O amor de Deus por nós é a base de Sua aliança, o fundamento de Sua fidelidade. O profeta Jeremias é conhecido por sua integridade e discursos duros contra o pecado; mas neste texto, Jeremias cita o amor eterno de Deus por nós.
Jeremias foi um profeta que iniciou o seu ministério nos dias do rei Josias e continuou suas atividades profética durante o tempo dos últimos reis de Judá nos anos 650 a 700 A.C. Este profeta foi muito ofendido e desrespeitado pelos reis e por muitos do povo de Israel, pois ele confrontou os pecados de idolatria daquela época. Mas ele sempre manteve a esperança e soube lidar bem com estas emoções. Aqui surge uma pergunta: Como lidamos com as pessoas que nos ofendem e nos desprezam?
Jesus Cristo nos ensinou a amar o próximo como a nós mesmos e aos nossos irmãos de fé com a mesma medida em que Ele nos amou, isto é: A medida deste amor é amar sem medida. Diga para quem está ao seu lado: O amor de Deus por você é eterno, imensurável e indescritível!
Três atitudes de Deus neste versículo para conosco, se cumpriram em Cristo Jesus
Primeiro: “De longe se me deixou ver o Senhor”. Não é de hoje que Deus em Cristo tem se revelado a você. Se você está aqui hoje, é porque o Senhor vem se revelando a ti, não é verdade? Muitas pessoas ao perceberem Deus falando com elas pela Palavra, fingem-se de desentendidas. Mas hoje Deus diz que de longe Ele se tem deixado ser visto por nós. Quanto tempo faz que você tem percebido ou pensado com mais intensidade em Deus? De longe Ele deixou através de Jesus, ser visto e percebido por você.
Na segunda atitude de Deus por nós, Ele diz: “Com amor eterno Eu te amei”. O amor eterno de Deus não está relacionado com nossas atitudes (graças a Deus!). O apóstolo Paulo diz aos Romanos 8: 38-39, que nem a morte, nem a vida, nem anjos… isto é, nada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus. Note que Deus fala em amor eterno; Jesus disse em Mt 18: 14 que é da vontade de Deus que ninguém se perca, mas é certo que muitos não recebem Seu amor por opção própria, pois este amor em Cristo está disponível a todos os que creem.
A terceira atitude é uma consequência do amor, Ele diz: “POR ISSO, com benignidade te atraí”. Você sabe o que é benignidade? (Líder, deixe que participem). Uma pessoa benigna é dotada de características boas, como a generosidade, a bondade, a benevolência, comprazimento, condescendência, misericórdia.
Deus disse: Eu te amo com amor eterno, “POR ISSO”, com benignidade te atraí. O amor foi o motivo, não porque merecemos, mas porque ele nos amou. Forte e contemplativo, nos leva a repensar de como Deus é benevolente, Ele criou o ambiente propício, só preciso me entregar a esse amor, a parte mais difícil ficou com Ele, as vezes somos tão ingratos!
Fomos atraídos a Deus por Sua bondade (Deus é bom), por Sua paciência (quanta paciência Deus tem comigo…), e por Sua misericórdia. Misericórdia é quando não recebemos o castigo que merecemos, mas o bem que Jesus conquistou para nós na sua morte e ressureição. Jesus assumiu o nosso castigo para que recebêssemos a absolvição do nosso pecado, a benevolência de nos tornarmos filhos de Deus!
Conclusão: Deus tem se revelado a você há muito tempo, por isto você está aqui hoje. Hoje Ele está falando contigo: “Eu te amo com amor eterno”. Por Sua bondade você foi atraído a estar nesta célula hoje. O Senhor deseja transformar seu deserto em um oásis, seu choro em alegria… Receba o amor de Deus, receba a Jesus, com teu Senhor e Salvador, se você já recebeu, viva para Ele com intensidade!
Oração Final: Pela cadeira vazia (para que venham visitantes), pela cadeira do milagre, por motivos específicos da célula e da igreja…
Atenção: Próximos domingos o culto serão somente a noite, voltaremos novamente com os dois cultos somente em fevereiro de 2022. Dia 31 teremos o culto na virada, faça os seus pedidos, projetos e entregue junto com uma semente de primícias, encerre o ciclo do ano em dia com Deus e nos primeiros minutos do ano entregue a sua semente de primícias, esta determina a benção dEle sobre a sua casa e sobre tudo em que você coloca a sua mão!
No amor de Cristo!
Apóstolos Eliezer e Zenita