Uma Introdução a Lealdade

Provérbios 27:5,6

Melhor é a repreensão franca do que o amor enco­berto. Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos."Se eu fosse parafrasear esses versículos de Provér­bios, diria que melhores são as feridas feitas pelo amigo que éleal, aquele que amamos, do que os beijos de quem libera engano sobre nossa vida.

Quero falar muito mais da lealdade do que de fideli­dade neste livro. Até porque, ao longo destes anos, temos tratado sobre o assunto, abordando sempre a fidelidade, que é muito importante e que deve ser inerente ao caráter do homem de Deus. Mas, e a lealdade?

A lealdade vai além do discurso. Lealdade é o caráter ornado na verdade absoluta. E é esse manto de verdade ab­soluta que o Senhor quer colocar sobre a sua vida.

Muitas pessoas nos amam por motivações estranhas. Elas amam enquanto estão recebendo algo de nós, estão se beneficiando. Porém, quando deixamos de dar a elas o que querem ou já estão supridas, afastam-se de nós e, pasmem, há até as que passam a nos odiar.

Na hora da exortação, muitos que se dizem leais fogem do arraial. O leal, porém, não abre mão do outro por circunstância nenhuma. Lealdade é um principio espiritual, um princípio para ser vivido. Os que são leais não podem apenas ter a leal­dade, devem viver por ela.

O que a lealdade envolve
 
A lealdade envolve três naturezas:
 
  • Pessoal. Leal comigo mesmo.
  •  Ao próximo. Leal com o meu próximo.
  •  Ao desconhecido. Leal com o desconhecido.
 Quem é leal é leal independente de quem quer que seja ou diante de uma circunstância ou não. Como posso ser leal ao desconhecido? Posso ter uma espada de dois gumes na minha vida, porque Deus é íntimo de muitos, mas é des­conhecido de outros tantos que dizem conhecê-lO.

Muita gente diz que tem intimidade com Deus, e todo dia declaram que Deus falou com eles, quando Deus nunca dirigiu uma palavra específica a essas pessoas. Dizem que ouviram a voz de Deus, quando Ele nunca liberou uma pa­lavra do Trono para eles.

Alguém pode ser leal a Deus, mesmo sem nunca ter ouvido a Sua voz. Só pelo fato de ter entendimento de que Jesus morreu para salvar o pecador, uma pessoa pode ser leal a Ele pelo resto da vida. Não é preciso ouvir a voz dEle para ter esse estímulo.

Lealdade é diferente de Fidelidade

Fidelidade é um pacto social, institucional, espiritual, emocional, físico, entre aqueles que são da mesma natu­reza, que têm o mesmo pensamento e o mesmo valor. É a mesma natureza que se une. O leão se une à leoa; o homem se une à mulher.

Lealdadeé ter natureza diferente, é coexistir o pre­dador e a presa, mas com a natureza mudada e o respeito às diferenças.

Lealdade se dá entre seres de naturezas diferentes, que se respeitam e se suportam apesar das diferenças. É fácil ser fiel com a mesma natureza, com o mesmo pensa­mento, com os mesmos discursos. Porém, quando entra a questão de pensamento diferente, muitos não são mais fiéis, não caminham mais juntos.

Lealdadeé um sentimento de si para si mesmo. Quando eu me encontro, nada pode demolir a minha con­vicção, porque a lealdade é uma convicção pessoal que eu sou fiel, ainda que o outro seja infiel; que eu sou leal, ainda que o outro seja desleal. 0 leal age com lealdade, porque tem uma natureza transformada, regenerada. Tudo está no campo do novo nascimento.

Lealdadeé conviver com os diferentes e respeitar os pensamentos. Todos nós mudamos muito nos últimos anos. A convivência denuncia que não somos apenas fiéis, somos leais. É um upgrade da honra. Além de sermos fiéis, pois tínhamos a mesma natureza, mesmo sendo diferentes, con­tinuamos leais um ao outro.

Lealdadeé a essência do Trono. Não precisa de con­cordância para que eu absorva o princípio. Deus não é ape­nas Fiel, Ele é Leal, porque independente de como eu 0 interpreto, Ele me aceita.

Na fidelidade, ambas as partes concordam. Lealdade é quando tudo muda e alguém, dentro da aliança, mantém-se firme. Está acima do pensamento natural. A lealdade é uma bênção do Trono que nos faz mais fortes que a nossa natu­reza humana.

Deus deseja derramar essa graça sobre a sua vida para fazer com que você seja forte. Assim, se o fraco vier na sua direção, você terá tanto da vida de Deus, que abençoará essa pessoa e derramará do caráter de Deus sobre ela.

 Eu sou fiel naquilo que já entrou a essência de Deus na minha vida e com as pessoas para as quais eu declarei fi­delidade. Mas a lealdade é um amadurecimento, pois só os leais suportam o desgosto, a decepção e se mantêm firmes.

 Comuns não entendem isso nem absorvem essa natu­reza, porque os comuns que fazem os pactos da fidelidade o fazem para eles, querendo receber todos os benefícios da aliança, do acordo feito. Há uma exigência pessoal.

 Na lealdade, a pessoa está disposta a se entregar, a dar, a ministrar, a socorrer… A fidelidade precisa do outro. Você precisa de alguém para provar a fidelidade. Na leal­dade, você só precisa de você mesmo.

 Todas as pessoas que são leais com outras, com o es­tranho ou o desconhecido, são leais consigo mesmas. Aonde elas forem, elas carregam a carga genética, e mesmo es­tando com pessoas ou sem pessoas, elas são a mesma es­sência, elas não se vendem, não negociam, não trapaceiam, elas são a essência da vida de Deus por onde passam. Os leais têm a química do Trono emergida no caráter.

 Porém, é muito fácil ser fiel com as pessoas que nos abençoam, mas ser leal com quem nos maltrata não é fácil. A lealdade é algo tão tremendo que, até mesmo maltratado, você tem suporte interior para entender a mente de quem não foi alcançado. É um presente que nos faz sair dos ní­veis comuns, das periferias banais.

 A lealdade é um legado para os incomuns. Os comuns não fazem história, os incomuns são a história. Os comuns precisam de apoio, muletas, respaldo, palavras. Eles dizem ter a fidelidade para depois dizer que têm honra. Os leais, independente de quem é seu líder ou quem são seus discípulos, estão ao lado; não entendendo, estão ao lado; não sendo revelado, estão ao lado; não aparecendo, estão ao lado. A lealdade é uma integri­dade.

 Os leais são íntegros. É uma chamada de dentro para fora e não de fora para dentro. Homens leais caminham na fidelidade, na honra, e se não houver o entendimento de honra e fidelidade, a leal­dade cobre todos esses defeitos. A lealdade é um exercício espiritual, é uma decisão.
 

Compartilhar: Comente, Fidelidade e lealdade são as bases da honra e é um legado para os incomuns!

 
 

Imprimir