas um culto até que tenhamos demanda para dois, por enquanto, até que tenhamos condições, os cultos serão apenas a noite, pois temos mais discípulos participando pelo motivo da nossa escola de líderes ser domingo à tarde! No próximo domingo os jovens estarão chegando do ACAMPAMENTO, será tremendo! Até lá!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário