Lideres curados na maturidade

Levítico. 21:18 ao 20 

Este texto refere-se às características estabelecidas por Deus para aqueles que iriam servir no altar. Naquela época Arão e seus filhos eram os sacerdotes e assim sua descendência continuaria este trabalho sacerdotal. Segundo a lei somente da tribo de Levi saíam os levitas que eram os sacerdotes, e se houvesse alguém dentre eles que tivesse qualquer um destes defeitos descritos neste texto acima, não deveria entrar na presença de Deus para ministrar a Ele e nem ao povo.
 
A oferta e o sacrifício tinham que ser perfeitos assim como aqueles que ministravam no altar. A lei dizia que a ovelha também tinha que ser a melhor e sem defeito, isso aponta para a oferta de Deus à humanidade, Jesus Cristo, a oferta perfeita.
 
Deus usou algo físico falando de defeitos para indicar algo espiritual, princípios espirituais. Muitas vezes esses problemas estão dentro de nós e aparecem através das nossas atitudes. Precisamos fazer uma leitura interior para detectarmos áreas de mudanças, para assim sermos diferentes e melhores por fora. Deus sempre vem nos visitar para ver os frutos e segundo Jesus, ele faz uma limpeza na nossa vida para que possamos dar mais frutos ainda, e essa limpeza é através da Palavra (Jo 15). Precisamos ler as circunstâncias e aceitar as confrontações de Deus para uma mudança radical na nossa vida, lembre-se! Esse é o ano da maturidade!
 
A bíblia diz que o fim da lei é Cristo, nEle começou um novo tempo, o tempo da graça, onde todos aqueles que crêem se tornam sacerdotes do Altíssimo. Este sacerdócio começa em casa. Em I Pedro 2:9 diz que em Cristo Jesus somos raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus com a finalidade de anunciar/proclamar as grandezas daquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz. E em I Cor 3:6 e 4:1 diz que o que importa é que as pessoas nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus e  Ele nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança…
 
Existem níveis de sacerdócio, este começa em casa e vai subindo até chegar nos pastores e apóstolos. Todos os que exercem ministério, seja na família, no altar como levita, na célula como líder, no discipulado, no culto ou na igreja, todos estão incluídos como àqueles que ministram diante do Senhor.
 
Vejamos o que Deus quis nos mostrar: Vers 18-20Pois nenhum homem em quem houver defeito se chegará: como pessoa/homem cego, ou coxo, de rosto mutilado, ou homem que tiver o pé quebrado ou mão quebrada, ou corcovado, ou anão, ou que tiver belida no olho, ou sarna, ou impigens, ou que tiver testículo quebrado.
 
1º Pessoa cega:Jesus disse que tem pessoas que tem olhos, mas não vê, tem ouvidos, mas não ouve. Aqui Ele estava se referindo a cegueira e surdez espiritual. Eu aprendo aqui que preciso ter iniciativas que corresponda com aquilo que eu vejo, preciso prestar atenção naquilo que a Palavra diz ou na circunstância ao meu redor. Às vezes tem coisas que é pecado na nossa vida e está dando brechas pro maligno e não percebemos. Existem áreas de mudança, todo mundo está vendo, menos nós. Está na hora de examinarmos a nós mesmos com mais honestidade. (Resquícios de religiosidade, maus hábitos e vícios…).
 
2º – Coxo: Aqui fala de pessoas com dificuldade de andar, são paradas, acomodadas, sem iniciativa. Existem mudanças a serem aplicadas nos doze, nas redes, etc., mas sempre fica pra depois. Situações a serem resolvidas na igreja…, mas nada acontece. Ou em casa aquele chuveiro frio ou quente demais e nunca é arrumado… A pessoa assim não anda, não se esforça, desiste e reclama com muita facilidade, etc.
 
3º – Rosto mutilado: Já viu aquela pessoa que está sempre de cara feia, fechada, tudo que pede pra ela fazer, demonstra má vontade e faz cara feia, não demonstra prazer em servir, sempre faz com má vontade. Temos aprendido a importância da inteligência emocional, sem isso a conquista será limitada e sem nenhuma expressão. Em I Samuel 16:18 diz que Davi era de gentil presença, para conquistarmos e atrairmos pessoas, devemos ser de presença agradável. A bíblia diz alegrai-vos sempre no Senhor, a alegria do Senhor é a nossa força, devemos fazer tudo com alegria, e, o coração alegre formoseia o rosto. (Fil 4:4; Nee 8:10;Prov 15;13).
 
4º – Pé quebrado: É aquele que não anda direito. O coxo é parado e este anda muito devagar, não desenvolve, tem o pé quebrado. Pé quebrado é aquele que manca e anda devagar, temos sempre que ficar esperando por ele. Todo mundo já terminou a escola de líderes e ele ainda não, todos que começaram junto com ele já estão liderando uma célula, ele ainda não, quando o pessoal está voltando ele ainda está indo, não evangeliza e qualquer problema o paralisa. Tem pastores também assim, pelo tempo passado, a igreja já devia estar transacionada para a visão, mas ele ainda está usando métodos antigos de herança religiosa, a linguagem é ainda a mesma, nunca começa de fato a aplicar os princípios da visão.
 
5º – Mão quebrada: Não é dizimista, não dá oferta e quando dá, é com dó, não é servo e nem estende a mão pra ninguém. Tem dificuldade de pagar e cumprir seus compromissos. Numa equipe ele é o que menos faz…
 
6º – Corcovado: Tudo é pesado pra ele, reclama de tudo, tudo é dificultoso, vive dando desculpas. (Sempre tem argumentos: Háaa, a visão é muito trabalhosa…, ou, a escola de líderes termina tarde, é longe, etc.). A bíblia diz em Isaías 60:1: Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor. Fazer e estar na obra do Senhor é prazeroso.
 
7º – Anão: Tudo é grande demais pra ele, acha que é menor que todo mundo e diz, é grande demais para mim, não consigo. Sempre acha que é fraco… A pessoa anã espiritual anda por aquilo que vê e não por aquilo que crê. Deus disse: diga ao fraco pra ele repetir, eu sou forte! Você é forte! Você é um (a) valente de Deus! (Joel 3:10).
 
8º – Belida/defeito no olho: Aqui fala de visão limitada, pequena. Este não é cego, mas enxerga muito pouco e não consegue ver o que os outros estão vendo. Quem tem visão limitada não consegue sonhar e quem não sonha não terá nada. Deus é um grande sonhador, Ele sonhou com o homem vencendo o diabo mesmo parecendo impossível de acontecer, e veja, o diabo foi vencido através de Jesus e nós também o venceremos!
 
8º – Sarna ou Impigens: Pessoa com ferida aberta purulenta ou mancha como escamas. Isso fala de pessoas que mantem as feridas abertas, não perdoa, fica sempre lembrando e falando novamente, sempre trazendo o passado de volta. Manchas na pele fala de pessoas que mantem as marcas do passado, não renunciam os pecados, não os abandona definitivamente. Está sempre magoado (a), a ferida nunca fecha e desta forma acaba ficando isolado, pois é difícil de conviver, pois está sempre relembrando e mexendo na ferida. Quem perdoa e libera, fica liberado e prospera, a ferida fecha e não dói mais e a paz inunda o coração.
 
9º – Testículos quebrado: É aquele que não gera filhos espirituais, não faz discípulos, não multiplica, pessoa sem fruto. Deus nos chamou para sermos frutíferos, para uma grande colheita. Diga: eu não quero ser estéril. Se uma pessoa ou líder tiver estas características, não crescerá e sua igreja ou célula terá dificuldade de crescer e multiplicar. É através da Palavra que somos curados e aperfeiçoados para uma grande conquista em Deus!
 
Deus nos chamou pra fazermos a diferença começando pela nossa geografia, Ele nos chamou para vencermos circunstancias, para conquistarmos novos territórios, para gerarmos filhos espirituais, fazendo deles discípulos santos, frutíferos, fieis leiais e multiplicadores, Ele nos habilitou para fazermos uma grande colheita nesta geração, Ele nos chamou para vencer e assim gerar um legado que permanecerá por gerações.
 
Você foi confrontado e precisa mudar em alguma coisa? Se foi é porque você está crescendo e se tornando um grande conquistador. Deus está nos limpando para darmos mais frutos e assim prosperarmos. Aprenda isso: Aquele que entende e se abre ao processo de cura, não terá dificuldade de se expressar e falar de si mesmo, é transparente com o seu líder, é aberto para mudanças, para ser tratado, para ajustar o caráter.
 
Compartilhar: nesta palavra de hoje você identificou em qual área da sua vida precisa mudar? Ou o que esta palavra falou pra você e em ela te confrontou?
 
Nós amamos você cada vez mais!  
 
Apóstolos Eliezer e Zenita
Imprimir